No dia Mundial da Saúde, Saneaqua ressalta a importância dos serviços de saneamento
Serviços prestados pela concessionária estão diretamente relacionados as questões de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Comemorado no dia 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde alerta para o papel essencial dos serviços de saneamento, que contribuem para prevenir doenças e promover a saúde e a qualidade de vida da população.
Em atenção à data, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, destaca a importância dos investimentos nos serviços prestados pela empresa relacionados aos aspectos sociais, ambientais e econômicos.
Abastecimento de água potável, afastamento e tratamento de esgoto estão diretamente ligados à qualidade de vida, desenvolvimento humano e prevenção de inúmeras doenças.
De acordo com o ranking do saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados (base dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento do ano de 2020), a ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica.
O ranking revelou ainda que apenas 50% do volume de esgoto gerado no país recebe tratamento.
Durante a pandemia, o saneamento mostrou-se ainda mais importante no combate e prevenção de doenças. Os cuidados redobrados com os bons hábitos de higiene, como tomar banho e lavar as mãos com frequência demonstraram que o acesso a água, assim como os serviços de coleta e tratamento de esgoto são essenciais para o controle da Covid 19.
Atualmente, o município de Mairinque se destaca em comparação à grande maioria das cidades brasileiras com relação aos avanços dos últimos anos de seus indicadores de Saneamento. A inauguração da primeira estação de tratamento de esgoto do município, a ETE Vitória, no segundo semestre de 2021, é um marco e um importante benefício ambiental para a cidade. Com capacidade de tratar 45 litros de esgoto por segundo o sistema utiliza uma tecnologia terciária que proporciona tratamento biológico, com remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo.
Os investimentos realizados pela Saneaqua em obras no sistema de captação, tratamento e distribuição de água, além de uma ampla atuação para a redução do índice de perdas tem sido de extrema importância também para garantir a universalização do abastecimento em Mairinque. O índice de perdas de água registrado na cidade passou de 56% para atuais 29% desde o início da concessão em 2010.
Quando o acesso ao serviço é feito de forma adequada, as pessoas deixam de ser expostas diretamente a inúmeros causadores de doenças, vírus, bactérias e micro-organismos que se desenvolvem em ambientes insalubres. Água limpa e de qualidade, assim como a devida coleta e tratamento dos esgotos, evitam doenças de veiculação hídrica, como diarreia, leptospirose, hepatite A, micoses de pele e verminoses.