Dia Mundial da Água: Saneaqua destaca a qualidade e eficiência dos serviços de saneamento prestados à população
Neste sábado, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar a importância do recurso para a manutenção e sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Em Mairinque, a Saneaqua, empresa responsável por serviços de água e esgoto, destaca a qualidade da água distribuída à população. Diariamente são produzidos aproximadamente 9,3 milhões de litros de água no município para atender à população. Com isso, 100% da área de cobertura do contrato de concessão, operado pela empresa, recebe água tratada e de qualidade.
E para que a água bruta captada nos mananciais Fiscal e Carvalhal, além dos 18 poços subterrâneos que abastecem a cidade, chegue às residências e atenda a todos os parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde é necessário um rigoroso processo de tratamento e acompanhamento por parte da concessionária.
Com relação aos serviços de esgoto, a Saneaqua opera uma estrutura formada por 122 quilômetros de redes coletoras e interceptores. Além disso, sete estações de bombeamento estão instaladas em diversos bairros da cidade e há uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE - Vitória) no bairro Jardim Vitória.
A ETE - Vitória trata diariamente cerca de 2 milhões de litros de esgoto gerados nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro. O efluente tratado deixa de ser lançado in natura em rios e córregos. Com isso, o Ribeirão Varjão, que deságua no rio Sorocaba, já apresenta melhoria na qualidade das águas que correm por seus leitos, em decorrência dos avanços dos serviços de esgoto.
“Temos um compromisso com a qualidade da água e com a eficiência do serviço de saneamento prestado aos mairinquenses. Os procedimentos analíticos adotados no laboratório da Saneaqua para analisar a qualidade da água e controlar o processo de tratamento de esgoto utilizam metodologias reconhecidas, com controle rigoroso da qualidade”, explica Artur Pereira Sanches, responsável pela área de operações da Saneaqua
Na Saneaqua, cada gota transforma o futuro
Segundo dados do IBGE (2022), o estudante que mora em uma residência com acesso a saneamento frequenta o ambiente escolar por 11,87 anos, enquanto aqueles sem acesso aos serviços estudam por 10,06 anos. O Instituto Trata Brasil destaca que crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar quando comparadas com as que vivem em áreas saneadas.
Quando a criança fica doente, isso pode levar à evasão escolar, uma vez que terá que faltar às aulas. Além disso, as crianças e jovens que vivem em condições precárias de saneamento estão mais propícios à contaminação por doenças de veiculação hídrica, como diarreia, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite A, verminoses e até mesmo as chamadas arboviroses transmitidas por insetos, como dengue, chikungunya e zika. Em alguns casos, podem até levar à morte.
“O desenvolvimento infantil está associado à qualidade de vida e infelizmente milhares de crianças brasileiras ainda são expostas a uma realidade precária, como o impacto negativo da ausência de saneamento básico. O avanço dos serviços de saneamento em Mairinque reflete diretamente na educação e economia da cidade e é parte essencial de todo um complexo sistema que envolve a saúde. Oferecendo água de qualidade e os serviços de coleta e tratamento do esgoto, estamos ajudando a prevenir doenças, garantindo a qualidade de vida da população e principalmente das crianças”, ressalta Artur.