Saneaqua realizou em 2025 mais de 81 mil análises da qualidade da água em Mairinque
Conformidade das análises assegura a potabilidade da água que chega às torneiras
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, informa que, somente ao longo do ano de 2025, realizou 81.343 análises laboratoriais que comprovam a qualidade da água produzida e distribuída à população. Em média, por mês foram mais de 6,78 mil amostras analisadas e o resultado foi um produto em conformidade com os padrões de potabilidade exigidos pela legislação.
A empresa analisa e monitora os padrões legais de conformidade. Como parte do monitoramento, a Saneaqua controla todo o processo realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA Cruzeiro) e as análises são realizadas na saída do sistema, nos reservatórios e nas redes de distribuição para os imóveis.
“Evidenciar que a água que abastece o município está dentro dos limites legais significa que o recurso retirado bruto dos mananciais recebeu o tratamento necessário, com metodologia moderna e conduzido por profissionais qualificados, até chegar às torneiras”, ressalta Alexandre Leite, gerente de operações da Saneaqua.
É importante destacar que as análises da água distribuída são realizadas tanto em laboratório próprio da companhia quanto em laboratórios contratados especializados, que possuem acreditação ISO 17025, garantindo a confiabilidade e precisão dos resultados. Em média, foram distribuídos mensalmente mais de 295 milhões de litros de água no município. Esse volume corresponde a mais de 118 piscinas olímpicas.
A Saneaqua reporta os resultados das análises ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), uma plataforma aberta à consulta pública. A concessionária monitora rigorosamente os parâmetros físico-químicos (como cor, cloro, flúor, turbidez, pH, entre muitos outros) e microbiológicos da água, garantindo sua qualidade e segurança para consumo.
Os resultados das análises realizadas em 2025 foram correspondentes a 100% de amostras dentro das conformidades exigidas e avaliam não só o atendimento às normas estabelecidas em lei e pelos órgãos reguladores e ambientais, como a eficiência da estação de tratamento e a sua operacionalidade.
Os procedimentos analíticos adotados pela Saneaqua para garantir a eficiência dos serviços prestados à população reforça o compromisso da empresa com o rigoroso controle de qualidade em todo o processo.
“Assegurar que a água atenda sempre aos padrões de potabilidade exigidos por lei é uma responsabilidade contínua da Saneaqua. Temos como propósito trabalhar diariamente levando saneamento para muito além do básico, mesmo em períodos adversos, e esse compromisso envolve tecnologia, equipes capacitadas e um rigoroso controle de qualidade para levar água de qualidade para a população de Mairinque” conclui Alexandre.