Mairinque celebra 135 anos com avanços nos serviços de saneamento e redução de perdas de água
Saneaqua destaca que o índice de perdas de água na cidade foi reduzido pela metade desde o início da concessão, e o indicador de tratamento de esgoto evoluiu para 52%
A cidade de Mairinque comemora nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, 135 anos de história. Em celebração à data, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, destaca os avanços significativos nos serviços de saneamento. A empresa se orgulha por levar água tratada de qualidade às torneiras de 100% da sua área de concessão. Diariamente, são mais de 10 milhões de litros de água produzidos para atender a população mairinquense.
“É importante destacar que desde que a Saneaqua assumiu os serviços, em 2010, a capacidade de reserva de água para o sistema de distribuição do município foi ampliada em 19%”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da Saneaqua
Em média, são realizadas mais de 6 mil análises por mês da água produzida e distribuída na cidade, além de mais de 70 mil análises anuais da água bruta das represas e poços.
O serviço de tratamento de esgoto também avançou, saltando de zero para 52% nos últimos quatro anos, desde o início de operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória) em outubro de 2021.
Atualmente são tratados em Mairinque cerca de 2,4 milhões de litros de esgoto por dia, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e, consequentemente, do Rio Sorocaba.
A ETE Vitória conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil, com o uso da tecnologia UBOX, que combina alta eficiência de tratamento biológico de esgoto com purificação de biogás.
Redução de perdas de água
Outra grande conquista para a cidade de Mairinque é a diminuição do índice de perdas de água. O indicador, passou de 56% no início da concessão, em 2010, para os atuais 27% e está muito abaixo da média nacional, que chega a 40% conforme dados de estudos realizados pelo Instituto Trata Brasil.
Na prática, isso representa 783 milhões de litros de água que deixaram de ser desperdiçados em Mairinque somente esse ano, o equivalente a 313 piscinas olímpicas e o suficiente para abastecer o município por aproximadamente 78 dias.
Esse resultado se deve a um trabalho contínuo para melhorar a eficiência do sistema de abastecimento de Mairinque. O controle de perdas na cidade ocorre por meio de ações periódicas, como a busca sistemática por vazamentos não visíveis, setorização das regiões de abastecimento, instalação inteligente de válvulas reguladoras de pressão, renovação e substituição das tubulações de água, atualização constante do cadastro técnico, renovação do parque de hidrômetros e substituição de ligações antigas.
“O principal objetivo dessas ações é possibilitar maior disponibilidade de água para a população. Quanto menores as perdas de recursos hídricos, menores são os impactos ambientais nas captações. Isso reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, destaca Alexandre.
Investimentos e avanços nos serviços
Dentre as ações realizadas neste ano, a empresa destaca obras de substituição de aproximadamente 448 metros de redes nos bairros Moreiras e Barreto e a extensão de 666 metros de redes também no bairro Moreiras, além do Distrito Dona Catarina e Recanto.
As intervenções beneficiam diretamente 4.349 moradores destes bairros e que são parte do plano de investimentos da empresa com foco na melhoria no sistema de distribuição de água.
As ações e investimentos são contínuos, e a expectativa é que até o final do ano 365 metros de tubulações sejam modernizados em diversas partes da cidade.
Atendimento de excelência
A Saneaqua disponibiliza atendimento digital por meio do site www.saneaqua.com.br para facilitar a prestação dos serviços de água e esgoto em Mairinque. Pelo canal, que funciona 24 horas, é possível realizar onze solicitações diferentes de serviços. Entre elas, o acesso à segunda via da fatura, ao resumo da conta e à variação de consumo, assim como solicitar segunda via da conta e informações sobre a cobrança, contas em aberto e a consulta do histórico de consumo.
Por meio do site os clientes da concessionária também têm acesso a opção de pagamento das faturas de água e esgoto via PIX. Para utilizar a modalidade de pagamento, basta acessar o site (www.saneaqua.com.br) e clicar na opção “Contas” do menu. Na sequência, o sistema indicará as faturas disponíveis, basta selecionar e optar pelo pagamento via PIX. O sistema de pagamento é instantâneo e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
“O nosso objetivo é oferecer soluções que proporcionem mais comodidade aos clientes com o auxílio da tecnologia, otimizando atendimento e aprimorando a estrutura de nossas operações”, conclui Alexandre.
Além do site, os clientes podem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas ou pelo atendimento presencial que é realizado na Loja de Atendimento, localizada na rua Professor José Pinto do Amaral, nº 401, no bairro Jardim Cruzeiro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Programa Portas Abertas
A Saneaqua realiza visitas monitoradas e virtuais, por meio do programa Portas Abertas, na Estação de Tratamento de Água (ETA Cruzeiro) e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vitória).
A iniciativa é voltada para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que estão interessados em conhecer as instalações da companhia no município.
As visitas precisam ser agendas com antecedência. Para participar e agendar a visita monitorada, basta entrar em contato com a área de Sustentabilidade da Saneaqua por meio do e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.