Saneaqua amplia rede coletora de esgoto em Mairinque
Implantação de novas tubulações vai encaminhar para tratamento mais de 8 milhões de litros de esgoto ao mês.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto em Mairinque, inicia na próxima segunda-feira, dia 17 de março, mais uma importante obra para o avanço do sistema de esgotamento sanitário no município.
A concessionária implantará 258 metros de tubulações para encaminhar para tratamento o efluente gerado no bairro Jardim Cruzeiro, beneficiando mais de 2.600 famílias desta região. A nova rede será construída na Avenida Mitsuke, próximo à Estação de Tratamento de Água – ETA Cruzeiro, entre as Avenidas Mitsuke, Brasil, Japão e nas ruas Antonia Ferreira Manão, Raul Andrade Silveira e Prodis.
A ampliação da rede coletora de esgoto representará um grande ganho ambiental para a cidade. A ação tem como objetivo eliminar o despejo de mais de 8 milhões de litros de esgotos por mês aos corpos hídricos e contribuir para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
A concessionária ressalta que a nova rede coletora de esgoto se juntará aos 122 mil metros de tubulações já implantadas em toda a cidade de Mairinque e as sete estações de elevatórias que destinam os efluentes a uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Vitória. Na estrutura, são tratados diariamente cerca de 2 milhões de litros de esgoto.
O município de Mairinque se destaca em comparação com a maioria das cidades brasileiras quanto aos avanços dos últimos anos de seus indicadores de saneamento. A Saneaqua leva água tratada de qualidade às torneiras de 100% da sua área de concessão. Com relação aos índices de esgotamento sanitário, o indicador de coleta de esgoto da cidade já atinge 77% e o índice de tratamento de esgoto avançou após a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória, saindo de zero para os atuais 48%.
“A realização dessa obra contribuirá para que a cidade siga avançando para a universalização do tratamento de esgoto. É missão da Saneaqua transformar a cidade em um exemplo para o país”, salienta Bruno Gravatá, líder da área de operação da Saneaqua.
Para a execução da obra serão necessárias intervenções parciais nas vias durante a realização dos trabalhos. Por isso, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas devem redobrar a atenção à sinalização e às orientações da equipe no local. As atividades ocorrerão entre 8h e 17h e o prazo para a conclusão da obra é de 30 dias, mas o cronograma pode sofrer alterações em caso de condições climáticas desfavoráveis.
Em caso de dúvidas em relação à obra, a Saneaqua está à disposição na Loja de Atendimento, localizada na rua Professor José Pinto do Amaral, nº 401, no bairro Jardim Cruzeiro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A empresa também disponibiliza atendimento 24 horas por dia pelo canal 0800 771 0001.