Ligações irregulares na rede de água prejudicam a população e infratores podem ser punidos
Também conhecida como “gato” ou “cabrito”, a fraude traz prejuízos para todo sistema de abastecimento do município e pode comprometer a qualidade da água distribuída em Mairinque.
Nem todo mundo sabe, mas fazer ligações irregulares na rede de abastecimento de água para evitar ou distorcer a cobrança é crime previsto no Código Penal Brasileiro. As consequências podem vir em forma de multa ou, dependendo da fraude, resultar na prisão do infrator, com penas que variam de 2 a 8 anos de reclusão.
Além de criar uma situação injusta, em que os consumidores regularizados acabam pagando a conta daqueles que fraudam, os “gatos” causam prejuízos para toda a rede de distribuição e podem contaminar a água que abastece a cidade. Especialistas apontam também que a medição da água é fator de grande importância, pois ela acaba contribuindo para um consumo mais consciente, evitando desperdícios. “Sem medição, o consumidor não toma conhecimento do quanto está consumindo e, portanto, não dá a devida atenção ao desperdício”, destaca a diretora operacional da Saneaqua, Luana Ronconi.
Mesmo que tenham sido realizadas por terceiros, é o proprietário do imóvel que acaba sendo responsabilizado pela fraude. As irregularidades mais comuns são feitas no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula); ligações clandestinas direto na rede de abastecimento; desvios de água antes do hidrômetro; violação de ligações cortadas, intervenções no cavalete, entre outras. O lançamento indevido na rede de esgoto também é considerado fraude.
A Saneaqua alerta que somente funcionários identificados com crachá e uniforme estão autorizados a realizar manutenção, vistoria e outros serviços na rede de água e esgoto. Além disso, não é permitido ao profissional receber qualquer tipo de pagamento ou gratificação pelos serviços.
A concessionária mantém um serviço de atendimento para receber denúncias de fraude, por meio do telefone 0800 771 0001. A Saneaqua assegura sigilo ao denunciante. “Ao denunciar uma ligação irregular, os moradores estão contribuindo para a melhoria dos serviços de saneamento básico de Mairinque”, completa Luana Ronconi.