Inverno começa com saldo de primeiro semestre chuvoso e na expectativa pelos efeitos de El Niño, avalia Saneaqua
O inverno começa no próximo domingo, 21 de junho, às 5h24, com previsão de temperaturas acima da média histórica e menor volume de chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação será marcada pela influência do fenômeno El Niño, que deve provocar irregularidade nas chuvas e alternância entre períodos de veranico e a passagem de frentes frias.
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, alerta que o cenário previsto contrasta com o dos primeiros cinco meses de 2026. Segundo o balanço pluviométrico da concessionária, de janeiro a maio deste ano Mairinque acumulou cerca de 564,8 milímetros de chuva. O volume é 76,94% superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 319,2 milímetros.
De acordo com Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da Saneaqua, apesar do bom volume de chuvas do primeiro semestre, a empresa destaca que possui um Plano de Contingência para atravessar os meses de inverno, marcados caracteristicamente por maior escassez.
A concessionária também segue com a campanha “Jogando Junto pela Água”, que conta com um site exclusivo (www.jogandojuntopelaagua.com.br). A plataforma reúne informações atualizadas sobre os mananciais que abastecem Mairinque, dados de volume de chuvas e orientações sobre o uso consciente da água.
Canais de atendimento
A Saneaqua disponibiliza o telefone 0800 771 0001 que funciona 24 horas por dia para esclarecimento de dúvidas e orientações aos clientes.