Saneaqua realiza SIPAT com foco na saúde física, emocional e no comportamento seguro de seus trabalhadores
Com o tema “Escolhas Conscientes, Vidas Seguras”, palestras e ações foram realizadas no período de 24 a 27 de novembro
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou no período de 24 a 27 de novembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). A ação buscou reforçar questões que envolvem a saúde e a segurança de seus funcionários que atuam na cidade e beneficiem diretamente a população atendida pelos serviços prestados pela empresa.
O tema deste ano, “Escolhas Conscientes, Vidas Seguras”, destacou a importância do respeito, representando a saúde emocional, e da prevenção, que é a base da segurança física com Vidas Seguras, garantindo a integridade dos profissionais tanto no trabalho quanto no retorno à sua família.
A iniciativa contou com um cronograma de palestras e simulações voltadas diretamente à saúde física e mental, como fatores de risco que impactam diretamente a atenção e o foco e que aumentam a probabilidade de incidentes.
Entre os temas de destaque da semana, a empresa abordou os cuidados com os pés e as mãos durante as atividades operacionais, reforçando as orientações sobre o uso adequado das ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para que trabalhadores da concessionária atuem preventivamente durante a execução de atividades diárias, inerentes aos serviços prestados pela concessionária no município.
Segundo dados do Anuário Estatístico de acidentes de trabalho, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 30% dos acidentes de trabalho envolvem as mãos e dentre os principais tipos de incidentes que envolvem os pés e mãos no ambiente de trabalho estão: prensamentos, impactos, perfurações, cortes e torções de tornozelo. E a principal causa é o uso de ferramentas inadequadas na execução de serviços.
“A proteção dos pés e das mãos vai além do uso de EPIs. É fundamental que os funcionários da companhia percebam a importância da prevenção de incidentes e tenham mais conscientização, quanto às melhores práticas para a proteção das mãos e pés, que são partes do corpo importantes para a realização de diversas atividades diárias e não somente para o trabalho”, destaca Erick Krambeck, responsável pelas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da SaneaquaLF.
Outro tema abordado durante a campanha foi a saúde mental. O estresse e o desequilíbrio mental são fatores de risco que impactam diretamente a atenção e o foco, aumentando a probabilidade de incidentes.
Para fechar a semana a empresa transmitiu para os trabalhadores um vídeo da série “Guardiões da Segurança”, com foco na cultura de segurança da empresa.
“As atividades realizadas durante a SIPAT reforçam o valor da empresa em atuar com segurança e manter a integridade das pessoas”, conclui Erick.