No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, Saneaqua faz alerta sobre o impacto da poluição plástica no saneamento
Nesse mês de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a necessidade da preservação e uso sustentável dos recursos naturais.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, alerta que entre as ações em prol do meio ambiente estão a gestão responsável dos recursos hídricos com a redução da emissão de poluentes e a diminuição do impacto que a poluição plástica provoca. Sendo assim, a empresa sugere uma reflexão sobre as atitudes individuais em ações de preservação do meio ambiente para a qualidade de vida e bem-estar de cada morador da cidade.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e menos de 10% são reciclados. Um dos grandes problemas disso é que parte de todo esse plástico vai parar nos rios e mares, contaminando os recursos hídricos e prejudicando a vida aquática.
Em Mairinque, a Saneaqua desenvolve um intenso trabalho de revitalização e preservação dos rios e córregos da cidade, com uma série de ações que impactam na melhoria de suas águas e contribuem com a preservação ambiental.
A empresa mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes de esgoto da cidade. Neste ano já foram limpos preventivamente 20,63 quilômetros de tubulações e, apesar do foco da empresa no trabalho preventivo, no mesmo período foram prestados 113 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos de rede e ramais de esgoto, quase 23 casos por mês na cidade.
Como um dos resíduos mais encontrados no decorrer da limpeza, o plástico gera impactos negativos para o processo de tratamento do esgoto e pode provocar obstruções das tubulações nas ruas da cidade ou até mesmo eventuais retornos dos efluentes nas áreas internas de imóveis.
“É extremamente necessário e urgente que a população se conscientize e pratique ações de engajamento em prol do descarte consciente de plástico e resíduos. Atitudes como o despejo de lixo em vias públicas e nos cursos d’água que cortam a cidade, uso irregular das ligações e redes de esgoto e o descarte inadequado de resíduos podem causar muitos transtornos e danos ambientais”, alerta Artur Pereira Sanches, responsável pela área operacional da Saneaqua.