Saneaqua reforça a importância do cuidado redobrado no combate ao mosquito Aedes aegypti neste verão
Condições típicas da estação, como altas temperaturas e aumento de chuvas, podem contribuir com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A cidade de Mairinque enfrentou nos últimos anos surtos de dengue, especialmente com a chegada do verão que aumenta a incidência de chuvas e a formação de ambientes propícios a servirem de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde registrou mais de mil notificações ao longo do ano e um óbito confirmado por dengue no município.
É importante destacar que em 2024 houve um alerta devido ao aumento de casos e óbitos, com medidas como decreto de emergência e projetos de lei para campanhas permanentes, destacando a importância de a população se proteger e procurar as unidades de saúde.
Diante desse cenário, o momento é de alerta e a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, reforça a importância de adotar medidas constantes para evitar focos e criadouros e contribuir com a prevenção da doença.
“A chegada do verão com altas temperaturas e aumento do volume de chuvas é um momento propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, portanto é fundamental que todos redobrem os cuidados e fiquem atentos aos locais que possam acumular e armazenar água”, destaca Erick Krambeck, coordenador das áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Saneaqua.
Combate aos criadouros do mosquito
A forma mais eficaz de combater as doenças transmitidas pelo mosquito – que além da dengue também é hospedeiro do zika e da chikungunya – é eliminar locais que possam acumular e armazenar água da chuva, como garrafas, pneus e vasos de plantas. A caixa d’água das residências também pode virar um criadouro de mosquito da dengue, portanto é importante mantê-la sempre limpa e vedada.
O Aedes também pode se desenvolver na água suja, por isso é extremamente importante que a população tenha acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto, para que esses resíduos não fiquem acumulados nas vias públicas servindo de criadouro.
“O avanço dos serviços de saneamento contribui diretamente com a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, destaca Erick.
Sistema eficiente de esgoto melhora a qualidade de vida
A Estação de Tratamento de Esgoto de Mairinque (ETE - Vitória) trata diariamente cerca de 2 milhões de litros de esgoto gerados nos bairros Vila Sorocabana, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança, Jardim Vitória e parte do Jardim Cruzeiro. Assim, o efluente tratado deixa de ser lançado innatura em rios e córregos.
Com um sistema eficiente de coleta, tratamento e destinação final do esgoto, assim como as ações de manutenção preventiva nas redes e tubulações, a empresa evita que focos do mosquito fiquem acumulados nas vias públicas, servindo de criadouro.
“Quando a população tem acesso a esses serviços, há aumento na qualidade de vida, diminuição dos gastos com saúde pública e preservação do meio ambiente”, conclui Erick.