Unidade: Saneaqua

Submenu Sua Água

O Que Fazemos

 

A Saneaqua é a concessionária responsável pelos serviços de água e de esgoto da cidade de Mairinque formada por meio de uma parceria entre a BRK Ambiental (70%), maior operadora privada de saneamento do Brasil, e a Sabesp (30%), maior empresa pública do setor.

Desde que iniciou as operações na cidade, a empresa implementou um grande processo de recuperação e reconstrução dos sistemas de produção e distribuição da água potável que chega até a casa dos clientes.

Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade. O primeiro passo para garantir a qualidade do serviço de abastecimento da cidade é a captação do recurso hídrico (água bruta) nos mananciais, sejam subterrâneos (lençóis freáticos e poços profundos) ou na superfície (rios, barragens e lagos).

Em Mairinque, o sistema principal faz a captação da água bruta nas represas Fiscal e Carvalhal, bombeando o volume necessário para a ETA Cruzeiro que transforma a água bruta em água potável, plenamente adequada ao consumo humano.

Redução do índice de perdas e cobertura da rede de água:

Saneaqua tem orgulho de apresentar avanços expressivos com relação ao índice de perdas da cidade, que desde o início da atuação da Concessionária, reduziu de 56% para os atuais 30%. Este número representa uma economia mensal de cerca de 80 milhões de litros de água para os moradores da cidade.

Com a redução do índice de perdas, Mairinque passou a economizar por ano mais de 960 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer aproximadamente 13 mil pessoas durante um mês.

Em 2020, a concessionária realizou um programa com teste de estanqueidade e gerenciamento da pressão da água nos bairros Nova Mairinque, Granada (parte Alta) e Jd. Cruzeiro (parte baixa). Essas ações facilitam a identificação de vazamentos e reduzem o índice de perdas de água nos bairros.

A concessionária também implantou 948 metros de redes de água, atendendo 300 novas ligações e substituiu válvulas de retenção e ventosas, melhorando a operação do sistema de abastecimento da cidade.

Contrato de Adesão de prestação de serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Alguma dúvida?

Guia para tirar dúvidas

Veja a lista de todas as duvidas

Fique Ligado





Veja mais notícias