Saneaqua inicia ações de revitalização e pintura em reservatórios de água tratada de Mairinque
A previsão é realizar os serviços em oito reservatórios até o final do primeiro semestre de 2026
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mairinque, informa que está realizando serviços de revitalização e pintura em oito reservatórios de água tratada do município. Iniciado neste mês de dezembro, o trabalho já contemplou os reservatórios da Estação de Tratamento de Água Cruzeiro, Flora e Trocadeiro, que juntos armazenam 550 mil litros de água tratada e abastecem oito regiões: Flora, Trocadeiro, Chácara Flora, Jardim Waldez, Centro, Sorocabana, Jardim Cruzeiro e Nova Mairinque.
Alexandre Leite, gerente de operações da Saneaqua em Mairinque, explica que a manutenção protege os reservatórios da corrosão e garante a sua durabilidade.
“Os reservatórios são fundamentais para a infraestrutura hídrica de Mairinque, eles armazenam a água que é distribuída para a população, e precisam estar em perfeitas condições estruturais e sanitárias”, destaca o gerente.
Até o final do primeiro semestre de 2026, os reservatórios São José, Granada, Ginásio, Cacilda Mendes, Vitória e Dona Catarina, que juntos armazenam 1.770 litros de água tratada, também passarão pelos serviços de revitalização.
A Saneaqua destaca ainda que o trabalho faz parte de ações permanentes, realizadas pela concessionária para preservar o patrimônio e assegurar a qualidade da água distribuída à população de Mairinque.
“As manutenções e reformas são essenciais para a segurança dos poços e reservatórios, garantindo o abastecimento ininterrupto à população”, frisa Alexandre.
Água tratada de Qualidade
Em Mairinque, a água tratada produzida pela Saneaqua é distribuída para 43 centros de reservação espalhados pela cidade que são responsáveis por abastecer uma rede de tubulações com 175 quilômetros de extensão. O recurso chega a esses reservatórios por gravidade ou bombeamento e todos esses equipamentos são monitorados 24 horas por dia pelos centros de controle operacional da concessionária.
Desde que a Saneaqua assumiu os serviços de saneamento, em 2010, a capacidade de reserva de água para o sistema de distribuição do município foi ampliada em 19%.
Em média, são realizadas mais de 6 mil análises por mês da água produzida e distribuída na cidade, além de mais de 70 mil análises anuais da água bruta das represas e poços.
“A Saneaqua controla todo o processo de tratamento, na saída do sistema, nos reservatórios e na rede de distribuição, visando sempre a excelência do produto final entregue para a população. Assegurar que a água atenda sempre aos padrões de potabilidade exigidos por lei, é uma responsabilidade contínua da Saneaqua”, conclui Alexandre.