Unidade: Saneaqua

Fique Ligado

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto Mairinque, realiza uma manutenção emergencial em uma na (o bairro tem uma única rede? Se não tiver, sugiro seguir com ‘em uma rede’) rede de distribuição de água no do bairro Nova Mairinque na tarde desta sexta-feira (11). Por conta da intervenção, podem ocorrer oscilações no abastecimento do bairro ao longo da manhã.  

A manutenção ocorre na rua Pedro de Lara Pinto, e uma equipe técnica da concessionária está no local para que o abastecimento seja totalmente regularizado o mais breve possível. A previsão é que a normalização ocorra no início da tarde desta sexta.

Diante da situação, a concessionária orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.

Serviços como religação, histórico de consumo e emissão de 2ª via de conta podem ser solicitados no site da concessionária.

Com o intuito de facilitar o acesso dos serviços aos seus clientes, a Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque, disponibiliza diversos serviços pelos canais digitais de atendimento da empresa. A emissão da segunda via de faturas e a consulta de débitos, que estão entre as solicitações mais comuns realizadas pelos clientes, podem ser feitas por meio do site da concessionária www.saneaqua.com.br ou via o 0800 771 0001, disponíveis 24 horas por dia nos sete dias da semana.

No horário comercial, também é possível solicitar o atendimento via Facebook (facebook.com.br/saneaqua).

“O acesso a diversos serviços por meio dos canais digitais traz mais agilidade e segurança para os nossos clientes, pois dessa forma eles não precisam se deslocar até a loja”, reforça Luciana Barros, responsável pela área Comercial na Saneaqua.

A concessionária informa ainda que, nesse momento, o atendimento na loja física está ocorrendo mediante agendamento prévio. Para isso, o cliente deve acessar o site www.saneaqua.com.br. No menu, ao escolher “Agendar atendimento”, será redirecionado para uma página onde deve clicar em “Agendamento”. A partir disso, será aberto um formulário para informar nome completo, número do celular, e-mail, CDC, CPF, o serviço que gostaria de solicitar e o período (manhã ou tarde) do agendamento para atendimento.

Veja a lista de serviços que podem ser solicitados sem a necessidade de deslocamento até a loja da Saneaqua:

1. 2ª via de conta

2. Religação

3. Contas pagas

4. Contas por e-mail

5. Histórico de consumo

6. Onde pagar sua conta

7. Débito automático

8. Estrutura tarifária

9. Tabela de Serviços

10. Alterar ou visualizar dados cadastrais

11. Adicionar ou remover imóveis

12. Declaração anual de quitação

13. Declaração negativa de débitos

14. Notificar problema

15. Troca de titularidade

Neste sábado, 5 de junho, é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiental e a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, se orgulha em apresentar um avanço expressivo do índice de perdas de água da cidade.

Em 2010, ano do início da concessão, o índice de perdas de água na cidade era de 56%. Atualmente esse indicador está em 29%, o menor já registrado no município.

Esse índice representa uma economia mensal de mais de 80 milhões de litros de água para os moradores da cidade, e demonstra um grande ganho ambiental para Mairinque. As ações de combate às perdas de água no sistema de distribuição de Mairinque estão entre as principais medidas preventivas do plano de contingência, elaborado pela Saneaqua, para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem.

Como uma das principais ações de combate às perdas, a empresa realiza um programa com testes de estanqueidade e gerenciamento da pressão da água e somente neste ano já identificou e sanou 131 vazamentos não visíveis. A iniciativa tem como finalidade, além de diminuir as perdas, equalizar a pressão da água que abastece o município, evitando possíveis rompimentos nas redes de distribuição.

“Com a redução do índice de perdas, Mairinque passou a economizar por ano mais de 960 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer aproximadamente 13 mil pessoas durante um mês”, reforça Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

Atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade e, mesmo com uma melhora significativa na distribuição e oferta do insumo na cidade, a concessionária alerta para a necessidade do consumo consciente por parte da população.

“O combate às perdas de água é indispensável para a preservação dos recursos hídricos, mas é fundamental que cada cidadão atue com compromisso ambiental, praticando consumo consciente, para o enfrentamento de períodos de estiagem. Toda a água que hoje é preservada fará a diferença em períodos mais secos do ano”, reforça Dias.

O programa de combate às perdas de água em Mairinque prevê ainda para este ano ações como a substituição de 1.056 hidrômetros e 3 mil metros de redes, além da instalação de macromedidores e de válvulas reguladoras de pressão, criação de novos setores de medição e a continuidade das atividades de localização de vazamentos não visíveis.

Essas ações proporcionam maior disponibilidade de água para a população de Mairinque, diminuindo o impacto ambiental na captação. O pouco volume de chuvas em 2021 já demonstra a necessidade de um compromisso coletivo para a prática de um consumo consciente de água. Pequenas atitudes fazem a diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos.

A água tratada que é consumida pela população da cidade de Mairinque passa por um longo percurso antes de despontar nas torneiras das residências.

Em Mairinque, a água bruta é captada nas represas Fiscal e Carvalhal e em dezoito poços com captação subterrânea. Após a captação, o volume necessário para abastecimento da cidade é encaminhado para a Estação de Tratamento de Água do bairro Cruzeiro – ETA Cruzeiro.

Na estação de tratamento, a água retirada dos mananciais é submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção até ficar plenamente adequada para o consumo humano, o que chamamos de potabilidade, e só então ser distribuída para as residências.

Em Mairinque, atualmente, 100% da área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade.

Conheça as etapas do processo de tratamento da água que abastece Mairinque:

1º Coagulação: Após a captação da água bruta, a primeira etapa de tratamento é a coagulação, que tem como função suspender as partículas e impurezas presentes na água;

2º Floculação: Permite que as partículas e impurezas da água sejam agrupadas formando flocos;

3º Decantação: Essa etapa tem como objetivo levar as impurezas da água para o fundo dos tanques de tratamento; 

4º Filtração: Nesse processo a água passa por filtros com substâncias porosas como areia, capazes de reter os menores flocos, impurezas e protozoários; 

5º Fluoretação: Nessa fase é realizada a adição de fluoretos na água e o processo permite a redução da cárie dentária infantil em até 65%; 

6º Cloração: Essa é a etapa final do tratamento e consiste na adição de cloro na água, promovendo a desinfecção e assegurando a eliminação de micro-organismos patogênicos.

Ao longo das etapas de tratamento, a água passa por inúmeras análises laboratoriais e testes de padrões de qualidade para garantir a potabilidade. Ao final do processo de tratamento, a água é transportada até os reservatórios localizados em diversos bairros da cidade e distribuída para os imóveis. 

“O processo de tratamento da água é fundamental, principalmente para a saúde da população. Isso porque na água dos mananciais podem estar presentes vírus e bactérias capazes de disseminar doenças”, informa Rodrigo Dias, diretor de Operações da Saneaqua.

Maior segurança para o consumo de água

O processo de tratamento da água têm por objetivo assegurar que esse recurso alcance elevados níveis de higiene, pois com a remoção de bactérias, protozoários, entre outros microrganismos, a água fica livre de quaisquer resquícios de matéria orgânica que poderiam gerar mau cheiro ou contaminações, porque após o tratamento, a água ganha um aspecto límpido, geralmente sem cor, sabor ou odor.

Portanto, se conectar à rede pública de abastecimento dá a segurança sobre a origem da água que abastece o seu imóvel e é uma boa forma de garantir a qualidade da água que será consumida pela população.

Campanha “Jogando junto pela água”

A Saneaqua iniciou neste mês a campanha “Jogando junto pela água”, que visa orientar e incentivar hábitos de consumo equilibrados. A campanha terá uma página exclusiva com dicas e informações sobre o assunto e permitirá que as pessoas acompanhem, de forma atualizada, as condições dos mananciais de captação e os índices pluviométricos da cidade, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. A proposta é que todos reflitam sobre o consumo de água e usem do bom senso para ajudar o meio ambiente.

Hábitos bem simples, como diminuir em 1 minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água.

“Mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente. Evitar desperdícios, como na lavagem de calçadas e varandas, na irrigação de jardins”, reforça Dias.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, informa que houve o rompimento de uma adutora de água tratada na rua Teodoro Simão Ierck, no Jardim Vitória, o que pode afetar o abastecimento de água no bairro.

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite deste domingo, dia 30.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em casos de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Concessionária “convoca” a população para entrar no time que vai mudar hábitos e “jogar” pelo bem-estar de todos na estiagem deste ano.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, dá início nesta semana a uma nova campanha para incentivar o uso consciente de água na cidade. A ação intitulada “Jogando junto pela água” tem o objetivo de reforçar os hábitos de consumo equilibrados, de forma ainda antecipada, já que a falta de chuvas afeta todo o interior paulista e pode agravar a segurança hídrica da região ao longo dos meses mais secos do ano.

A menor ocorrência de chuvas, que antecipou o período de estiagem de 2021, tem sido alertada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), após os primeiros meses deste ano serem considerados os mais secos dos últimos quatro anos em Mairinque. Em seu site, a Agência monitora o avanço da seca em todo o estado de São Paulo, num alerta para a adoção de atitudes estratégicas sobre o uso racional e sustentável da água. Recomendações que têm sido adotadas pela concessionária em Mairinque com ações de um plano de contingência, iniciado ainda no verão e que segue em andamento, agora, com uma nova campanha de conscientização junto à população.

“Neste momento temos que unir esforços e agir preventivamente para enfrentar o período mais crítico da estiagem. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo”, afirma Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

A campanha “Jogando junto pela água” reforça a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações coletivas podem trazer resultados individuais. “A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e pratique o uso consciente para evitar um cenário restritivo em relação ao recurso na cidade. Neste momento, estamos convocados – concessionária e população – para um grande time que vai jogar pelo bem-estar de todos na estiagem deste ano”, explica o diretor.

Dividida em três fases, a campanha de conscientização tem início com divulgações em redes sociais, e, posteriormente, será expandida para mídias locais e ações de distribuição de folhetos, além do apoio dos leituristas da concessionária, que percorrerão as ruas da cidade vestindo a “camisa” do time proposto pela campanha.

“Jogando junto pela água é uma iniciativa planejada para levar esclarecimento e conscientização à população. Esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias e de forma prioritária a partir deste mês em que, de fato, tem início a estiagem”, destaca Dias.

A campanha ainda terá uma página exclusiva. O site reunirá dicas e informações sobre o assunto e permitirá que as pessoas acompanhem, de forma atualizada, as condições dos mananciais de captação e os índices pluviométricos da cidade. A página está em fase final de construção e será disponibilizada para consulta no início de junho.

ESTIAGEM ANTECIPADA EM MAIRINQUE

Volume de chuvas: Desde o início deste ano, Mairinque tem o registro de 269 milímetros de chuva, volume 62% inferior ao registrado no ano passado, quando o primeiro quadrimestre acumulou 722 milímetros. É o mais baixo volume de chuvas registrado na cidade desde 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região Sudeste. Vale destacar que o mês de maio, apesar das poucas chuvas dos últimos dias, também tem se mantido mais seco que o previsto, em meio a um ano que segue a mesma característica.

O consumo de água no último mês (abril) em Mairinque ficou acima da média para o período. No período, a população da cidade consumiu 279 milhões de litros de água; 6,5 milhões de litros a mais que o consumo médio dos quatro primeiros meses do ano.

A Saneaqua lembra que mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia da Covid-19, é possível utilizar a água de forma consciente. Evitar desperdícios na lavagem de calçadas e varandas e reaproveitar a água para limpeza dos quintais, são bons exemplos”, reforça o diretor.

OBS. As informações detalhadas do acompanhamento da situação de seca em todo o país estão disponíveis para consulta no site da ANA - www.ana.gov.br.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto Mairinque, realiza uma manutenção emergencial em uma rede de distribuição de água no Centro da cidade na manhã desta quinta-feira (27). Por conta da intervenção, podem ocorrer oscilações no abastecimento do bairro ao longo da manhã. 

A manutenção ocorre na avenida Francisco Assis Pinto de Oliveira e uma equipe técnica da concessionária está no local para que o abastecimento seja totalmente regularizado o mais breve possível. A previsão é que a normalização ocorra no início da tarde desta quinta. 

Diante da situação, a concessionária orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios.    

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.   

Concessionária vai oferecer condições facilitadas para o pagamento das faturas de água e esgoto pela plataforma Acordo Certo a partir de segunda-feira, dia 31.

Para auxiliar os clientes a quitar débitos das faturas de água e esgoto, a Saneaqua, concessionária responsável por serviços de saneamento em Mairinque, promove o Feirão Virtual de Negociação, entre os dias 31 de maio e 30 de junho, na plataforma Acordo Certo (www.acordocerto.com.br/parceiros/saneaqua-mairinque) ou pelo telefone 0800-024-4327.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar os clientes a regularizarem os seus débitos, sem precisar se deslocar até a loja da Saneaqua, de maneira rápida e segura. Todo o processo é realizado por telefone ou digitalmente na plataforma Acordo Certo, que oferece condições facilitadas para o pagamento de débitos.

Para iniciar o processo de negociação, o primeiro passo é criar um cadastro na Acordo Certo com CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone celular. Na etapa seguinte, é iniciado o processo de negociação, com acordos personalizados para atender a necessidade de cada pessoa, com opções de pagamento de faturas vencidas à vista e parcelamentos em até 60 vezes para casos específicos.

“Com a pandemia, sabemos que muitos brasileiros tiveram as suas finanças afetadas, por isso criamos uma ação para atender de forma personalizada cada um de nossos clientes. É uma oportunidade para colocar as contas em dia, sem a necessidade de sair de casa”, explica Giuliano Bertagna, gerente comercial da Saneaqua.

Além da plataforma para negociação de débitos, a concessionária também disponibiliza canais digitais de atendimento para auxiliar os clientes. O telefone de atendimento 0800 771 0001, e a página da empresa na internet, ww.saneaqua.com.br, estão disponíveis 24 horas por dia nos sete dias da semana. No horário comercial, também é possível solicitar o atendimento via Facebook (facebook.com.br/saneaqua).

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto Mairinque,  realiza uma manutenção emergencial em uma rede de distribuição de água no Centro da cidade na manhã desta quarta-feira (26). Por conta da intervenção, podem ocorrer oscilações no abastecimento do bairro ao longo da manhã.

A manutenção ocorre na Rua 9 de Julho e uma equipe técnica da concessionária está no local para que o abastecimento seja totalmente regularizado o mais breve possível. A previsão é que a normalização ocorra no início da tarde desta quarta-feira. 

Diante da situação, a concessionária orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios.   

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.  

Considerado peça chave na economia de água, o hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, alerta que o equipamento é indispensável para que os clientes controlem o volume de água utilizado em suas residências e mantenham hábitos de consumo consciente, fundamentais para planejar o orçamento familiar e para a preservação do meio ambiente. 

O hidrômetro é um grande aliado na luta contra o desperdício. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e a fatura é calculada com base no volume consumido ao longo do mês. O valor da conta é o resultado da diferença entre a leitura atual e a que foi registrada na fatura do mês anterior. 

“Além de ser muito importante para que os clientes conheçam o seu consumo e melhorem a economia doméstica, o hidrômetro também tem uma relevância ambiental por permitir que as pessoas controlem o consumo de água, explica Luciana Barros, responsável pela área comercial na Saneaqua”. 

A empresa realiza ao longo do ano um programa de atualização e modernização dos hidrômetros, propondo substituições de acordo com os critérios técnicos de avaliação e tempo de uso dos equipamentos existentes. 

A troca do hidrômetro não ocasiona nenhum aumento na fatura, porém pode evidenciar vazamentos nas instalações hidráulicas internas que não eram percebidos anteriormente. 

É importante frisar que os hidrômetros instalados pela Saneaqua seguem normas técnicas de fabricação e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). 

“Na maior parte dos casos, um eventual aumento aparente no consumo pode ser percebido em função de vazamentos nas instalações hidráulicas internas ou pelo fato do desgaste do equipamento antigo, que não realiza uma leitura precisa e pode mascarar um gasto real alto. O ideal é que o cliente monitore seu consumo regularmente”, informa Luciana. 

A instalação do novo aparelho é gratuita, exceto nos casos em que a troca seja solicitada pelo cliente sem justificativas confirmadas pela concessionária, como um defeito comprovado, por exemplo, ou fora do cronograma de substituições previsto pela empresa. 

Um ponto importante é a conservação do equipamento. A concessionária garante a qualidade dos medidores instalados na cidade. Já o cuidado com o aparelho contra danos e roubos é responsabilidade do cliente, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Além disso, furtos ou adulteração no hidrômetro podem levar a multas e até outras penalidades. 

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. 

Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por e-mail: sac mairinque@saneaqua.com.br. 

Medida visa evitar aglomerações na unidade durante a fase de transição do Plano São Paulo, que determina as regras da quarentena no estado.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, orienta os clientes sobre a necessidade de agendamento de horário para atendimento presencial, com hora marcada na loja da concessionária. A medida é para evitar aglomerações, visto que São Paulo está em fase de transição no plano de contenção a Covid-19. O objetivo é minimizar os riscos para funcionários e clientes, por conta do avanço da doença.

Os agendamentos podem ser feitos pelo site da concessionária. O processo é simples: basta acessar www.saneaqua.com.br. No menu, o cliente deve escolher “Agendar atendimento”. A partir disso, será aberto um formulário para preenchimento do nome completo, número de celular, e-mail, CDC e CPF. Em seguida, basta escolher o serviço do qual precisa de auxílio e o período (manhã ou tarde) do agendamento para atendimento.

Após a realização do agendamento pela internet, um atendente da Saneaqua vai fazer contato com o cliente para iniciar o atendimento, entender o caso e tentar solucioná-lo de forma remota. Caso não seja possível, o atendimento será realizado presencialmente na Loja da Saneaqua, em data e horário agendados.

“Vale destacar que nesse momento a loja está aberta somente para atendimentos presenciais agendados”, reforça Luciana Barros, responsável pela área comercial na Saneaqua.

Utilização de canais digitais e 0800

A recomendação dos órgãos de saúde continua sendo para que as pessoas fiquem em casa, por conta da pandemia da Covid-19. Por isso, a Saneaqua reforça para que os clientes priorizem os canais digitais, como o site (www.saneaqua.com.br) e o telefone 0800 771 0001. Esses canais funcionam 24 horas por dia e por meio deles é possível solicitar uma série de serviços, sem a necessidade de deslocamento até a Loja de Atendimento.

A concessionária disponibiliza ainda a página da concessionária no Facebook (facebook.com.br/saneaqua). Serviços como emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre as solicitações mais procuradas pelos clientes e ambos podem ser realizados rapidamente pelos canais digitais ou por telefone.

Veja a lista de serviços que podem ser solicitados pelos canais digitais sem a necessidade de deslocamento até a loja da Saneaqua:

1. 2ª via de conta

2. Contas pagas

3. Contas por e-mail

4. Histórico de consumo

5. Onde pagar sua conta

6. Débito automático

7. Estrutura tarifária

8. Tabela de Serviços

9. Alterar ou visualizar dados cadastrais (site – anexando os devidos documentos)

10. Adicionar ou remover imóveis (somente site)

11. Declaração anual de quitação

12. Declaração negativa de débitos

13. Notificar problema

A estiagem, época de menor incidência de chuvas, começou mais cedo este ano em todo o estado de São Paulo e pode comprometer o abastecimento de água, afetando os mananciais de captação, como rios e represas. Em Mairinque, o período de janeiro a abril deste ano foi considerado o mais seco dos últimos quatro anos. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, monitora o comportamento hídrico dos mananciais e poços de captação da cidade e alerta a população para a importância do consumo consciente de água. 

É prudente que as famílias adotem mudanças de hábitos para evitar o desperdício de água. Em Mairinque, nos primeiros quatro meses deste ano, foi registrado um aumento de 8% no consumo em relação à 2020. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que o ideal é que uma pessoa utilize cerca de 110 litros de água por dia. 

“A Saneaqua tem o compromisso de assegurar água tratada de qualidade para a população e também de orientar os moradores da cidade quanto a importância do consumo consciente”, destaca Rodrigo Dias, diretor de operações da concessionária. 

As ações preventivas são fundamentais e ajudam a evitar que os reservatórios entrem em estado de emergência, prevenindo o racionamento e outras consequências decorrentes da estiagem. “Atitudes simples podem contribuir para que o abastecimento de água da cidade não seja afetado”, ressalta Dias. 

Para tanto, é indispensável o uso consciente da água. A Saneaqua lista algumas dicas que podem fazer a diferença. Veja abaixo: 

Cronometre o banho 

Uma ducha de 15 minutos com o registro aberto gasta, em média, 135 litros de água. Já um banho de 5 minutos, com a torneira fechada enquanto se ensaboa, diminui a média de consumo para 45 litros. O ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao ensaboar os cabelos e o corpo. 

Desligue a torneira 

Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos com a torneira aberta, uma pessoa pode gastar cerca de 12 litros de água. Por isso, a dica é fechar bem as torneiras sempre que não estiver usando a água. 

Ensaboe a louça de uma só vez 

Antes de lavar a louça, retire as sobras de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas as peças de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra sugestão é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os demais itens. 

Limite o uso da máquina de lavar 

Quando possível, utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Além disso, alguns eletrodomésticos mais modernos oferecem um modo econômico, capaz de gastar até 30% menos água e energia. 

Reaproveite a água da máquina de lavar 

A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada para lavar pisos e quintal. 

Não lave calçadas com mangueiras 

Lavar a calçada com mangueira pode representar um gasto de 120 litros de água. Prefira usar a vassoura para fazer a limpeza. 

Atenção às torneiras pingando 

Uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la. 

Lave o carro com baldes 

Não use a mangueira para lavar o carro: opte por baldes. Outra forma de economizar é a ecolavagem, que deixa o veículo limpo e protegido com menos de um litro de água. Basta ter dois panos de microfibra, um shampoo especial para lavagem e um borrifador com 400 ml de água. 

Se possível, implemente a descarga com válvula de duplo acionamento 

Já existem sistemas desenvolvidos para liberar água da descarga de acordo com a necessidade. Um exemplo é a válvula de duplo acionamento. O sistema pode ser instalado em descargas de parede ou em caixas acopladas. 

Verifique infiltrações nas paredes e pisos 

Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água – além de dar um susto na conta que chega no final do mês. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto Mairinque, informa que, devido ao rompimento de uma adutora de água na rua Benedito Oliveira Viana na noite desta quarta-feira (19), podem ocorrer oscilações no abastecimento de água nos bairros Barreto e Jardim D'Oeste na manhã desta quinta-feira, dia 20.

Uma equipe técnica da concessionária está no local realizando a manutenção da tubulação e a previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da manhã desta quinta.

Diante da situação, a concessionária orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios.  

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.  

Com investimento de R$ 660 mil, intervenção vai ampliar o fornecimento de água para 1.600 moradores  

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, concluiu nesta semana a primeira etapa da obra de perfuração de um novo poço de captação de água, no Distrito de Moreiras. Quando finalizada, a intervenção vai beneficiar 1.600 moradores de 700 famílias que residem na região.  

Com investimento de R$ 660 mil, a obra contou com um estudo prévio de mapeamento hidrogeológico, com a finalidade de precisar o local da perfuração.  

No total, foram perfurados 204 metros de profundidade. Durante os trabalhos, foram colhidas amostras do solo a cada 6 metros para construção do perfil do poço.  

Com a primeira etapa da obra concluída, a concessionária inicia agora a implantação de uma adutora com 2.600 metros de extensão e 110 milímetros de diâmetro, que terá como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água já existente.  

“Na sequência, realizaremos as montagens hidromecânica e elétrica, faremos a interligação da rede e a instalação de uma bomba. A previsão é que a obra seja totalmente concluída no mês de julho, quando o novo poço vai entrar em operação”, explica Luana Ronconi, gerente de operações da Saneaqua.   

A região do Distrito Moreiras é abastecida por dois poços que alimentam o reservatório Cacilda Mendes. Atualmente, juntos, os dois poços têm vazão média de 10m³ por hora. Com o poço recém perfurado, a estimativa é atingir 20m³ por hora, ou seja, a oferta de água vai dobrar. 

A empresa alerta que, mesmo com a ampliação da capacidade de produção de água, as boas práticas de uso consciente devem continuar, principalmente devido ao primeiro trimestre do ano ter sido apontado como o mais seco dos últimos quatro anos em Mairinque 

Com agravamento da estiagem, Saneaqua reforça necessidade de uso consciente de água. 

As chuvas registradas em abril ficaram abaixo do volume esperado para o mês em Mairinque. Com uma precipitação de apenas 29,84 milímetros - de acordo com dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo DAEE) e que são acompanhados pela equipe de Operação da Saneaqua - o acumulado mensal ficou 38% abaixo da média histórica de 67,59 milímetros, registrada para o mês de abril. 

Desde o início deste ano, Mairinque tem o registro de 269 milímetros de chuva. É o menor volume acumulado para o primeiro quadrimestre dos últimos quatro anos na cidade. Com menos precipitações, antecipando o período de estiagem de 2021, a atual seca deve ser compreendida como um importante sinal de alerta. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, monitora o comportamento hídrico dos mananciais e poços de captação de Mairinque. Atualmente a captação do manancial Fiscal está com 3,35 metros, sendo que o mínimo para operação do abastecimento é de 2,5 metros, e do Carvalhal está com 2,0 metros, o mínimo operacional é de 1,7 metros. Os dois juntos abastecem, aproximadamente, 50% da cidade, sendo 22% Carvalhal e 78% Fiscal. O município conta ainda com dezoito poços de captação subterrânea que complementam o abastecimento da cidade. 

“O atual nível dos mananciais ainda está adequado e é suficiente para manter o abastecimento com regularidade no município, mas sua redução de forma antecipada neste ano e a escassez de chuva podem agravar tais condições”, afirma Luana Ronconi, gerente de operações da concessionária. 

À vista de um possível agravamento da disponibilidade hídrica em 2021, a Saneaqua, diante de seu compromisso com a população, volta a reforçar a necessidade do uso consciente de água, especialmente após abril ter registrado um consumo acima da média para o período. No mês, a população de Mairinque consumiu 279 milhões de litros de água; 6,5 milhões de litros a mais que o consumo médio dos quatro primeiros meses do ano, que é de 286 milhões de litros de água. 

“Neste momento, temos que unir esforços e agir preventivamente para enfrentar um período mais crítico da estiagem, que ainda está por vir. Recomendamos o consumo sustentável da água, sem desperdícios. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo”, reforça a gerente. 

A concessionária também já colocou em prática ações preventivas de um plano de contingência, com objetivo de se antecipar com medidas que têm papel fundamental para o enfrentamento de períodos de estiagem. 

“Estamos empenhados na execução de uma série de ações e investimentos, como a instalação e substituição das redes de água do município e o combate a vazamentos e ações para redução das perdas de água. Preservar nossos recursos hídricos, fazendo uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população”, afirma Luana. 

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA 

· Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos. 

· Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano. 

· Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia. 

· Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia. 

· Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, realiza uma manutenção emergencial em uma rede de distribuição de água na região central da cidade na tarde desta terça-feira, dia 11. Por conta da intervenção, o Centro pode apresentar oscilações no abastecimento.

Uma equipe técnica da concessionária realiza a manutenção na rua 9 de Julho e a previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na noite desta terça-feira.

Diante da situação, a concessionária orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios. 

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br

Ação garante cashback para todos os usuários do aplicativo 

A parceria da Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, com o PicPay traz vantagens exclusivas para os clientes no pagamento das faturas e ainda garante parte do dinheiro de volta.  

Pagando a contas emitidas pela concessionária por meio do aplicativo, os novos clientes cadastrados no PicPay recebem até 40% de cashback, com um limite de R$ 15,00, no pagamento à vista. Além disso, todos os clientes, usuários novos e já ativos na plataforma, podem receber até R$ 700,00 de volta ao parcelar as contas em até 12 vezes no cartão de crédito. 

Para os novos clientes do aplicativo que escolherem parcelar as contas, as condições oferecidas são: pagamento em 2 até 5 vezes recebem até 5% de volta; de 6 a 11 vezes garantem 10% de retorno; e em 12 vezes tem um cashback de 20%. Aos usuários que já utilizaram o PicPay, os percentuais de cashback são: 2 a 5 vezes recebem 10%; de 6 a 9 vezes 15%; 10 ou 11 vezes 20%; e em 12 parcelas o retorno é de 30%. Em todas as situações, o valor limite que o cliente pode receber de volta é de R$ 700,00. 

“A parceria com o PicPay é mais uma alternativa para auxiliar os nossos clientes no pagamento das contas de água e esgoto. Queremos oferecer soluções que sejam atrativas para todos. Além disso, com o crédito gerado, é possível utilizar os valores para o pagamento das próximas faturas ou em outras operações disponibilizadas no aplicativo”, explica Luciana Barros, responsável pela área comercial da Saneaqua.  

A ação ocorre até esta quarta-feira, dia 12 de maio. Confira as condições e aproveite a oportunidade baixando o aplicativo nas lojas de aplicativo Google Play ou AppStore.  

CEO da BRK Ambiental conversa com líderes setoriais, executivos e agentes públicos sobre os impactos do desenvolvimento sustentável

Investir em saneamento é criar impactos na saúde, na educação, no meio ambiente e na economia. Com o objetivo de reforçar a importância dessa questão e destacar que o tema tem conexão com a agenda ESG, responsável por avaliar as práticas ambientais, sociais e corporativas das companhias, a BRK Ambiental, uma das maiores empresas privadas do setor no Brasil, apresenta a série de vídeos Ciclo ESG. A BRK Ambiental opera, em parceria com a Sabesp, os serviços de saneamento em Mairinque, por meio da Saneaqua.

Conduzida pela CEO da empresa, Teresa Vernaglia, que também é porta-voz da Rede Brasil do Pacto Global da ONU para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, que fala sobre água potável e saneamento para todos, a série aborda diferentes temas relacionados a meio ambiente, diversidade, economia, negócios e os impactos do saneamento no desenvolvimento do país.

“Evoluímos muito como país, mas ainda temos muito a fazer. Nós, que estamos na linha de frente das corporações, precisamos entender o papel que temos na sociedade e notar que a empresa faz parte dela. Não existe um planeta B e temos que cuidar dele, essa agenda é inexorável”, destaca Teresa Vernaglia.

Neste mês, o convidado é o CEO do Santander Brasil, Sergio Rial, que aborda a atuação do mercado financeiro no setor de saneamento e a importância dos investimentos direcionados ao desenvolvimento sustentável do país. “Queremos fazer a diferença nessa nova etapa que se abre com o Marco Regulatório do setor, que garante estabilidade jurídica, previsibilidade e moldura necessária para que os investimentos privados, bancos e agentes financeiros se tornem importantes na construção do país”, pontua Sergio Rial.

O material é criado e produzida pela Alter Conteúdo, agência e consultoria especializada em sustentabilidade e nas diretrizes ESG, e vai contar com 10 vídeos, com um convidado diferente a cada mês – nacionais e internacionais – como líderes setoriais, executivos e agentes públicos. No primeiro episódio da série, Teresa Vernaglia conversou com Martha Seillier, Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal. Os programas estão disponíveis no Youtube da BRK Ambiental e também no Spotify.

Saiba mais sobre a Saneaqua:

A Saneaqua é a concessionária responsável pelos serviços de água e de esgoto da cidade de Mairinque formada por meio de uma parceria entre a BRK Ambiental (70%), maior operadora privada de saneamento do Brasil, e a Sabesp (30%), maior empresa pública do setor.

Agência Nacional de Águas (ANA) demonstra acentuação da seca no interior paulista. 

Após um primeiro trimestre mais seco dos últimos quatro anos em Mairinque, o mês de abril também continuou com o volume de chuvas abaixo do esperado para o período. O mês de abril fechou com apenas 29,84 milímetros de chuva na cidade, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico da Estação de Tratamento de Água. O volume é 38% menor que a média histórica de 67,59 milímetros, registrada para o mês de abril, pelo banco de dados hidrológicos do departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo. 

O baixo volume de chuvas, condição que tem sido observada em todo o interior paulista, é destaque da última edição do Monitor de Secas, divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Na região Sudeste, as chuvas abaixo da média têm ocasionado o avanço da seca. O noroeste paulista (que abrange as regiões de Araçatuba, Andradina, Votuporanga e São José do Rio Preto), por exemplo, tem seus municípios já em condições de seca excepcional, que é o estágio classificado como o de maior severidade, podendo gerar impactos de perdas de culturas e de escassez de água nos reservatórios. 

Embora o Monitor de Secas não apresente dados específicos de cada município, sua última edição demonstra um avanço generalizado da seca em todo o estado de São Paulo, com a maior parte do território paulista já classificada numa condição de seca grave e avanços em seca extrema; quando se indica restrições de água. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, diante de seu compromisso com a população, colocou em prática ações preventivas de um plano de contingência, com objetivo de se antecipar com medidas que têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano. 

“Estamos empenhados na execução de uma série de ações e investimentos que são necessários ao enfrentamento de condições mais críticas de estiagem, com a instalação e substituição das redes de água do município, combate a vazamentos e ações para redução das perdas de água”, afirma Bruno Gravatá, gerente de operações da concessionária. 

Para que a falta de chuva, que pode se tornar ainda mais comum nos próximos meses, tenha seus impactos minimizados, é importante o envolvimento de toda a comunidade no uso consciente do recurso. 

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA 

· Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos. 

· Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano. 

· Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia. 

· Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia. 

· Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso. 

OBS. As informações detalhadas do acompanhamento da situação de seca em todo o país estão disponíveis para consulta no site da ANA - www.ana.gov.br. 

Com investimento previsto de R$ 660 mil, a perfuração de um novo poço irá ampliar o abastecimento para 1.600 moradores

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, inicia nesta semana a obra de perfuração de um novo poço de captação de água no Distrito de Moreiras. Com investimento de R$ 660 mil, a intervenção vai beneficiar cerca de 700 famílias que terão o abastecimento de água ampliado.

Atualmente, a região é abastecida por dois poços que juntos têm uma vazão média de 10m³ por hora. Com o novo poço, com estimativa de vazão de 10m³ por hora, a oferta de água vai dobrar. O início da obra acontece após estudos que indicaram o ponto exato de captação, para aumentar a distribuição e atender a demanda do bairro.

Nos últimos anos, devido à estiagem, o Distrito de Moreiras tem enfrentado episódios de falta de água por conta do baixo volume de chuvas, que impacta no nível do lençol freático.

Em decorrência da pandemia, a região conhecida por abrigar diversas chácaras também começou a receber um volume maior de pessoas nos imóveis, o que ocasionou um aumento do consumo ultrapassando a capacidade dos dois poços que abastecem o local.

“A expectativa da Saneaqua é melhorar a oferta de água na região e trazer regularidade para o sistema de abastecimento do Distrito de Moreiras nos próximos anos”, explica Rodrigo Dias, diretor de Operações na Saneaqua.

Após a conclusão dessa obra, a concessionária irá implantar na região uma adutora com aproximadamente 110 milímetros de diâmetro e 2.600 metros de comprimento, que terá como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água existente.

A empresa alerta que mesmo com a ampliação da capacidade de produção de água, as boas práticas de uso consciente devem continuar, principalmente devido ao primeiro trimestre do ano ter sido apontado como o mais seco dos últimos quatro anos em Mairinque.

A previsão é que a obra seja concluída no mês de julho deste ano.

Instituído em 2009 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia Mundial de Higienização das Mãos é comemorado nesta quarta-feira, 05 de maio, e neste momento de enfrentamento do Coronavírus, a medida é considerada uma das mais eficazes para combater a doença.

O uso de máscara e a correta higienização das mãos são as práticas mais eficazes para combater, reduzir e prevenir o contágio da doença. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque reforça a importância da higienização, que deve ser frequente e realizada com sabonete e água ou com álcool em gel a 70%. 

Mesmo sendo simples, a lavagem das mãos necessita de atenção para que seja realizada da forma correta para eliminar todas as sujeiras e germes. Confira o passo a passo para a higienização adequada: 

- Retire todos os adornos (relógios, pulseiras e anéis) para facilitar a higienização; 

- Abra a torneira somente para molhar as mãos, feche-a na sequência e espalhe o sabonete por toda a superfície até o meio do antebraço; 

- Esfregue a espuma nas palmas das mãos friccionando-as entre si, entrelace os dedos e esfregue também os espaços entre eles, assim como as costas das mãos e unhas; 

- Faça uma conchinha com as mãos e friccione as polpas digitais e unhas de uma mão contra a palma da mão oposta, fazendo movimento circular; 

- Reabra a torneira e enxágue as mãos em água abundante, evitando contato direto com a torneira; 

- Por fim, enxugue as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável. 

Para eliminar qualquer vestígio do vírus das mãos a OMS orienta que o ritual completo dure de 40 a 60 segundos. 

“Além da prevenção contra o Coronavírus, o simples ato de lavar as mãos é eficaz e evita a contaminação de outras doenças como as gripes causadas pelo vírus influenza, os resfriados as conjuntivites, tanto bacterianas quanto virais, e doenças gastrointestinais como diarreias e parasitoses”, informa Marli França responsável pela área de Saúde da Saneaqua. 

Se existe algo que é fundamental nos cuidados com a saúde é o ato de lavar as mãos, portanto priorize essa prática. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, informa que houve o rompimento de uma rede de água na rua João Bueno, no bairro Jardim D’Oeste, neste sábado, dia 01, o que pode afetar o abastecimento de água de dois bairros da cidade.

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na noite deste sábado, dia 01.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Jardim D’Oeste e Vila Barreto.

Em casos de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Medidas de segurança e proteção aos funcionários, que seguem atuando na linha de frente, foram adotadas pela empresa. 

No sábado, 01 de maio, é comemorado o Dia do Trabalho e pelo segundo ano consecutivo, a Saneaqua, responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, destaca a importância da atuação dos seus profissionais que estão na linha de frente e garantem a continuidade e a qualidade dos serviços essenciais de água e esgoto. 

A empresa adotou uma série de medidas de segurança e prevenção em prol da saúde e do bem-estar dos seus profissionais que, assim como tantas outras categorias indispensáveis neste período de pandemia, desempenham um serviço essencial para a saúde das pessoas e, por consequência, no apoio ao combate o Coronavírus. 

As equipes que atuam em funções administrativas foram direcionadas para o sistema de trabalho remoto. As equipes de operação e manutenção, responsáveis por garantir os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto, assim como os agentes comerciais, que realizam a leitura e entrega das contas, seguem nas ruas para garantir a prestação dos serviços, sempre respeitando as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde. 

Além do uso obrigatório de máscaras, os funcionários que atuam na cidade realizam diariamente uma avaliação do seu estado de saúde por meio de um aplicativo de automonitoramento, aferem a temperatura antes do início das atividades e recebem orientações para manter uma distância segura das pessoas durante os trabalhos de campo. 

“Diante do cenário mundial da pandemia o setor do saneamento é fundamental para evitar a propagação da doença e neste dia do trabalho devemos valorizar todos os profissionais de saneamento que estão na linha de frente”, comenta Luciana Barros, responsável pela área comercial da Saneaqua. 

A empresa também disponibiliza atendimento por meio de canais digitais como o 0800 771 001 e o site www.saneaqua.com.br, disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para evitar deslocamentos até a loja física e minimizar os riscos de contágio para funcionários e consumidores. 

“O atendimento realizado pelos nossos funcionários em home office, por meio dos canais digitais tem auxiliado nossos clientes nno esclarecimento de dúvidas e na solicitação de diferentes serviços, como a emissão de segunda via de faturas e histórico de consumo, sem que eles precisem sair de casa”, reforça Luciana. 

Os canais digitais contam com uma série de serviços aos clientes, como emissão de 2ª via da fatura e consulta de débitos, que estão entre as solicitações mais comuns. O objetivo é permitir que todos consigam solucionar os problemas de maneira simples, ágil e, principalmente, segura.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou durante o mês de abril uma serie de intervenções no bairro Dona Catarina com o intuito de ampliar o fornecimento de água para a região, beneficiando 1.500 moradores.

Entre as ações realizadas, a concessionária implantou 138 metros de redes de água no bairro. Deste total, 116 metros tiveram como função diminuir a pressão da rede nos pontos baixos e melhorar a oferta de água para pontos mais altos, como as ruas da Pedra, Concremix e Areia.

Durante as intervenções, a equipe operacional da concessionaria realizou também a instalação de registros e hidrômetros na região, assim como a interligação das redes de água nas ruas Vista do Castelo e 07, substituindo antigas tubulações de ferro por novas e de PEAD, material de qualidade superior.

“A instalação dos registros nas redes de distribuição é fundamental para setorizar melhor o sistema de abastecimento, evitando paralisar a distribuição de água por completo em casos de rompimentos das tubulações”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da Saneaqua.

As ações beneficiaram mais de 668 imóveis e são parte das medidas preventivas adotadas no plano de contingência, elaborado pela empresa, para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem neste ano de 2021.

“Essas obras são importantes porque ampliam a capacidade de fornecimento de água no bairro Dona Catarina garantindo mais segurança do sistema de distribuição e continuidade do abastecimento.”, reforça Dias.

Iniciativa garante a qualidade da água distribuída por poços em Mairinque

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou no período de 08 a 12 de abril a manutenção e limpeza do poço de captação P10, que contribui para o abastecimento de aproximadamente 16 mil moradores, o equivalente a 34% da população, dos bairros Granada, Recanto dos Eucaliptos, Nova Granada, Barreto, Jardim Brasília, Marmeleiro e Monjolinho.

O trabalho integra uma série de medidas preventivas do plano de contingência, elaborado pela empresa, para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem. Durante a atividade, além da limpeza dos filtros com a retirada do acúmulo de sedimentos provenientes de camadas de areia no fundo do poço, foi realizada também uma manutenção na bomba prevendo o desgaste prematuro do equipamento, trazendo mais segurança ao sistema de produção de água.

“No período de estiagem, as reservas dos poços que complementam o sistema de abastecimento da cidade ficam muito baixas dificultando o processo de bombeamento e comprometendo a produtividade do poço. Portanto, essa ação preventiva é importante para manter a vazão de água dos bairros, além da qualidade do serviço prestado”, explica Luana Ronconi, responsável pela área de operações da Saneaqua em Mairinque.

A Saneaqua realiza diariamente o controle de qualidade da água dos 18 poços de captação, responsáveis por abastecer 50% da cidade, por meio de análises físico-química e microbiológica das águas subterrâneas, e monitora em tempo real todas as atividades que acontecem nessas estruturas. “A tecnologia por monitoramento facilita a realização de diagnósticos para que as manutenções preventivas possam ocorrer”, complementa Luana.

Os funcionários da Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento em Mairinque, receberam a vacina contra quatro tipos do vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e dois tipos de Influenza B. A imunização ocorreu no dia 14 de abril e foi realizada com horários agendados individualmente para cada funcionário na sala de enfermagem da unidade, de forma segura e intercalada para evitar aglomerações. Ao todo, 57 funcionários foram vacinados.

Os profissionais do setor de Saneamento exercem serviços essenciais e contribuem com as condições de saúde da população em meio à pandemia de coronavírus.

“Temos o compromisso de cuidar da saúde dos funcionários. Em um período de pandemia, quando tudo está muito incerto, esta imunização dará mais segurança e qualidade de vida aos nossos profissionais essenciais. Além disso, com a vacinação, reduzimos mais uma variedade de vírus em circulação na cidade e reforçamos o sistema imunológico da pessoa que recebe o imunizante”, ressalta Marli.

Em Mairinque, 34 profissionais seguem desempenhando de maneira presencial suas funções, responsáveis por garantir os serviços de abastecimento de água, afastamento, coleta e tratamento de esgoto, assim como a gestão comercial com a emissão e entrega das contas de água e esgoto nas residências. A empresa mantém seus profissionais atuando com responsabilidade e respeito à saúde e segurança para garantir a entrega dos serviços para toda a população. O uso de máscaras e orientações para manter uma distância segura das pessoas durante os trabalhos de campo são algumas das práticas adotadas.

Para os funcionários de 65 ou 66 anos, público que já começa a ser vacinado contra a Covid-19 em Mairinque a partir de 20/04, a orientação da Saneaqua, conforme indicação do Ministério da Saúde, é que aguardem o recebimento da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus e, somente depois de 14 dias, tomem o imunizante contra as gripes H1N1 e H3N2.

“Iremos realizar a imunização desse público em uma clínica com agendamento após o período indicado pelos órgãos de saúde, de maneira adequada e segura para que recebam a imunização no momento correto”, completa a responsável pela área de Saúde da concessionária.

Com poucas chuvas e o início do período de estiagem, concessionária estabelece ações preventivas em plano de contingência.

Essencial para a eficiência operacional do saneamento básico da cidade, as ações de combate às perdas de água no sistema de distribuição de Mairinque estão entre as principais medidas preventivas do plano de contingência elaborado pela Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município, para o enfrentamento dos próximos meses de estiagem.

O primeiro trimestre de 2021 em Mairinque foi o mais seco dos últimos quatro anos, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo. Os meses de janeiro, fevereiro e março acumularam 240 milímetros de chuva na cidade, índice 45% menor que o registrado no mesmo período em 2020, que foi de 437 milímetros. 

Na cidade, a média histórica para o período é de 465 milímetros de chuva, o que significa que as precipitações de 2021 ficaram 48,4% abaixo da média esperada para os três primeiros meses do ano.

Com a menor ocorrência de chuvas já apontadas no boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), análise que indica as precipitações neste primeiro semestre do ano, os níveis das represas Fiscal e Carvalhal, responsáveis pelo abastecimento de 50% do município, e a recarga do lençol freático nos 18 poços de captação, que garantem o abastecimento de outros 50% do município, devem se manter abaixo da média.

Diante desse cenário, a Saneaqua reforça suas ações de melhorias e investimentos em todo o sistema de água do município. Todas as medidas têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano.

Uma das ações é o programa de combate às perdas de água, criado para oferecer maior disponibilidade de água à população, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade. “São ações que ocorrem durante toda a concessão, mas que estão sendo reforçadas neste ano como uma das medidas de enfrentamento aos períodos mais secos de 2021”, explica Luana Ronconi, responsável pela área de operações da Saneaqua.

As perdas de água nos sistemas de abastecimento correspondem, basicamente, à diferença entre o volume total de água captado e produzido na estação de tratamento combinado à soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis da cidade. A diferença entre o que foi produzido e o volume medido representa as perdas de água no sistema de distribuição. Significa que a água, de alguma maneira, foi desperdiçada, seja por vazamentos, por falhas no sistema de medição ou até por ligações clandestinas.

De acordo com dados do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março deste ano, o país perde 39% da água potável produzida, o que significa que para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 39 litros não chegam formalmente a nenhum imóvel. Mairinque encerrou 2020 com um índice de 30% em perdas de água, o menor registrado desde o início da concessão. Anteriormente, em 2011, quando a concessionária assumiu a operação do sistema, esse índice era de 56%.

A Saneaqua busca, de forma contínua, aprimorar o sistema de controle de perdas adotado em Mairinque. Para este ano, estão previstas ações de substituição de 1.056 hidrômetros e de 3.000 metros de redes, a instalação de macromedidores e de válvulas reguladoras de pressão, além da criação de novos setores de medição e a continuidade das atividades de localização de vazamentos não visíveis.

A empresa também realiza um programa com teste de estanqueidade e gerenciamento da pressão da água nos bairros Nova Mairinque, Granada (parte Alta), Jardim Cruzeiro (parte baixa) e São José. Essas ações facilitam a identificação de vazamentos e reduzem o índice de perdas de água nos bairros.

“O combate às perdas de água é indispensável para a preservação dos recursos hídricos e fundamental para o enfrentamento de períodos de estiagem. Toda a água que hoje é preservada fará a diferença em períodos mais secos do ano”, reforça Luana.

A concessionária também incentiva o controle do desperdício de água junto à população. O pouco volume de chuvas em 2021 já demonstra a necessidade de um compromisso coletivo para a prática de um consumo consciente de água. Pequenas atitudes fazem a diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos.

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas 2 milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.

Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, informa que houve o rompimento de uma adutora de água tratada na rua Teodoro Simão Ierck, no Jardim Vitória, o que pode afetar o abastecimento de água no bairro.

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite deste domingo, dia 18.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em casos de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, informa que sete bairros da cidade podem ter oscilações no abastecimento neste sábado, dia 17.

Por conta da falta de energia elétrica por parte da CPFL, a captação de água bruta foi afetada, interrompendo o serviço e a distribuição de água. Tão logo o fornecimento de energia seja retomado, a Saneaqua retomará a operação da unidade.

A previsão é que o abastecimento seja normalizado no final da noite deste sábado, dia 17.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Marmeleiro, Jd Brasília, Granada, Nova Granada, Monjolinho, Barreto e Recanto.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Nesta quinta feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. De acordo com o relatório apresentado no final de 2020 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a degradação do solo afeta pelo menos 3,2 bilhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial.

Nem sempre reconhecido como um importante recurso natural, os solos são essenciais para a produção de água e alimentos. A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento em Mairinque, aproveita a data para reforçar a importância do descarte correto de resíduos, evitando contaminações do meio ambiente e do sistema de saneamento da cidade.

Pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com a preservação do solo e o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

“Na cidade de Mairinque temos dezoito poços que fornecem água proveniente de lençóis freáticos, por isso a necessidade de olharmos com atenção para o tema e incentivarmos a reflexão da população”, ressalta Thais Cortina, responsável pela área de sustentabilidade da Saneaqua.

Em 2020, foram retiradas 15 toneladas de lixo das redes que compõem o sistema de esgoto de Mairinque. Neste ano, somente no período de janeiro a março, a concessionária já contabilizou a retirada de aproximadamente 8 toneladas.

Frequentemente são encontrados nas tubulações da cidade resíduos de construção civil e descartes de banheiro como papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos e sacos plásticos. Fluídos como óleo de cozinha, gordura, chorume proveniente do acúmulo de lixo e agrotóxicos se infiltram no solo e podem alcançar os lençóis freáticos. 

Alguns estudos apontam que um litro de óleo de cozinha pode poluir um volume de um milhão de litros de água.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br.

15 de abril – Dia da Conservação do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

Nova ação garante cashback para todos os usuários do aplicativo

Mairinque, 14 de abril de 2021 – Para auxiliar os clientes no pagamento das faturas de água e esgoto e ainda oferecer benefícios em troca, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento em Mairinque, e o PicPay apresentam uma nova ação que garante parte do dinheiro de volta no pagamento das contas emitidas pela concessionária.

Com a campanha, os novos clientes cadastrados no PicPay recebem até 40% de cashback, com um limite de R$ 15,00, no pagamento à vista. Além disso, todos os clientes, usuários novos e já ativos na plataforma, podem receber até R$ 700,00 de volta e parcelar as contas em até 12 vezes no cartão de crédito.

Para os novos clientes do aplicativo que escolherem parcelar as contas, as condições oferecidas são: pagamento em 2 até 5 vezes recebem até 5% de volta; de 6 a 11 vezes garantem 10% de retorno; e em 12 vezes tem um cashback de 20%. Aos usuários que já utilizaram o PicPay, os percentuais de cashback são: 2 a 5 vezes recebem 10%; de 6 a 9 vezes 15%; 10 ou 11 vezes 20%; e em 12 parcelas o retorno é de 30%. Em todas as situações, o valor limite que o cliente pode receber de volta é de R$ 700,00.

“A parceria com o PicPay é mais uma alternativa para auxiliar os nossos clientes no pagamento das contas de água e esgoto, queremos oferecer soluções que sejam atrativas para todos. Além disso, com o crédito gerado, é possível utilizar os valores para o pagamento das próximas faturas ou em outras operações disponibilizadas no aplicativo”, explica Luciana Barros, responsável pela área comercial da Saneaqua.

Confira o passo a passo para realizar o pagamento na plataforma:

- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativo Google Play ou AppStore;

- Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay;

- Após o login efetuado, selecione a opção “Pagar conta”;

- Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção;

- Confira o valor na tela e toque em “Próximo”;

- Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em “Pagar”.

Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay.

A Saneaqua oferece ainda a opção de pagamento das faturas por internet banking ou o débito automático para quitar as faturas.

Concessionária oferece atendimento por diferentes canais virtuais para evitar deslocamentos até a loja física

Com o agravamento da pandemia e o consequente aumento dos casos de coronavírus em todo o país, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, incentiva seus clientes a utilizarem os canais digitais de atendimento para evitar deslocamentos até a loja física e minimizar os riscos de contágio para funcionários e consumidores.

Para garantir a saúde e segurança de seus clientes, a concessionária disponibiliza o atendimento via o 0800 771 0001 e pelo site www.saneaqua.com.br, disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana. No horário comercial, também é possível solicitar o atendimento via Facebook (facebook.com.br/saneaqua).

Os canais disponibilizam uma série de serviços aos clientes, como emissão de 2ª via da fatura e consulta de débitos, que estão entre as solicitações mais comuns realizadas pelos clientes. O objetivo é permitir que todos consigam solucionar os problemas de maneira simples, ágil e, principalmente, segura.

“Neste momento, acompanhamos um novo crescimento dos casos da Covid-19 em todo o país e a nossa prioridade é a segurança e saúde de nossos funcionários e clientes. Nossos canais digitais estão estruturados para solucionar as principais questões do dia a dia. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários neste momento”, reforça Luciana Barros, responsável pela área comercial da unidade.

Em Mairinque, a Saneaqua disponibiliza a opção de agendamento para atendimento na loja física. Para isso, o cliente deve acessar o site www.saneaqua.com.br. No menu, ao escolher “Agendar atendimento”, será redirecionado para uma página onde deve clicar em “Agendamento”. A partir disso, será aberto um formulário para informar nome completo, número do celular, e-mail, CDC, CPF, o serviço que gostaria de solicitar e o período (manhã ou tarde) do agendamento para atendimento.

Para os atendimentos presenciais, serão respeitados todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e uso de álcool em gel pelos clientes e funcionários.

“A Saneaqua divulga frequentemente notícias sobre seus canais de atendimento via SMS e em suas redes sociais. Por isso, reforçamos a importância de os clientes terem seus dados cadastrados sempre atualizados, para que sejam sempre informados sobre nossos serviços”, diz Luciana.

Veja a lista de serviços que podem ser solicitados sem a necessidade de deslocamento até a loja da Saneaqua:

1. 2ª via de conta

2. Contas pagas

3. Contas por e-mail

4. Histórico de consumo

5. Onde pagar sua conta

6. Débito automático

7. Estrutura tarifária

8. Tabela de Serviços

9. Alterar ou visualizar dados cadastrais

10. Adicionar ou remover imóveis

11. Declaração anual de quitação

12. Declaração negativa de débitos

13. Notificar problema

14. Troca de titularidade

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, informa que uma manutenção emergencial no Centro de Reservaçao Cecap neste domingo, dia 11, pode afetar o abastecimento em dois bairros da cidade.
A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na manhã deste próprio domingo, dia 11.
Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros afetados são: Cecap e Residencial Parque.
Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, informa que identificou um vazamento em uma rede de distribuição de água tratada no bairro Centro, neste sábado, dia 09. Técnicos da concessionária trabalham no local para que o reparo seja realizado o mais breve possível. Dois bairros podem ter oscilações no abastecimento por conta da ocorrência. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na tarde deste próprio sábado, dia 09.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Centro e Sorocabana.

Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Com tendência de clima mais seco a partir deste outono, BRK Ambiental recomenda uso consciente de água. 

O primeiro trimestre de 2021, no município de Mairinque, foi o mais seco dos últimos quatro anos, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável por medir o volume de chuvas em todo o estado de São Paulo. Janeiro, fevereiro e março acumularam 240 milímetros de chuva na cidade, índice 45% menor que o registrado no mesmo período em 2020, que foi de 437 milímetros. 

Na cidade, a média histórica para o período é de 465 milímetros de chuva, o que significa que as precipitações de 2021 ficaram 48,4% abaixo da média esperada para os três primeiros meses do ano. 

A menor ocorrência de chuvas segue o padrão climático do último verão e confirma as previsões do boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), que indica que as chuvas neste primeiro semestre do ano devem se manter abaixo da média. 

Diante desse contexto, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, reforça as recomendações por um consumo consciente de água. 

“As chuvas nos primeiros meses do ano são fundamentais para a manutenção dos níveis das represas Fiscal e Carvalhal (responsáveis pelo abastecimento de 50% do município) e para a recarga do lençol freático nos 18 poços de captação (responsáveis pelo abastecimento de outros 50% do município), contribuindo para a segurança hídrica nos meses de estiagem, especialmente no segundo semestre”, esclarece Rodrigo Dias, diretor operacional da Saneaqua. 

O verão mais seco de 2021 é explicado pela climatologia como consequência da influência do fenômeno La Ninã, que é capaz de modificar a distribuição de calor, a concentração de chuvas, aumentar a velocidade dos ventos, entre outras mudanças em diversas regiões do planeta. Resumidamente, o La Ninã provoca o esfriamento das águas do Oceano Pacífico. E, como consequência, a água evapora menos, formam-se menos nuvens e há menos precipitação. 

De acordo com dados do Portal de Meteorologia do Climatempo, o outono deste ano deve apresentar volumes médios de chuva na região Sudeste em comparação com os meses de verão, podendo, inclusive, ficar abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas tendem a ficar altas.

“A relação menos chuva e temperaturas altas tem impacto direto no sistema de abastecimento de água. Com menos chuva, os mananciais de captação tendem a ficar com níveis mais baixos. Com temperaturas mais altas, o consumo de água na cidade tende a ser mais elevado. Por isso, voltamos a reforçar a mensagem pelo uso consciente da água em qualquer época do ano”, comenta o diretor. 

Pequenas atitudes fazem uma grande diferença no uso e na preservação dos recursos hídricos. Na rotina de casa, nos afazeres domésticos, é possível evitar o desperdício usando a máquina de lavar na capacidade adequada para o volume de roupas, utilizar a água do tanque para lavar quintal e varanda, usar o balde para lavar calçadas e carros em vez de mangueira, molhar as plantas com um regador removível e econômico, de preferência no início da manhã ou à noite, fechar as torneiras ao escovar os dentes e ensaboar as louças e, principalmente, não demorar nos banhos. 

A concessionária, além de manter um acompanhamento das chuvas e do monitoramento diário dos mananciais da cidade, também reforça suas ações de melhorias e investimentos em todo o sistema de água do município; medidas que têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano. 

“O domínio sobre o nosso sistema operacional e todos os investimentos realizados para ampliar a capacidade de captação, obras para a troca de redes, combate a vazamentos e, principalmente, a redução das perdas de água são de grande importância”, afirma Dias. 

Saneaqua trabalha pra retomar o funcionamento do local; Bairros Cecap e Residencial Parque podem ser impactados.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, informa que devido um furto de cabos e equipamentos elétricos que ocorreu em uma Estação de Bombeamento de Água da concessionária nesta quinta-feira, 8 de abril, o abastecimento de água nos bairros Cecap e Residencial Parque pode ser afetado. 

Técnicos da concessionária trabalham para garantir a retomada do funcionamento da Estação e a regularização do abastecimento nos dois bairros. A previsão de normalização é para a noite desta quinta (08).

Diante da situação, a empresa orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios. Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. 

Saneaqua reforça que o saneamento básico em momentos como este se mostra essencial na prevenção e no combate às doenças.

Os cuidados redobrados com a higiene diante da pandemia de Covid-19 coloca os serviços de saneamento básico como um dos principais protagonistas no combate à doença. Atualmente, a prevenção é essencial para conter a disseminação do vírus. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca a importância do distanciamento social, do uso de máscaras e de manter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente e tomar banhos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Saúde é celebrado em meio à pandemia e, neste cenário, os funcionários que atuam no setor de saneamento básico se tornaram ainda mais essenciais. Serviços como os prestados pela Saneaqua em Mairinque contribuem para prevenir doenças e promover a saúde e a qualidade de vida da população.

Saneamento básico é o termo que denomina um conjunto de serviços essenciais para o bem-estar e a saúde da população. No Brasil, o serviço é um direito previsto por lei, embora para muitos brasileiros essa ainda seja uma realidade distante. Dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS 2019) mostram que cerca de 100 milhões de brasileiros não são contemplados com coleta dos esgotos e apenas 49% dos esgotos são tratados.

O risco à saúde pública pela falta de saneamento é considerado um ponto de atenção pela Fundação Nacional de Saúde (FNS), que afirma que essa ameaça pode ser minimizada ou eliminada com o uso apropriado de serviços de água e esgotamento sanitário. Para a Fundação, “o sistema de esgoto promove a interrupção da cadeia de contaminação humana”.

De acordo com a responsável pela área de operações na Saneaqua, Luana Ronconi, o momento é bastante oportuno para se falar do papel dos serviços de água e esgoto. “O saneamento básico promove a preservação do meio ambiente, por exemplo, no destino adequado dos resíduos, bem como na coleta seletiva, no abastecimento e no tratamento da água e na manutenção dos sistemas de esgotos. Esses fatores são de suma importância para a prevenção de diversas doenças infecciosas, parasitárias e para o controle de vários vetores de doenças transmissíveis”, ressalta.

Qual é a relação entre água e coronavírus?

Não há nenhuma forma de transmissão do coronavírus pela água potável. Isso porque os métodos tradicionais de tratamento — que incluem filtragem e desinfecção — utilizados pelas empresas responsáveis pelo sistema de abastecimento de água dos municípios removem ou inativam o vírus causador da Covid-19.

Sendo assim, os serviços públicos do setor de saneamento mantiveram suas operações, ainda que com equipes reduzidas nas ruas, garantindo o abastecimento da população. É fundamental promover a economia de água por meio do consumo consciente, usando somente o necessário, sem desperdiçar.

Como os hábitos de higiene evitam a transmissão do coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta sobre os cuidados básicos que devem ser tomados para reduzir os riscos de contágio e transmissão de doenças respiratórias agudas, como a causada pelo novo coronavírus. Essas medidas incluem:

· usar máscara cobrindo nariz e boca sempre que precisar sair de casa;

· lavar frequentemente as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos. Em último caso, quando não tiver acesso à água e sabão, utilize álcool em gel 70% para higienizar as mãos;

· evitar contato com os olhos, boca e nariz sem antes lavar as mãos;

· evitar proximidade com pessoas doentes ou com sintomas da doença;

· manter-se em casa para evitar o contágio (tanto ser contaminado quanto contaminar os outros, caso esteja doente sem apresentar sintomas);

· cobrir nariz e boca com o antebraço ou utilizar lenços de papel (descartando-os adequadamente logo em seguida) quando for tossir ou espirrar;

· manter os ambientes sempre limpos, arejados e desinfetados, além dos objetos e superfícies que são tocados com frequência.

“Para a realização eficaz destas medidas de higiene e prevenção tão difundidas pelos órgãos de saúde, além da promoção da educação sanitária, são primordiais o acesso a água potável e um sistema de esgoto eficiente”, destaca Ronconi.

Gerador de energia será utilizado durante o serviço para evitar o desabastecimento da cidade. 

Comprometida com a qualidade dos serviços oferecidos à população, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em?Mairinque, realiza nesta quinta-feira, dia 08, a reinstalação de um transformador de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. O equipamento havia sido retirado para uma manutenção preventiva. 

Durante a execução do serviço será utilizado um gerador para evitar que ocorra interrupção do fornecimento de água na cidade. Porém, podem ocorrer oscilações pontuais no abastecimento no início e no final da instalação do transformador, quando o gerador será conectado e desconectado do sistema. 

“O transformado da ETA passou por uma manutenção com o objetivo de promover mais segurança operacional ao processo de tratamento de água e agora será reinstalado. O equipamento representa continuidade para geração e qualidade da água distribuída para a população”, explica Luana Ronconi, responsável pela área operacional da Saneaqua. 

O trabalho será realizado no período da manhã do dia 08 e a empresa orienta a população para que utilize a água de forma consciente e evite desperdícios.???? 

Em caso de?dúvidas, os?clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone?0800 771 0001.?A ligação é gratuita e?o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por e-mail:?sac mairinque@saneaqua.com.br.? 

Para evitar aglomerações, os atendimentos presenciais ocorrem mediante agendamento prévio, desde o dia 15 de março. Para realizar o agendamento, basta acessar o site www.saneaqua.com.br

Para facilitar o pagamento das faturas de água e esgoto, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, disponibiliza diversas opções para que os clientes mantenham as contas em dia, evitando multas e endividamento. Parcelamentos e pagamentos com cartão de crédito são algumas das facilidades. 

Para clientes que necessitem de parcelamentos ou possuam contas em atraso, as negociações podem ser feitas na Loja de Atendimento da concessionária que, neste momento mais crítico da pandemia, funciona por meio de agendamento. Interessados devem acessar o site www.saneaqua.com.br e escolher no menu a opção “Agendar atendimento”. A partir disso, será aberto um formulário em que será necessário preencher o nome completo, número do celular, e-mail, CDC e CPF. Em seguida, basta escolher o serviço do qual precisa de auxílio e o período (manhã ou tarde) do agendamento para atendimento. Um atendente da Saneaqua vai entrar em contato com o cliente para iniciar o atendimento e passar as orientações e opções de parcelamento disponíveis em cada caso. 

Formas de pagamento 

Clientes podem realizar o pagamento das faturas mensais de água e esgoto por meio de canais como o aplicativo PicPay, internet banking, lotéricas e caixas eletrônicos na rede bancária. No PicPay, os clientes utilizam a carteira digital do smartphone para fazer o pagamento à vista ou parcelado. O aplicativo também permite que a pessoa transfira um valor para a sua conta do PicPay e utilize o saldo no pagamento da fatura. 

Passo a passo de pagamento via PicPay: 

- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativo Google Play ou AppStore; 

- Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay; 

- Após o login efetuado, selecione a opção “Pagar conta”; 

- Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção; 

- Confira o valor na tela e toque em “Próximo”; 

- Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em “Pagar”. 

Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay. 

“Nossa proposta é oferecer diversas opções para os clientes realizarem o pagamento das faturas de maneira simples e rápida. Temos investido cada vez mais no aprimoramento de nossos canais digitais e meios de pagamento, o que garante mais qualidade no nosso atendimento e simplifica a maneira com que os clientes solucionam as questões do dia a dia”, explica Luciana Barros, coordenadora comercial da Saneaqua. 

Em caso de dúvidas, a Saneaqua disponibiliza os canais de atendimento ao cliente como o telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a concessionária também conta com atendimento via página no Facebook (www.facebook.com.br/saneaqua). 

O engenheiro Augusto Schein é o novo diretor da Saneaqua, concessionária de água e esgoto no município de Mairinque. Com mais de 20 anos de experiência no setor de serviços públicos, já atuou nas áreas de infraestrutura, transportes e concessões. Ele ingressa na companhia, em meio à pandemia da Covid-19, que tornou os serviços de água e esgoto ainda mais relevantes e indispensáveis para a saúde pública e para a qualidade de vida das pessoas. 

Augusto é formado em Engenharia Civil, com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

“Mairinque já conquistou avanços nos serviços de saneamento desde o início da concessão. Por isso, assumo o trabalho na Regional de São Paulo com o compromisso de dar continuidade aos planos de ampliação e, principalmente, com foco na universalização dos serviços de esgoto da cidade”, afirma o novo diretor da Saneaqua. 

A Saneaqua em Mairinque 

Concedidos à iniciativa privada em 2010, os serviços de água e esgoto de Mairinque, sob responsabilidade da Saneaqua, têm avanços expressivos, como o índice de perdas de água, que já foi reduzido de 56% para os atuais 30%. Este número representa uma economia mensal de mais de 80 milhões de litros de água para os moradores da cidade. 

Com relação ao sistema de esgotamento sanitário, está em fase final de construção a Estação de Tratamento de Esgoto, ETE Vitória, que contou com investimentos por parte da concessionária de R$ 32 milhões e será responsável por tratar 40% do efluente gerado na cidade. Para os próximos anos, a concessionária prevê a continuidade dos investimentos, acompanhando o crescimento do município, e a universalização dos serviços de esgoto. 

Volume acumulado nos primeiros meses do ano na cidade é de 119mm, o que representa baixa de 68% no comparativo com a média histórica do período 

Os primeiros meses de 2021 em Mairinque foram os mais secos dos últimos quatro anos, de acordo com dados da rede pluviométrica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que mede as precipitações (chuvas) em todo o estado de São Paulo. Janeiro e fevereiro acumularam 119 milímetros de chuva na cidade, volume 68% menor que a média do período. Além disso, no comparativo com os mesmos meses de 2020 a redução é ainda maior, chega a 70%. 

Os índices pluviométricos, acompanhados rotineiramente pela Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, têm impacto direto nos níveis das represas Fiscal e Carvalhal, que são os mananciais de captação que abastecem a Estação de Tratamento de Água Jardim Cruzeiro.  

“As chuvas nos primeiros meses do ano são fundamentais para a manutenção dos níveis dos mananciais e recarga do lençol freático, contribuindo para a segurança hídrica nos meses de estiagem, especialmente no segundo semestre”, esclarece Rodrigo Dias, diretor operacional da Saneaqua. 

De acordo com o boletim climatológico elaborado pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Clima e Sociedade (IRI-CPC), a previsão é que as chuvas neste primeiro semestre do ano se mantenham abaixo da média. Diante disso, além do acompanhamento das chuvas e do monitoramento diário dos mananciais na cidade, a concessionária tem intensificado suas ações em busca de melhorias e ampliações no sistema de água. “Troca de redes, combate a vazamentos e, principalmente, redução do índice de perdas de água são algumas medidas adotadas que serão diferenciais num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante o ano”, informa Dias.  

Mairinque já alcançou o menor índice de perdas de água dos últimos anos, passando de 56%, antes da concessão, para os atuais 30%. Esse resultado é fruto de ações periódicas, como a busca sistemática por vazamentos não visíveis, inclusive nas madrugadas, setorização das regiões de abastecimento, instalação de válvulas reguladoras de pressão, renovação e substituição das tubulações de água, atualização constante do cadastro técnico, renovação do parque de hidrômetros e substituição de ligações antigas. “O principal objetivo dessas ações é oferecer maior disponibilidade de água para a população, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho que vai ocorrer durante toda a concessão e que reflete na eficiência do abastecimento”, destaca. 

Com a previsão de um ano seco para toda a região, neste mês dedicado a preservação da água em data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, celebrado na segunda-feira, dia 22, a Saneaqua reforça a importância da preservação e de um uso mais consciente desse recurso natural tão essencial para saúde e qualidade de vida. “Preservar nossos recursos hídricos, fazendo uso mais eficiente e consciente da água, é de interesse de todos nós, concessionária e população”, diz o diretor.  

Para que a falta de chuva, que vem ocorrendo já neste verão e que pode se tornar mais comum nas próximas estações, seja minimizada, é importante o envolvimento de toda a comunidade no uso consciente da água. 

DICAS SANEAQUA 

Cuidado que transforma todos os dias 

Mesmo nos afazeres domésticos é possível evitar o desperdício usando a máquina de lavar na capacidade adequada para o volume de roupas, utilizar a água do tanque para lavar quintal e varanda, usar o balde para lavar calçadas e carros em vez de mangueira, molhar as plantas com um regador removível e econômico e em horário de menor incidência solar, como logo cedo ou à noite, fechar as torneiras ao escovar os dentes e ensaboar as louças e, principalmente, não demorar nos banhos. 

A Sanequa,  concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto Mairinque, informa que houve rompimento de uma adutora de água bruta na rua professor José Pinto do Amaral, neste sábado, dia 20, o que pode afetar a abastecimento de água em três bairros da cidade.

Técnicos da concessionária trabalham para sanar o problema. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite deste próprio sábado, dia 20.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Os bairros que podem ser afetados são: Centro, Sorocabana e CDHU.

 Em casos de dúvidas, ligue 0800 771 0001. O atendimento é gratuito e funciona 24h por dia.

Para evitar aglomerações, atendimento ocorrerá mediante agendamento prévio e também por meio dos canais digitais da concessionária 

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, informa que a loja de atendimento ao público passa a atender, a partir desta segunda-feira, dia 15, com hora marcada. Para evitar aglomerações, o atendimento ocorrerá mediante agendamento prévio. O contato pelos canais digitais da empresa também é uma opção. A medida foi tomada com o objetivo de minimizar os riscos para funcionários e clientes por conta do avanço da Covid-19. Todas as cidades do estado se encontram na Fase Emergencial do Plano São Paulo, anunciada na última quinta-feira (11). 

Para realizar o agendamento, a orientação é que os clientes acessem o site www.saneaqua.com.br. No menu, o cliente deve escolher “Agendar atendimento” e será redirecionado para uma outra página, onde deve clicar em “Agendamento”. A partir disso, será aberto um formulário em que será necessário preencher o nome completo, número do celular, e-mail, CDC, CPF, o tipo de serviço que deseja solicitar e redigir uma mensagem à empresa. 

Após a realização do agendamento, um atendente da Saneaqua fará contato com o cliente para iniciar o atendimento, entender o caso e tentar solucioná-lo. Caso não seja possível, será feito o agendamento para que o cliente vá até a loja e conclua a solicitação. 

A emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem ser realizados pelos canais digitais, sendo possível solicitar serviços de maneira simples, ágil e segura. 

Vale destacar que o telefone 0800 771 0001 está disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana, além do atendimento pela página da Saneaqua no Facebook (facebook.com.br/saneaqua), em horário comercial. 

A Saneaqua divulga frequentemente notícias sobre seus canais de atendimento via SMS e em suas redes sociais e reforça a importância de manter seus dados cadastrais atualizados para receber as últimas informações. 

Veja a lista de serviços que podem ser solicitados sem a necessidade de deslocamento até a loja da Saneaqua: 

1. 2ª via de conta 

2. Contas pagas 

3. Contas por e-mail 

4. Histórico de consumo 

5. Onde pagar sua conta 

6. Débito automático 

7. Estrutura tarifária 

8. Tabela de Serviços 

9. Alterar ou visualizar dados cadastrais (site – anexando os devidos documentos) 

10. Adicionar ou remover imóveis (somente site) 

11. Declaração anual de quitação 

12. Declaração negativa de débitos 

13. Notificar problema 

Atendimento ocorrerá mediante agendamento prévio e por meio dos canais digitais da concessionária 

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, informa o fechamento temporário da loja de atendimento da concessionária na cidade a partir de segunda-feira, dia 15. A medida foi tomada com o objetivo de minimizar os riscos para funcionários e clientes por conta do avanço da Covid-19. O fechamento ocorre no mesmo dia em que passa a valer em todas as cidades do estado a Fase Emergencial do Plano São Paulo, anunciada nesta quinta-feira (11). 

A loja permanecerá fechada para o público em geral, que pode solicitar atendimento mediante agendamento prévio, o que deve ser feito pelo site da concessionária. O atendimento pelos canais digitais da concessionária também é uma opção.  

Para realizar o agendamento, os clientes devem acessar o site www.saneaqua.com.br. No menu, o cliente deve escolher “Agendar atendimento” e será redirecionado para uma outra página onde deve clicar em “Agendamento”. A partir disso, será aberto um formulário em que será necessário preencher o nome completo, número do celular, e-mail, CDC, CPF, o tipo de serviço que deseja solicitar e redigir uma mensagem à empresa. 

Após a realização do agendamento, um atendente da Saneaqua fará contato com o cliente para iniciar o atendimento, entender o caso e tentar solucioná-lo. Caso não seja possível, será feito o agendamento para que o cliente vá até a loja e conclua o atendimento.  

“A emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem ser realizados rapidamente pelos canais digitais, sendo possível solicitar serviços de maneira simples, ágil e, principalmente, segura”, destaca a responsável pelo Atendimento ao Cliente da Saneaqua Mairinque, Luciana Barros. 

Vale destacar que o telefone 0800 771 0001 está disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana, além do atendimento pela página da Saneaqua no Facebook (facebook.com.br/saneaqua), em horário comercial. 

“Neste momento, acompanhamos um novo crescimento dos casos da Covid-19 em todo o país e a nossa prioridade é a segurança e saúde de nossos funcionários e clientes. Nossos canais digitais estão estruturados para solucionar as principais questões do dia a dia, sem a necessidade de deslocamento até os postos de atendimento. O objetivo é respeitar as medidas de segurança e preservar a vida das pessoas neste momento”, Luciana. 

A Saneaqua divulga frequentemente notícias sobre seus canais de atendimento via SMS e em suas redes sociais e reforça a importância de manter seus dados cadastrais atualizados para receber as últimas informações. 

Veja a lista de serviços que podem ser solicitados sem a necessidade de deslocamento até a loja da Saneaqua: 

  1. 2ª via de conta  
  2. Contas pagas  
  3. Contas por e-mail  
  4. Histórico de consumo  
  5. Onde pagar sua conta 
  6. Débito automático 
  7. Estrutura tarifária 
  8. Tabela de Serviços 
  9. Alterar ou visualizar dados cadastrais (site – anexando os devidos documentos) 
  10. Adicionar ou remover imóveis (somente site) 
  11. Declaração anual de quitação  
  12. Declaração negativa de débitos 
  13. Notificar problema 

Com o Estado em fase vermelha devido a Covid-19, o pagamento da conta de água e esgoto pode ser realizado sem a necessidade de sair de casa 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em Mairinque, conta com o aplicativo Picpay para o pagamento das faturas de água e esgoto. O objetivo da iniciativa é auxiliar os clientes a quitar as contas de maneira mais simples e rápida. 

Diante da última atualização do Plano São Paulo, anunciada pelo governo do Estado na última quarta-feira, dia 03, e que enquadra todos os municípios na Fase Vermelha, os clientes contam com a opção de utilizar a carteira digital do Picpay em seu smartphone para fazer o pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito das contas de água e esgoto. O aplicativo também permite que a pessoa transfira um valor para a sua conta do PicPay e utilize o saldo no pagamento da fatura. 

“Com a pandemia da Covid-19, parcerias como a do Picpay ganharam muito mais importância, pois ajudam a evitar filas e aglomerações. Por isso, buscamos constantemente aprimorar os nossos serviços e oferecer soluções que garantam facilidade, segurança e rapidez. Nosso objetivo é simplificar o dia a dia de nossos clientes”, reforça Luciana Barros, responsável pela área comercial na Saneaqua, em Mairinque. 

Além do pagamento via PicPay, os clientes da Saneaqua podem optar também pelo serviço de internet banking ou débito automático para pagar as faturas. 

Veja como realizar o pagamento: 

- Baixe o aplicativo nas lojas Google Play ou AppStore; 

- Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay; 

- Após o login efetuado, selecione a opção “Pagar conta”; 

- Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção; 

- Confira o valor na tela e toque em “Próximo”; 

- Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em “Pagar”. 

Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay. 

Atendimento pelos canais digitais: 

A Saneaqua possui diversos canais de atendimento digitais para a população da cidade. O telefone de atendimento 0800 771 0001, e a página da empresa na internet, www.saneaqua.com.br, funcionam 24 horas. 

Por estes canais é possível solicitar uma série de serviços sem a necessidade de deslocamento até a loja de atendimento. A emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem ser solicitados diretamente da página inicial do site. 

“Em todos os canais digitais os clientes conseguem receber orientações em relação aos serviços operacionais ou comerciais prestados pela concessionária”, informa Luciana. 

Veja a lista de serviços que podem ser solicitados pelos nossos canais digitais: 

1. 2ª via de conta 

2. Contas pagas 

3. Contas por e-mail 

4. Histórico de consumo 

5. Onde pagar sua conta 

6. Débito automático 

7. Estrutura tarifária 

8. Tabela de Serviços 

9. Autoleitura 

10. Alterar ou visualizar dados cadastrais 

11. Adicionar ou remover imóveis 

12. Declaração anual de quitação 

13. Declaração negativa de débitos 

Interligações incorretas podem causar extravasamentos e danos ao meio ambiente 

Com o verão temos uma incidência maior de chuvas nesse período e é fundamental redobrar a atenção com relação ao uso das redes de esgoto. 

O despejo da água pluvial, provenientes da chuva, não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e industrias. Essa prática causada pelo desconhecimento do tema ou ligações clandestinas é proibida por lei, pois danifica o sistema de afastamento e coleta do esgoto do município. 

Segundo Luana Ronconi, responsável pela área operacional da Saneaqua em Mairinque, a tubulação de esgoto tem cerca de 15 cm de diâmetro, enquanto que a de águas pluviais tem, no mínimo, o dobro, 30 cm.  

“A rede de esgoto é dimensionada para suportar somente o esgoto doméstico, portanto não tem capacidade para receber o grande volume proveniente da água de chuva, o que pode ocasionar extravasamentos nas ruas e imóveis da cidade”, alerta Ronconi. 

Além da alteração no diâmetro há outras diferenças entre esses dois tipos de redes.  

As redes de drenagem pluvial coletam água de chuva por meio das chamadas “bocas de lobo”, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas. Já as redes de esgoto coletam apenas os esgotos sanitários por meio das ligações que conectam as residências à rede pública.  

Os problemas aparecem quando as duas redes são interligadas indevidamente. Isso pode ocorrer tanto por conta de ligações mal feitas quanto por clandestinas.  

O esgoto despejado incorretamente na rede de água de chuva em vez de ser conduzido para a estação de tratamento será lançado diretamente em rios, lagos e mares, poluindo os mananciais. E o oposto também é ruim, quando as tubulações de águas pluviais são ligadas à rede de esgoto há um excesso do volume coletado, causando o mau funcionamento e operação do sistema de esgoto. 

Nos períodos chuvosos, as ocorrências de extravasamento de esgoto aumentam por causa da grande vazão de águas pluviais interligadas. Somente em 2020 os atendimentos a ocorrências operacionais deste tipo resultaram em 335 desobstruções e mais de 1719 manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade. 

Portanto, promover a ligação de seu imóvel à rede de esgoto, de acordo com os critérios definidos pela concessionária, é uma contribuição muito importante para a preservação do meio ambiente e da saúde da população. 

“Fuja de ligações clandestinas e garanta o bom funcionamento das redes de esgoto e de drenagem pluvial da cidade”, recomenda Ronconi. 

 

Documento apresenta um resumo dos dados coletados em Mairinque em 2020

Com o objetivo de garantir o direito de acesso à informação sobre a água consumida na cidade, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, elabora anualmente um relatório com um resumo das análises realizadas durante o ano. O documento, que começa a chegar aos clientes a partir da próxima semana, atesta que a água distribuída atende a todos os padrões de qualidade necessários para o consumo humano e pode ser consumida sem qualquer risco.

O relatório, que é entregue pelos agentes comerciais da concessionária junto com a conta de água, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação nos mananciais, até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Mairinque podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que recebem e consomem em seus imóveis.

A tecnologia utilizada pela Saneaqua controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água. A concessionária controla também, de forma criteriosa e detalhada, a qualidade dos mananciais das cidades, onde atua durante todo o ano.

O relatório com os dados de 2020 é distribuído em um folheto. A entrega cumpre o Decreto Federal nº 5.440/2005, a Portaria de Consolidação nº 5 de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde e a Lei 8078/1990, que estabelecem as características da água de sistemas de abastecimento e institui meios de divulgação ao consumidor.

“Este relatório é importante para que os mairinquenses tenham conhecimento de todo o controle feito pela empresa para oferecer uma água segura, sem riscos à saúde”, afirma Rodrigo Dias, diretor regional de operações da Saneaqua em Mairinque.

Para atingir resultados positivos, a concessionária realiza um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos em tempo real e análises laboratoriais, desde a captação dos mananciais (Fiscal e Carvalhal), passando pelo processo de tratamento até às redes de distribuição. “Em média, são realizadas mais de 744 análises por mês da água produzida; quantidade duas vezes superior em relação ao previsto pela legislação. Isso traduz nosso compromisso com a água fornecida e nosso respeito com a saúde da população”, complementa Dias.

As informações que constam na publicação e os índices de análises sobre a qualidade da água também estão disponíveis na internet, no link www.saneaqua.com.br, e podem ser consultados mensalmente no link Qualidade de Água.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, informa que o fornecimento de água nos bairros Marmeleiro, Jardim Brasília, Jardim Nova Granada, Monjolinho, Barreto e Recanto podem apresentar oscilações nesta quinta-feira, 18/02, devido ao rompimento da adutora de água responsável pelo abastecimento da região. 

Uma equipe técnica da Concessionária realiza a manutenção na Rua João Guedes do Nascimento para garantir que a distribuição de água possa ser retomada o mais breve possível à população.    

A empresa pede desculpas pelos transtornos e orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios. A previsão para a retomada do abastecimento é até o fim desta quinta-feira, 18/02. 

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br. A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h.   

Desde que iniciou as operações em Mairinque-SP, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e de esgoto da cidade, implementou um grande processo de recuperação e reconstrução dos sistemas de produção e distribuição da água potável que chega na casa dos clientes.

Para que a população conheça como funciona o sistema de tratamento de água da cidade e saiba mais sobre todas as mudanças realizadas até aqui, a concessionária apresenta ações promovidas no dia a dia.

O primeiro passo para garantir a qualidade do serviço de abastecimento da cidade é a captação do recurso hídrico (água bruta) nos mananciais, sejam subterrâneos (lençóis freáticos e poços profundos) ou na superfície (rios, barragens e lagos). Em Mairinque, o sistema principal faz a captação da água bruta nas represas Fiscal e Carvalhal, bombeando o volume necessário para a ETA Cruzeiro, localizada na Avenida Professor José Pinto do Amaral, 401, no Bairro Jardim Cruzeiro. 

No local, o recurso captado passa por vários processos que “transformam” a água bruta em água potável, plenamente adequada ao consumo humano.

No processo, elementos sólidos como areia e pedras, conhecidos como partículas em suspensão, são retiradas da água captada. Além disso, é durante o tratamento que ocorre a eliminação de vírus, bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças. Para isso, são aplicados alguns procedimentos, conforme as características da água captada.

Veja algumas etapas do processo realizado na Estação de Tratamento de Água de Mairinque: Coagulação: adição e mistura de coagulante na água captada para facilitar a floculação. Esse produto permite que as pequenas partículas da água possam se agrupar;

Floculação: é o agrupamento dos coágulos, onde se juntam as impurezas da água bruta, formando flocos, que são mais pesados do que as partículas dissolvidas;

Decantação: deposição dos flocos por ação da gravidade, levando as impurezas para o fundo dos tanques;

Filtração: processo em que a água passa através de substâncias porosas (areia, seixo e antracito), capazes de reter os menores flocos, impurezas e protozoários;

Fluoretação: adição de fluoretos na água – esse processo permite a redução da cárie dentária infantil em até 65% (conforme determina a legislação vigente);

Cloração: a adição de cloro na água promove o processo de desinfecção, assegurando a eliminação de micro-organismos patogênicos (conforme determina a legislação vigente).

A ETA Cruzeiro é do tipo convencional e é considerada o “coração” do sistema de abastecimento da cidade. Em 2017, a concessionária iniciou um trabalho extenso de recuperação da infraestrutura, garantindo a ampliação e segurança do processo de tratamento de água.

“O trabalho de recuperação da ETA foi desafiador, pois se tratou de uma reforma completa em todos os processos do tratamento, sem a possibilidade de interrupção do trabalho por completo. A reforma foi possível com muito planejamento. Além disso, como a ETA conta com módulos individuais, o planejamento foi essencial para garantir que as obras pudessem ser realizadas concomitantemente com a operação, parando metade do processo e continuando a produção de água na outra metade”, comenta Rodrigo Dias, Diretor Operacional da Saneaqua em Mairinque.

Ao longo das etapas de tratamento, a água passa por inúmeras análises laboratoriais e testes de padrões de qualidade. Tudo isso para garantir a potabilidade para que depois seja transportada até os reservatórios, de onde será distribuída até a casa dos clientes por meio das estações elevatórias e adutoras — redes de distribuição que levam a água até as casas.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.  

A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h. 

O consumo consciente de água e a adoção de práticas sustentáveis é fundamental para preservar os recursos hídricos e seguirmos utilizando-os no futuro. De acordo com o Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável. Esse número é bastante elevado e preocupante.  

Diante disso, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, separou algumas dicas para que os mairinquenses aprendam a verificar o consumo de água de seu imóvel e pratiquem o consumo consciente.  

Toda vez que o chuveiro é aberto ou a máquina é ligada, o hidrômetro da casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho, também conhecido como relógio, mede o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício. 

Por meio da leitura do hidrômetro, é possível acompanhar o padrão de consumo mensal de água nos imóveis, uma informação que não só ajuda a ter um consumo consciente, mas também a manter as contas sob controle e, na identificação com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas de consumo. 

Para saber o quanto se está consumindo na residência, o morador deve identificar o número de medição que consta na sua última conta de água. Subtrair a medição da conta do número que consta na leitura atual do seu hidrômetro. Para o cálculo, considerar somente os números pretos e desconsiderar os demais. Com isso, já dá para saber o quanto foi consumido de água desde a última conta de água. 

“Para fazer essa conta, os clientes devem considerar sempre os números pretos do hidrômetro. Se a leitura atual está em 0084 e a leitura anterior que consta na conta estava em 0074, significa que já se consumiu, desde o dia da última leitura (informação que consta nas contas), 10m³, ou seja, 10.000 litros de água”, explica Luciana Barros, responsável pela área Comercial na Saneaqua.  

Mudanças simples de hábitos são fundamentais para o futuro da água, de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) cada pessoa consome por dia 154,9 litros de água por dia, o que equivale a 4,6m³/mês. Mas, como realizar o consumo consciente? A Organização das Nações Unidas (ONU) considera que o consumo diário ideal de água por pessoa seja de 110 litros, volume capaz de atender as necessidades de consumo e higiene. Seguem algumas dicas: 

- Atenção a vazamentos nas residências: um vazamento de 2mm, desperdiça 96 mil litros de água por mês;  

- Substituir mangueira pelo balde: Feche a mangueira! Quatro baldes de água já são suficientes para lavar seu carro. Se o objetivo é regar as plantas, há alternativas mais econômicas. Substituir a mangueira pelo regador gera economia de 96 litros de água em dez minutos. 

- Sem pinga-pinga: uma torneira gotejando, desperdiça 40 litros de água por dia. Em uma semana, aqueles pingos que pareciam inofensivos já serão responsáveis por 280 litros de água jogados pelo ralo; 

- Economia no banho: a redução de só 1 minuto do tempo de banho, ao fim de um ano terá ajudado a economizar 3.285 litros de água. 

É importante que todos adotem hábitos de consumos conscientes e multipliquem as informações para modificar também a rotina de quem está próximo.  

A Saneaqua disponibiliza mais dicas e informações sobre o tema por meio do portal: www.consumoconsciente.brkambiental.com.br, mostrando que pequenas ações podem trazer grandes resultados. A proposta é que todos reflitam sobre o próprio consumo de água e combatam o desperdício, contribuindo para o meio ambiente. 

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.  

A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h. 

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, informa que o fornecimento de água no bairro São José pode apresentar oscilações nesta terça-feira, 09/02, devido a uma manutenção emergencial na rede de distribuiçãoda região. 

Uma equipe técnica da Concessionária realiza a manutenção na Rua Durval Luiz de Oliveira para garantir que a distribuição de água possa ser retomada o mais breve possível à população.   

A empresa pede desculpas pelos transtornos e orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios. A previsão para a retomada do abastecimento é até o final da manhã desta terça feira, 09/02.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br. A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h.  

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, informa que o bairro Vila Sorocabana pode ter oscilações no abastecimento de água na noite deste sábado, 06/02.

Uma equipe técnica da concessionária realiza uma manutenção emergencial em uma válvula reguladora de pressão.

A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado na madrugada deste domingo, dia 07.

A concessionária pede desculpas pelos transtornos e orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios.

Em caso de dúvidas e demais esclarecimentos, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br. A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, informa que o fornecimento de água no Jardim Vitória (parte alta) pode apresentar oscilações nesta sexta-feira, 05/02, por conta de um rompimento na adutora de água responsável pelo abastecimento da região. 

Uma equipe técnica da Concessionária realiza a manutenção na Rua Teodoro Simão Ierck para garantir que a distribuição de água possa ser retomada o mais breve possível à população. A previsão é que abastecimento seja regularizado no final da noite desta sexta, dia 05. 

A empresa pede desculpas pelos transtornos e orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios. 

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br. A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou nesta terça-feira (2) a doação de uniformes descaracterizados da concessionária para a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mairinque. 

Peças antigas, que seriam descartadas, foram entregas à Associação, como blusas, camisas, calças e jaquetas. Os produtos serão utilizados como matéria prima para a elaboração de produtos artesanais, como nécessaires, que serão confeccionadas por alunos no ateliê rotativo da instituição. 

As doações foram entregues por membros da equipe de Sustentabilidade da empresa. “A empresa tem o compromisso de apoiar ações e instituições num cenário de pandemia como este que estamos enfrentando”, destaca Thaís Cortina, gerente de sustentabilidade da concessionária. 

“Todos aqui participam das confecções. Por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas atividades da Associação foram suspensas, portanto parcerias como essa nos ajudam muito nessa fase. Por meio das doações fabricaremos necessaires para que todos possam usar e até mesmo para uma exposição e venda futura dos itens, gerando recurso para a instituição. Agradecemos a Saneaqua, pois toda doação é bem-vinda para desenvolvermos nossos projetos e ações”, afirma Talia Gonçalves, auxiliar administrativa da unidade. 

Essa é a segunda doação da Saneaqua para a APAE de Mairinque desde o início da pandemia. Na doação anterior, realizada em novembro de 2020, foram entregues 150 kits de higiene e limpeza compostos por água sanitária, detergente e sabonete. A Associação atende cerca de 120 pessoas em programas e grupos de apoio, além de prestar assistência nas áreas de Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Fisioterapia, Assistência Social. 

Prestadora de um serviço essencial, a Saneaqua também tem investido em ações de prevenção destinadas aos seus colaboradores e clientes. Destacam-se a rotina de higienização constante de veículos e equipamentos utilizados pelas equipes de campo, reforço no atendimento de seus canais digitais – 0800 771 0001, site www.saneaqua.com.br e perfil da empresa no Facebook. 

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Mairinque, informa que o bairro Vila Sorocabana pode ter oscilações no abastecimento de água nesta terça-feira, dia 02. Uma equipe técnica da concessionária realiza uma varredura no bairro para localização e reparo de um vazamento e, com isso, regularizar a situação do abastecimento no local. Enquanto a situação não é normalizada, a concessionária vai encaminhar um caminhão pipa ao bairro para garantir o abastecimento da população. 

A concessionária pede desculpas pelos transtornos e orienta a população para que utilize água de forma consciente e evite desperdícios.

No último sábado, 30/01, a Saneaqua realizou a instalação de uma válvula reguladora de pressão no bairro. Ontem, 01/02, no período da tarde a válvula apresentou umproblema e uma equipe operacional foi deslocada para realizar o reparo no equipamento, que voltou a funcionar normalmente. Porém, hoje, 02/02, foi identificada uma suspeita vazamento, situação que a concessionária atua para resolver o mais breve possível. 

Em caso de dúvidas e demais esclarecimentos, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br. A empresa também disponibiliza atendimento presencial ao público na loja localizada na rua R. Prof. José Pinto do Amaral, 401 - Jardim do Cruzeiro. O funcionamento é de segunda à sexta das 11h às 16h.

Pagamento das faturas de água e esgoto pode ser realizado a partir deste mês em ponto de arrecadação no bairro Dona Catarina

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, amplia os locais de recebimento das faturas para os moradores do bairro Dona Catarina, que passam a contar com um ponto local de arrecadação, a loja Gil Doces.

“O ponto de arrecadação do bairro Dona Catarina vai facilitar o pagamento das faturas para nossos clientes, pois a região está localizada a aproximadamente 27 quilômetros do Centro de Mairinque e não conta com rede bancária e casa lotérica”, informa Luciana Barros, coordenadora comercial na Saneaqua.

A loja Gil Doces está localizada na rua SD Dona Catarina, 8489 e já recebe pagamento das faturas de água e esgoto em dinheiro ou cartão de débito de qualquer bandeira.

Em caso de dúvidas, a Saneaqua mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. Nesse momento, a concessionária incentiva seus clientes a priorizarem o uso dos canais digitais, com atendimento disponível pelo e-mail (sac-mairinque@saneaqua.com.br), pela página da concessionária no Facebook (facebook.com/saneaqua) ou pelo chat disponível no site www.saneaqua.com.br.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento do município de Mairinque, informa que o abastecimento de água em parte da cidade ainda pode sofrer oscilações neste domingo, dia 20, em decorrência de problemas elétricos ocorridos na Estação de Tratamento de Água neste sábado. 

A equipe de operações da concessionária está realizando manobras no sistema para regularizar a situação o mais rápido possível.

Os bairros afetados são: São José, Vitoria parte alta, Cecap, Flora, Residencial Parque, Nova Esperança, Chácara Flora, Nova Mairinque, Jardim Cruzeiro e CDHU.

A previsão para normalização e reestabelecimento total dos bairros afetados é as 2h da madrugada do dia 21/12.

A Saneaqua pede  a compreensão e a colaboração da população para que utilizem água de forma consciente e evitem desperdícios. Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento do município de Mairinque, informa que devido a uma manutenção elétrica emergencial na Estação de Tratamento de Água Cruzeiro  o abastecimento em parte da cidade deve sofrer oscilações ao longo deste sábado, 19/12.

Os bairros afetados são: Centro, Sorocabana, CDHU, São Camilo, Chácara Flora, Flora, Nova Esperança,  Nova Mairinque, Residencial Parque, Cecap, Cruzeiro, Reneville, Waldez, Ipês,  São José, Lagoinha, Vitoria, Arco Íris e Santa Amélia

Técnicos da concessionária atuam no reparo e também realizam manobras no sistema de distribuição de água para minimizar os impactos nos bairros. A empresa pede que a população utilize água de forma consciente e evite desperdícios. Em caso de dúvidas, ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia

Iniciativa oferece condições diferenciadas para clientes que queiram quitar seus débitos

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, iniciou dia 16 de novembro, a Mega Blue Friday, que traz uma oportunidade para clientes que queiram regularizar seus débitos junto à empresa por meio de condições facilitadas de pagamento e até renegociação de dívidas.

Durante a Mega Blue Friday, realizada de 16 de novembro até o dia 23 de dezembro, as condições especiais de negociação estarão disponíveis por meio dos canais de atendimento da empresa.

Os acordos são exclusivos, conforme as necessidades de cada pessoa, e oferecem opções como pagamento de faturas vencidas à vista com isenção de multas e juros e parcelamentos. 

“A Mega Blue Friday é uma oportunidade de condições diferenciadas de negociação de débitos para nossos clientes. Nossa equipe é capaz de avaliar a melhor condição de pagamento para cada caso, permitindo que todos possam terminar o ano com as contas em dia”, explica Luciana Barros, responsável pela área Comercial na Saneaqua.

As negociações são realizadas pelos seguintes canais:

  • Site: https://www.acordocerto.com.br/saneaquamairinque;
  • e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br;
  • Presencialmente na loja de atendimento, localizada na Rua Prof. José Pinto do Amaral, 401 – Jd. Cruzeiro. O atendimento presencial na loja é realizado de segunda a sexta-feira das 11hs às 16hs.

Saneaqua trabalha pra retomar funcionamento do local; 70% dos bairros da cidade podem ser impactados

O furto de cabos e danos a equipamentos na Captação de água bruta do Fiscal nesta madrugada provocou a paralisação das bombas e consequentemente do tratamento e distribuição de água em Mairinque. A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade trabalha para retomar o funcionamento do local. O abastecimento de 70% da cidade é afetado pela ocorrência.

Os bairros impactados são: Centro, Sorocabana, Nova Mairinque, Jardim Cruzeiro, Jardim Flora, Cecap, São José, Três Lagoinhas, Jardim dos Ipês, Jardim Vitória, Núcleo Santa Amélia, São Camilo, Arco íris e CDHU.

Ainda não há previsão de regularização do abastecimento. Diante da situação, a Saneaqua reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em caso de dúvidas ligue para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

A limpeza é realizada anualmente para que a concessionária continue oferecendo água limpa e de qualidade à população de Mairinque

A partir da próxima quarta-feira, 25/11, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, inicia o programa de manutenções preventivas para a limpeza e desinfeção dos reservatórios de água de Mairinque. No total, 23 reservatórios passarão pelo procedimento, com previsão de término em 06/01/21.

“A iniciativa é realizada anualmente com o objetivo de garantir a manutenção dos equipamentos e continuar oferecendo água limpa e de qualidade à população, assim como maior disponibilidade do recurso para os moradores da cidade”, explica Edi Bortoli, diretor de operações da BRK Ambiental em Mairinque. 

Além da limpeza periódica realizada nos reservatórios, a rotina para monitoramento da qualidade da água da Saneaqua inclui a realização de análises diárias das amostras coletadas em pontos de controle distribuídos pela cidade.

Por conta da intervenção, o abastecimento de água em alguns bairros da cidade pode sofrer oscilações, de acordo com o trabalho realizado em cada manutenção. “É importante ressaltar que a Saneaqua fez investimentos para que, na maioria dos casos, a limpeza dos reservatórios não afete o abastecimento. Alguns bairros poderão ter curtas oscilações no abastecimento, conforme detalhado no cronograma abaixo”, ressalta o diretor.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população e orienta para que os registros dos cavaletes também sejam fechados pelos moradores.

“É sempre importante alertar que a água é um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito é deve ser utilizado de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal”, recomenda ainda Bortoli.

Em caso de dúvidas, os clientes podem fazer contato com a empresa por meio telefone 0800 771 0001, site da concessionária  www.saneaqua.com.br ou ainda pela Facebook.

Confira o cronograma com as datas em que as limpezas serão realizadas em cada bairro:

25/11/2020 - Caixa de Sucção Captação Fiscal
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento Bairros afetados: Centro, Sorocabana, Terras de São José, Três Lagoinha, Jardim dos Ypês, Reneville, JD. Vitória, Arco Íris e Santa Amélia

25/11/2020 - Limpeza do R-05 CR Bombeiro A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento Bairros afetados: Centro e Sorocabana

26/11/2020 - Limpeza R-14 ETA JD. Cruzeiro A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento Bairros afetados: Centro, Sorocabana, Terras de São José, Três Lagoinha, Jardim dos Ypês, Reneville, JD. Cruzeiro “A e B”, Cecap, Residencial Parque, Nova Mairinque, JD. Flora, Chácara Flora, Nova Esperança, Roda da Carroça, Vitória Zona Alta

26/11/2020 - Limpeza do R-05 CR Bombeiro A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento Bairros afetados: Centro e Sorocabana

02/12/2020 - Limpeza R-2B, R-2C, R-2D e R-2E Metálicos, CR-Telesp Poderão ocorrer oscilações no abastecimento nos bairros Nova Mairinque, Cecap e Flora, com expectativa de regularização às 18h do dia 25/11/2020.

02/12/2020 - Limpeza CR Flora A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento Bairros afetados: Flora, Chácara Flora e Roda da Carroça.

03/12/2020 - Limpeza CR Ginásio A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento Bairros afetados: Granada, Nova Granada, Marmeleiro, Barreto, Monjolinho e Recanto dos Eucaliptos.

03/12/2020 - Limpeza CR Arco Íris
Poderão ocorrer oscilações no abastecimento no bairro Arco Íris, com expectativa de regularização às 23h do dia 26/11/2020.

09/12/20 - Limpeza CR Trocadeiro
Poderão ocorrer oscilações no abastecimento no bairro Trocadeiro, com expectativa de regularização às 17h do dia 02/12/2020.

09/12/20 - Limpeza CR São Camilo
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairro afetado: São Camilo

10/12/20 - Limpeza R26A - Cecap novo
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairros afetados: Jardim Cruzeiro, Cecap, Flora, Nova Mairinque, Residencial Parque, Chácara Flora e Nova Esperança

10/12/20 - Limpeza R27 Waldez Alvenaria
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairros afetados: Jardim Waldez, Reneville, São José,  Jardim dos Ipês, Lagoinha, Jardim Vitória

16/12/20 - Limpeza R16A Cecap
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairros afetados: Jardim Cruzeiro, Cecap, Flora, Nova Mairinque, Residencial Parque, Chácara Flora e Nova Esperança.

09/12/20 - Limpeza R27A Waldez Metálico
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairros afetados: Jardim Waldez, Reneville, São José,  Jardim dos Ipês, Lagoinha, Jardim Vitória.

17/12/20 - Limpeza R10 São José
Poderão ocorrer oscilações no abastecimento nos bairros São José, Três Lagoinhas e Jardim dos Ipês com expectativa de regularização às 23h do dia 10/12/2020.

17/12/20 - Limpeza R-2E CR Telesp novo
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairros afetados: Nova Mairinque, Cecap e Flora

05/01/21 - Limpeza R19 e R19A Vitória Z.A
Poderão ocorrer oscilações no abastecimento na parte alta do bairro Jardim Vitória.

05/01/21 - Limpeza R18 Reneville
A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairro afetado: Reneville

06/01/21 - Limpeza CR CDHU A limpeza desse reservatório não afetará o abastecimento. Bairro afetado: CDHU

Indicador foi de 24,4% no mês de setembro, o que representa uma economia de mais de 14 milhões de litros de água em comparação com o mesmo período do ano anterior

O índice de perdas de água de Mairinque no mês de setembro fechou em 24,4%. O resultado é fruto do trabalho diário para controle de perdas e eficiência realizado pela Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, e é 17% menor se comparado ao mesmo período de 2019, que fechou em 30%. Na prática, isso representa 72 milhões de litros de água que foram preservados somente no primeiro semestre de 2020.

Esse intenso trabalho de controle de perdas foi fundamental, considerando o cenário crítico dos níveis de água que estão reduzidos nos mananciais Fiscal e Carvalhal, responsáveis pela produção de água bruta na cidade. Os reservatórios tiveram queda no volume de água no último mês devido à falta de chuvas, elevação das temperaturas, além do impacto da pandemia, que exige um cuidado maior com a higiene e também a permanência prolongada das pessoas em casa, aumentando o consumo de água. 

Para diminuir as perdas de água e melhorar a eficiência do sistema de abastecimento de Mairinque, a Saneaqua estruturou um plano dedicado exclusivamente a localização de vazamentos não visíveis e gerenciamento de pressões em locais elevados. A iniciativa tem a finalidade de nivelar a pressão da água, evitando possíveis rompimentos na rede de distribuição. Além disso, válvulas reguladoras de pressão também foram instaladas em diversos pontos da rede de distribuição de água.

“A Saneaqua entende que o controle de perdas é um dos itens mais importantes de uma operação de saneamento básico. Investimos em tecnologia para buscar formas de identificar e corrigir vazamentos com mais agilidade, porque sabemos que isso tem um impacto ambiental muito significativo”, destaca Edi Bortoli diretor de operações na Saneaqua.

O diretor conta ainda que o trabalho de controle de perdas em Mairinque, ocorre por meio de ações periódicas, como a busca sistemática por vazamentos não visíveis, inclusive nas madrugadas, setorização das regiões de abastecimento, instalação inteligente de válvulas reguladoras de pressão, renovação e substituição das tubulações de água, atualização constante do cadastro técnico, renovação do parque de hidrômetros e substituição de ligações antigas.

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho que vai ocorrer durante toda a concessão, uma vez que reduzir o índice de perdas e mantê-lo em patamar adequado exige planejamento e ações contínuas por parte da concessionária”, explica Edi.

A empresa reforça que o combate às perdas de água é fundamental para melhoria e otimização de todo o sistema. A redução das perdas não é um ato isolado, mas de todos. Por isso, sempre quando houver uma suspeita de vazamento ou de ligações clandestinas é importante comunicar diretamente a concessionária. O contato pode ser feito gratuitamente pelo 0800 771 0001, no site www.saneaqua.com.br ou pelo Facebook da Saneaqua. A participação e o envolvimento da população são fundamentais para que Mairinque continue avançando em redução de perdas.

Aplicativo permite o pagamentodas contas de água e esgoto à vista ou parceladas no cartão de crédito.

Para auxiliar os seus clientes e tornar ainda mais simples o pagamento das faturas de água e esgoto, Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em Mairinque, anuncia a parceria com o aplicativo PicPay.

A partir do mês de outubro, todos os clientes da concessionária terão a opção de utilizar a carteira digital em seu smartphone para fazer o pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito. O aplicativo também permite que a pessoa transfira um valor para a sua conta do PicPay e utilize o saldo no pagamento da fatura.

“Com a pandemia da Covid-19, os canais digitais ganharam muito mais importância, pois ajudam a evitar filas e aglomerações, por isso buscamos constantemente aprimorar os nossos serviços e oferecer soluções que garantam facilidade, segurança e rapidez. Nosso objetivo é simplificar o dia a dia de nossos clientes”, reforça Luciana Barros, da Saneaqua.

Além do pagamento via PicPay, os clientes da Saneaqua podem optar também pelo serviço de internet banking ou o débito automático para pagar as faturas.

Veja como realizar o pagamento:

- Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativo Google Play ou AppStore;

- Faça o cadastro seguindo os passos demonstrados na tela inicial do PicPay;

- Após o login efetuado, selecione a opção “Pagar conta”;

- Escolha entre ler ou digitar o código de barras manualmente. Em caso de faturas digitais, basta copiar o código de barras e selecionar a segunda opção;

- Confira o valor na tela e toque em “Próximo”;

- Confirme os dados bancários, sua forma de pagamento, a quantidade de parcelas e toque em “Pagar”.

Caso o pagamento seja aprovado imediatamente, o comprovante fica disponível no aplicativo. Em situações em que for necessária a análise de segurança do cartão de crédito, o cliente deverá aguardar o e-mail e/ou notificação do PicPay.

Com R$ 45 milhões investidos, universalização da cobertura do sistema de abastecimento de água, redução em perdas e avanço para ampliação dos serviços de esgoto estão entre as principais conquistas do período

A Saneaqua
comemora 10 anos de atuação em Mairinque nessa segunda, dia 05 de outubro, mesmo
mês que a cidade celebra 130 anos de existência. Com R$ 45 milhões já
investidos em saneamento básico no município, a concessionaria responsável
pelos serviços de água e esgoto tem orgulho de apresentar avanços expressivos, entre eles a universalização
do sistema de abastecimento de água, redução do índice de perdas de água quase
pela metade e obras para ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

Em 10
anos de trabalho, a Saneaqua já conseguiu reduzir o índice de perdas
de água de 56% para os atuais 30%, o que representa uma economia mensal de
mais de 80 milhões de litros de água para os moradores da cidade, e atualmente 100% da
área de cobertura do contrato de concessão recebe água tratada e de qualidade.
Bairros como o
Dona Catarina tiveram suas redes de água expandidas, na Vila Sorocabana,
tubulações antigas de ferro foram substituídas por novas e de PEAD, material de
qualidade superior, um novo poço em Moreiras foi perfurado para ampliação do
abastecimento da região, cinco novos reservatórios foram construídos, a Estação
de Tratamento de Água foi totalmente reformada, o sistema de abastecimento foi
automatizado e a Represa do Fiscal, principal captação de água bruta do
município foi revitalizada.

Além
disso, a construção da primeira Estação de
Tratamento de Esgoto (ETE) de Mairinque, no Jardim Vitória, segue com obras
aceleradas. A fase atual é de montagem mecânica, com a previsão de entrega da
primeira etapa, que vai tratar 40% do esgoto do município, a partir de
janeiro de 2021.

Os
avanços foram possíveis graças aos R$ 45 milhões investidos pela concessionária
no município. “Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo água
e saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e nosso principal
objetivo agora é a universalização da coleta e tratamento de esgoto”, explica
Fernando Mangabeira, diretor da Saneaqua.

O que nos impulsiona é o reconhecimento dos clientes, além da nossa
própria satisfação de de­ver cumprido, transformando de fato a vida da
população de Mairinque, ressalta o diretor. 

Redução do índice de
perdas

A
redução do índice de perdas de água é fruto de um trabalho contínuo realizado
pela concessionária na cidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas,
cada pessoa necessita
de 3,3 mil litros de água por
mês (cerca de 110 litros de água
por dia para atender às necessidades de consumo e higiene).

Com
a redução, Mairinque passou a economizar por ano mais de 960 milhões de
litros de água, o
suficiente para abastecer aproximadamente 13 mil pessoas nesse mesmo período. Isso foi possível devido aos investimentos
na modernização de redes, trabalho intenso de mapeamento de áreas mais
sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar vazamentos.

O trabalho de controle de
perdas feito pela Saneaqua ocorre por meio de ações periódicas como a busca
sistemática por vazamentos não visíveis, setorização das regiões de
abastecimento, instalação de válvulas reguladoras de pressão, troca de redes
antigas por novas, implantação do cadastro técnico, renovação do parque de
hidrômetros, substituição de ligações antigas e medição de descargas
preventivas. Elas vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma
atividade rotineira e contínua.

Obras
para ampliar os serviços de esgoto

A construção da
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mairinque é um importante
benefício ambiental para a cidade, pois acolhe afluentes do Ribeirão Varjão,
que deságua no Rio Sorocaba. A obra está em fase final com um projeto que optou
por uma tecnologia terciária, que proporciona tratar gradativamente o esgoto
captado na área de concessão em Mairinque e evita o despejo de esgoto in natura
nos córregos e cursos d´água da cidade.

Além
da instalação da ETE, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade
também conta com implantação de redes coletoras, construção de cinco estações
de bombeamento localizadas nos bairros Jardim Vitória, Nova Mairinque,
Residencial Parque, Sorocabana e operação de uma estação de maior porte também
localizada no Bairro do Vitória, que conduzirá os efluentes para a Estação de
Tratamento.

Essa primeira fase de
investimentos do Sistema de Esgotamento Sanitário de Mairinque está prevista
para terminar no final de 2020 e será responsável por coletar, afastar e tratar
todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana, Jardim Cruzeiro, Nova
Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória, locais
onde já passaram as redes coletoras e elevatórias de esgoto dessa etapa das
obras.

Casal de corujas vive há 10 anos no local e, pela primeira vez neste período, a família cresceu. Enquete no Facebook da Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água da cidade, vai escolher o nome dos filhotes 

Uma
família de corujas buraqueiras, de nome científico Athene cunicularia, e que
tem grande predominância na região sudeste do País, é moradora ilustre da Estação
de Tratamento de Água de Mairinque (SP). .


aproximadamente dez anos, um casal de corujas vive no terreno da Estação de
Tratamento de Água da Saneaqua, concessionária de saneamento da cidade. Recentemente,
durante a pandemia do novo coronavírus, os funcionários tiveram a oportunidade de
registrar a presença de filhotes.

Foi a
primeira vez que os funcionários identificaram o crescimento da família no
local. Acostumados a verem os animais adultos expostos todos os
dias do lado de fora do ninho para tomar sol, as equipes da operação foram
surpreendidas durante uma manhã, quando as duas pequenas corujas saíram do
ninho para acompanhar seus pais.

“A Coruja Buraqueira é uma ave tímida, por isso, prefere lugares sossegados. Durante o dia
geralmente elas ficam cochilando no sol, próximas ao seu ninho, nas árvores que
compõem a área verde da empresa. Para nós, foi uma grande surpresa ver os
filhotes”. explica Joice Pereira Martins, responsável pela área de Meio
Ambiente na Saneaqua

A época da reprodução da
Coruja Buraqueira começa entre os
meses de março e abril. A fêmea põe em média de 6 a 11 ovos e, quando os filhotes nascem, a responsabilidade da
cria é dos machos.

A
Saneaqua procurou o Centro de Manejo da Fauna Silvestre de Mairinque, que nos
enviou um parecer informando não ter nenhum
impeditivo para as corujas utilizarem a estrutura do terreno para confecção de
tocas ou ninhos, desde que não sejam submetidas a cuidados humanos, restritas a
viveiros ou gaiolas, ou sendo utilizadas como animais de estimação. “Os
funcionários da Saneaqua não alimentam e ou tocam os animais, pois as aves são
silvestres e escolheram o local apenas para procriação e moradia”, ressalta
Joice.

Enquete para escolha dos nomes

Com o nascimento dos filhotes, a Saneaqua resolveu propor uma
enquete na página da empresa no Facebook, com algumas opções de nomes para as pequenas
aves.

A
enquete será realizada no período de 30 de setembro a 3 de outubro e as opções
de  nomes para as duas corujinhas são:
Fiscal e Carvalhal, em alusão aos dois mananciais responsáveis pela maior parte
da captação e distribuição de água bruta na cidade; Mai e Rinque em homenagem a
cidade que completa 130 anos no dia 27 de outubro; e Sane e Acqua em
comemoração aos dez anos de atuação da empresa na cidade, que será celebrado no
próximo dia 5 de outubro.

A
votação será aberta para que todos os seguidores da página da Saneaqua (https://www.facebook.com/saneaqua) possam participar e ajudar na escolha
dos nomes dos filhotes. A divulgação dos nomes selecionados será realizada no
dia 05 de outubro, também na página da Saneaqua.

Iniciativa vai auxiliar clientes que buscam condições para parcelar seus débitos junto a concessionária

A Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque,
está auxiliando os clientes que possuem débitos junto a empresa a parcelarem
suas dívidas. Por meio da assessoria Meireles & Freitas, a concessionária facilita
a vida dos clientes que precisam se reorganizar financeiramente e buscam melhores
condições para o pagamento de contas em aberto.

A assessoria de cobrança Meireles
& Freitas está entrando em contato com os clientes da Saneaqua que possuem
débitos, por meio de ligações e/ou contato via WhatsApp, para oferecer o
parcelamento. A negociação é toda feita de maneira remota, o que evita
deslocamentos até a loja da concessionária e torna o atendimento ainda mais
simplificado e seguro. As parcelas do acordo são enviadas via e-mail ou
WhatsApp do cliente, conforme sua preferência.

“A Saneaqua entende que todos
estão passando por um momento sem precedentes, por isso disponibilizou esse
parcelamento de débitos junto com a Meireles & Freitas. Como o contato é feito
por telefone, a negociação fica mais fácil e nós também garantimos a segurança
do processo”, diz Luciana Barros, responsável pela área Comercial na Saneaqua.

A Saneaqua reforça ainda que, além de promover ações para
facilitar o pagamento de faturas, a empresa toma todas as medidas preventivas
necessárias para preservar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e
clientes. Entre elas estão, higienização constante de veículos e equipamentos
utilizados nas operações, inclusive itens de proteção individual, a adoção de
trabalho remoto para funções administrativas, e a redução da circulação de
leituristas, instituindo a cobrança pela média do consumo nos casos em que os
hidrômetros se encontram dentro das residências.

Saneaqua alerta para a necessidade de consumo consciente e descarte correto do lixo

Os meses
em que parte da população adotou medidas de isolamento para conter o
crescimento do contágio pelo Coronavírus acabaram servindo para reforçar a
importância da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia. Comportamentos que
vão desde a necessidade do consumo consciente até a forma adequada do descarte
de resíduos para não comprometer as redes de esgoto entraram em pauta. Isso
porque as boas práticas de higiene e, principalmente, a mudança de hábitos se
tornaram fundamentais para ajudar a conter a pandemia.

Apesar de as formas de transmissão ainda serem amplamente estudadas pela
comunidade científica, já se sabe que a disseminação da doença ocorre de pessoa
para pessoa, seja por meio de contato físico (abraços, aperto de mão ou toque),
seja por troca de secreções (tosse, espirro, saliva etc.) ou pelo contato com
objetos já contaminados (quando posteriormente, a pessoa leva as mãos ao rosto,
especialmente boca, nariz e olhos).

Dentro de casa, a água é a grande responsável por garantir a higienização adequada das pessoas, dos objetos e do ambiente. A prevenção contra o coronavírus tem feito com que as pessoas se tornem mais conscientes com a higiene de suas mãos, mas o ato deve ser levado a sério. Somente uma passadinha de água nas mãos não elimina as bactérias e vírus. É necessário lavar as mãos com sabonete e água e a Organização Mundial da Saúde orienta que o ritual completo dure de 40 a 60 segundos.

 No entanto, a
Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque
alerta que é fundamental promover a economia
de água por meio do consumo consciente, usando somente o necessário, sem
desperdiçar. Para lavar frequentemente as mãos, por exemplo, não é necessário
ficar com a torneira aberta o tempo todo em que faz a higienização com o sabão.
E para higienizar bem os alimentos e embalagens, basta uma solução de uma 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água, após a lavagem dos itens com água e sabão neutro. A recomendação é deixar o alimento de molho por 10 minutos.

Mesmo com as ações de flexibilização, boa parte da população permanece sem sair de casa, o que exige cuidados de higiene redobrados e atividades domésticas mais intensas. Porém, além de evitar o desperdício de água, outras atitudes conscientes são muito importantes neste período.

Portanto, atenção extra é necessário, já que a presença das pessoas todo o tempo em casa durante a quarentena, significa também redobrar os cuidados com o descarte de alimentos, lixo ou outros resíduos indevidos.

“Sabe aquele resto de
comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado
pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo de cozinha que em vez de ser
reaproveitado foi lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento,
foram – erroneamente - destinados para a rede de esgoto podem gerar algum tipo
de problema, seja no entupimento das ligações ou das redes, no extravasamento
das tubulações e até em retorno de esgoto para dentro dos próprios imóveis”
, alerta Edi Bortoli, Diretor Regional
de Operações da Saneaqua.

A
empresa informa ainda que o descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto é responsável por entupimentos e
vazamentos de esgoto que implicam riscos à saúde e ao bem-estar de todos. “São atitudes conscientes que precisaram ser
reforçadas na pandemia, mas que devem ser uma mudança de comportamento”

explica Edi.

Serviço é destinado aos clientes que possuem o hidrômetro no interior dos imóveis

Para
garantir a segurança dos profissionais que fazem a leitura dos hidrômetros e
também de seus clientes, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de
saneamento básico em Mairinque, disponibiliza o serviço de autoleitura durante
a pandemia do novo coronavírus.

A
iniciativa é destinada às residências com hidrômetros instalados no interior
dos imóveis, que, neste caso, estão recebendo as faturas com um cálculo da
média consumida nos últimos 180 dias. Nessa metodologia, a diferença entre o
valor faturado e o que realmente foi consumido será compensada no momento em
que for retomado o serviço de leitura presencial.

Para
os clientes que desejam receber a cobrança de acordo com o volume consumido no
mês, a Saneaqua Mairinque informa que a autoleitura deve ser realizada antes da
data prevista para leitura do mês seguinte. Com o objetivo de auxiliar, a
concessionária elaborou um passo a passo para tornar a prestação do serviço ainda
mais eficiente:

1º -
Verifique na sua fatura a data da próxima leitura. Por exemplo: 20 de julho;

2º -
Tire uma foto dos números da leitura e, se possível, do medidor (código de
identificação do hidrômetro);

3º -
Envie a foto no e-mail
autoleitura@saneaqua.com.br até
dois dias antes da próxima leitura ou no mesmo dia. Na mensagem, indicar também
as seguintes informações: CDC (código do cliente), nome, CPF, telefone e data
da foto da leitura.

A
Saneaqua reforça a importância de o cliente apresentar todos os dados no e-mail.
Na ausência de informações, não é possível adotar o sistema de autoleitura e a
cobrança é realizada pela média consumida.

Saneaqua Mairinque ajuda consumidores a entenderem melhor os detalhes das contas, como estrutura tarifária e histórico de consumo

O recebimento das contas de água e esgoto faz parte
da rotina mensal, mas a maioria dos clientes têm dúvidas com relação às informações
que o documento traz e costumam observar somente o valor e a data de
vencimento, mas outros pontos são tão importantes quanto e não devem passar despercebidos.

Por meio da conta de consumo você
fica por dentro de cada serviço prestado pela Saneaqua em Mairinque e ainda tem
acesso ao histórico de consumo. Vale ressaltar que todo o conteúdo da conta obedece
às exigências da ARSESP e do Contrato de Concessão dos Serviços.

No primeiro campo em destaque nas contas de água e
esgoto está o famoso CDC (código do cliente), que corresponde ao número de
identificação do imóvel na Saneaqua. A informação é fundamental em casos de
contato com os canais de atendimento para solicitações de serviços ou
informações. Os próximos campos se referem ao mês de referência da cobrança da
fatura, o vencimento e valor a pagar.

Também é possível verificar o número de
identificação do hidrômetro (código que está gravado no aparelho) e número de
economias, que demonstra quantas moradias são abastecidas por aquela ligação.
Informações sobre o tipo de ligação – água e esgoto – também estão visíveis na
conta.

A conta de água e esgoto traz também dados de
consumo mensal em metros cúbicos (1 m³ = 1.000 litros) – e um histórico que
apresenta os valores consumidos nos últimos seis meses e a média do
imóvel.  Esse histórico permite uma melhor visualização dos dados no
período, mostrando se o consumo segue dentro da normalidade ou se ocorreu
alguma oscilação atípica.

Vale ressaltar que a estrutura tarifária da concessionária
de água e esgoto de Mairinque classifica os clientes por categorias sendo elas:
residencial; comercial; industrial e pública.  Para cada uma dessas
categorias, existem tabelas com valores pré-estabelecidos com consumos até 10
m³, de 11 a 20 m³, de 21 a 50 m³ e acima de 50 m³. A Saneaqua ainda tem tarifas
diferenciadas e tabelas próprias para a população de baixa renda e entidades
assistenciais sem fins lucrativos, assim como em casos de grandes consumidores.

Com relação a qualidade da água, é possível
conferir nas faturas o resultado das amostras e dos parâmetros avaliados,
demonstrando ao cliente que a água distribuída é de qualidade. No verso da
conta de água a empresa divulga ainda os endereços dos canais de atendimento,
além do site e canais digitais.

Em Mairinque, ações realizadas pela Saneaqua proporcionaram avanços nos serviços de água e esgoto

No momento em que o mundo inteiro
se preocupa em lavar as mãos para evitar a contaminação pela Covid-19, um
levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) mostra que, em 2019, 6,1 milhões de domicílios brasileiros não contavam
com abastecimento regular de água, isso representa cerca de 18,4 milhões de
pessoas. A análise ainda mostra que, no período, 1,6 milhão de casas não
contava com banheiro de uso exclusivo dos moradores.

Apesar dos dados nacionais,
felizmente, a situação em Mairinque é diferente. Com os serviços de saneamento
concedidos a Saneaqua desde 2010, a concessionária é responsável por tratar 9
milhões de litros de água diariamente, atendendo 45 mil pessoas.

“Garantir os serviços de água
para a população se tornou ainda mais essencial nos dias de hoje. Nossas
equipes estão diariamente em campo para garantir o funcionamento dos sistemas
de abastecimento. Temos o compromisso de levar o saneamento para a toda a
população, e com isso proporcionarmos uma melhoria na saúde e qualidade de vida
da população”, reforça Fernando Mangabeira, diretor da Saneaqua.

Na região, mais do que garantir o
abastecimento de água, a concessionária trabalha também para reduzir o índice
de perdas. No Brasil, em média, 38% de toda a água captada no país se perde em
vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro, são
desperdiçados 6,5 bilhões de m³ de água, volume equivalente a mais de 7 mil
piscinas olímpicas.

Em Mairinque, a Saneaqua reduziu
o índice de perdas para 30% no último ano. Ao comparar 2018 com 2019, a empresa
conseguiu preservar 225 milhões de litros de água, volume suficiente para
atender a população do município por 1 mês. Para isso, a empresa investe em
ações contínuas para identificar e corrigir vazamentos com agilidade, como serviços de verificação de vazamentos
invisíveis por meio do hasteamento de redes, instalação de unidades de
equipamentos hidráulicos responsáveis por equalizar a pressão da água e
macromedidores eletromagnéticos, que oferecem maior precisão ao calcular a
perda de água em diversas regiões da cidade

“O controle de perdas é um fator de grande relevância em uma
operação de saneamento básico, minimizar esse desperdício significa oferecer
água de qualidade para um número ainda maior de pessoas. Por isso, investimos
em tecnologia para buscar formas de identificar e corrigir vazamentos com mais
agilidade”, explica o diretor.

Concessionária dispõe de atendimento 24
horas pelo 0800, além de site e páginas nas redes sociais onde os clientes
podem solicitar serviços

A Saneaqua, prestadora de
serviços de água e esgoto da cidade, é uma das empresas que está promovendo
ações estruturadas com o objetivo de minimizar os riscos para funcionários e
clientes por conta do avanço da Covid 19, o Corona vírus. Como prestadora de
serviço, a concessionária está incentivando seus clientes a usarem os canais
digitais e o 0800 da empresa para evitar concentração de pessoas nas lojas de
atendimento. Por recomendação dos órgãos se saúde, as pessoas devem evitar as
aglomerações como medida preventiva para reduzir a transmissão do vírus.

O telefone de atendimento
da empresa – o 0800 771 0001 – e o site (saneaqua.com.br) funcionam 24 horas.
Por estes canais é possível solicitar uma série de serviços sem a necessidade
de deslocamento até os postos de atendimento. A emissão de 2ª via e a consulta
de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem
ser realizados rapidamente por telefone ou pelos canais digitais. Em horário
comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também
realiza atendimentos.

A recomendação da
concessionária é que os clientes só se dirijam a uma das lojas se não houver
outra alternativa de contato com a empresa.

Funcionários

A Saneaqua também adotou uma série de
medidas estruturadas para minimizar os riscos entre os seus funcionários. Entre
as iniciativas está, por exemplo, a limitação de viagens e reuniões
presenciais. A empresa está atuando com uso intenso de tecnologia para
assegurar o atendimento aos clientes por meio de seus canais virtuais e
promover reuniões virtuais entre seus funcionários, de forma a impactar o
mínimo possível suas atividades.

Veja a lista de serviços que podem ser solicitados sem a necessidade de deslocamento até a loja da Saneaqua:

  1. 2ª via de conta 
  2. Contas pagas 
  3. Contas por e-mail 
  4. Histórico de
    consumo 
  5. Onde pagar sua conta
  6. Débito automático
  7. Estrutura tarifária
  8. Tabela de Serviços
  9. Alterar ou visualizar
    dados cadastrais  (site – anexando os devidos documentos)
  10. Adicionar ou remover
    imóveis  (somente site)
  11. Declaração anual de
    quitação 
  12. Declaração negativa de
    débitos
  13. Notificar problema

OInvestimento tem como objetivo tornar a cidade totalmente saneada e garantir uma melhora na qualidade de vida dos moradores do município

A Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico em Mairinque, anuncia a conclusão de 65% das obras para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município. A concessionária também já executou 96% das obras lineares (instalação de redes, coletores e linhas de recalque) e realizou 50% das obras para implantação das elevatórias de esgoto, responsável por direcionar os efluentes coletados nas redes para a Futura ETE.

Com previsão de entrega para
julho de 2020 e um investimento total de R$ 43 milhões, a ETE em Mairinque será
responsável por coletar e tratar todo o efluente gerado nos bairros Vila Sorocabana,
Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, Cecap, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança
e Vitória, que são os bairros onde passaram as redes coletoras e elevatórias de
esgoto nessa etapa das obras.

O tratamento dos esgotos
se dará em uma ETE – Estação de Tratamento de Esgotos, cujo projeto conta com a
tecnologia UBOX, um sistema desenvolvido na Holanda que proporciona maior
eficiência e mais adequado ambientalmente no tratamento dos efluentes em nível
terciário (remoção de nitrogênio e fósforo do efluente final), e vai garantir
uma melhoria na qualidade dos rios e do meio ambiente, além de promover uma
redução nos índices de doenças relacionadas à falta de saneamento básico.

“Atualmente, Mairinque
dispõe de uma cobertura universalizada de abastecimento de água, com 100% de
atendimento na área urbana, agora, nossa missão é garantir a universalização do
tratamento de esgoto. Queremos transformar a cidade em um exemplo positivo para
o país”, explica Fernando Mangabeira, diretor da Saneaqua.

Em
caso de dúvidas em relação às obras, a Saneaqua está à disposição na Central de
Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h. A empresa
também disponibiliza atendimento 24 horas por dia no 0800 771 0001.

Sobre a Saneaqua

Responsável pelos serviços de
saneamento básico de Mairinque, a Saneaqua é uma empresa administrada em
parceria pela BRK Ambiental (70%) e Sabesp (30%). A BRK Ambiental é a maior
empresa privada de saneamento do país, a companhia está presente em 185 municípios
brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante
da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e
administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS
como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o
desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o
futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros. A
Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é
responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 371
municípios do Estado de São Paulo. É considerada uma das maiores empresas de
saneamento do mundo em população atendida. São 27,9 milhões de pessoas
abastecidas com água e 22,8 milhões de pessoas com coleta de esgotos. A Sabesp
é responsável por cerca de 27% do investimento em saneamento básico feito no
Brasil. Para o período 2019-2023, planeja investir aproximadamente R$ 18,7
bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem
prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de
esgotos.

Ação gratuita na Praça Dom José Gaspar apresenta de forma educativa, interativa e lúdica temas sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente

Para reforçar a importância dos serviços de saneamento básico, a Saneaqua, empresa
responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, apresenta o projeto Nave
BRK
, que vai oferecer uma experiência inovadora aos moradores do município nos
dias 5 e 6 de dezembro.

Os visitantes participarão de uma experiência de
realidade virtual, onde será possível aprender sobre os benefícios do
saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a
dia.  

O passeio pela nave se inicia ainda do lado de fora da
atração (um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência), onde
os visitantes são recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator
conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância
das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento no
Brasil e na cidade de Mairinque, com o objetivo de nivelar os conhecimentos a
respeito do tema e facilitar a conexão dos visitantes com a temática.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas
no interior da nave e todos colocam os óculos de realidade virtual. A partir
desse momento é iniciado um voo por um rio, onde as pessoas se deparam com uma
série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o
abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da
reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e
do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção
de atitudes de consumo consciente.

No fim do primeiro dia de
atividades na cidade, ocorrerá também uma exibição de cinema gratuita para toda
a comunidade, com uma obra que se relaciona com os temas trabalhados no
projeto.

A realização
é fruto da parceria firmada entre a BRK Ambiental, empresa responsável pela
administração de 70% da Saneaqua, e o Green Nation, um movimento que proporciona às pessoas experiências interativas, sensoriais e
emocionais e tem
como missão contribuir com mudanças positivas de atitude em relação a
sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, através da arte, educação, cultura,
inovação e experimentação.

“Muito se fala sobre a importância da preservação
da água e da adoção de novas atitudes em relação ao planeta. A nave permite,
através do engajamento emocional dos visitantes, a compreensão sobre todos
estes temas e o entendimento de que somos responsáveis e interdependentes,
vivemos em um só planeta e, por isso, precisamos desenvolver um novo tipo de
cidadania, a cidadania planetária”, afirma Marcos Didonet, diretor do Green
Nation.

A Nave
BRK
é uma atração livre para todas as idades, porém crianças a partir de
sete anos terão um maior aproveitamento da experiência. Os visitantes serão
divididos em grupos de, no máximo, 18 pessoas e a duração estimada da visita é
de 17 minutos. Além disso, para garantir a acessibilidade, o ônibus tem
elevador para cadeira de rodas e a experiência com os óculos de realidade
virtual conta com audiodescrição e tradução em libras.

Sobre o Green Nation

O
Green Nation é um movimento brasileiro que envolve pessoas, ideias e
instituições, através da proposição e da realização de ações que ampliam o
compartilhamento de conhecimentos e promovem novos diálogos e a mudança de
atitudes dentro da área da sustentabilidade socioambiental. Ao longo de quase uma década, suas
iniciativas já impactaram milhões de pessoas, sempre unindo sustentabilidade,
criatividade, cidadania e inovação em experiências físicas e digitais que
propõem pensar, viver e sentir.

Concessionária oferece condições facilitadas de pagamento para os clientes até o dia 22 de novembro

A
Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de
Mairinque, promove o Feirão de Negociação de Dívidas até o dia 22 de novembro.

Com
o objetivo de auxiliar os clientes que têm débitos com a concessionária, a ação
vai oferecer condições facilitadas para a quitação dos valores. Nesse período,
os clientes que desejarem realizar o pagamento à vista terão até 100% de isenção
de juros e de multas e, em casos de parcelamento, será possível pagar uma
entrada no valor de 30% do total da dívida e o saldo parcelado em até 12 vezes.

“A
iniciativa tem como objetivo simplificar a negociação com os nossos clientes e
garantir as melhores condições de pagamento. Com isso, esperamos também
contribuir com a redução da inadimplência no município”, pontua Alaíde Barbosa,
Diretora da Saneaqua.

As
negociações com a Saneaqua podem ser feitas na Loja de Atendimento - Rua
Prof. José Pinto do Amaral, 401 – Jd. Cruzeiro, das 11h às 16h.

Ação com mais de 300 alunos apresenta as principais atividades da concessionária no município

São Paulo, outubro de 2019 – Comprometida
com o desenvolvimento socioeconômico de Marinque, a Saneaqua está entre as
empresas apoiadoras da 9ª Semana de Exposições, Palestras e Atividades
Culturais organizada pela Escola Técnica
Estadual (Etec) de Mairinque, realizada entre os dias 1º e 3 de outubro.

A concessionária
responsável pelos serviços de água e esgoto do município recebeu mais de 300
estudantes para apresentar as principais atividades da empresa. Entre as iniciativas
preparada exclusivamente para os alunos da Etec estão: apresentação das redes e
das estruturas que abastecem as residências da região, exibição de projeto
sobre a qualidade da água em relação ao solo, etapas do tratamento de água e o
trabalho realizado pela equipe de caça vazamentos.

“Além
de levar investir na expansão do saneamento básico no município, a Saneaqua também
tem a missão de investir constantemente em ações capazes de estimular o
bem-estar, a cidadania e a responsabilidade social”, diz Alaíde Barbosa, diretora
da concessionária.

A
Semana de Exposições contou ainda com a apresentação de projetos elaborados
pelos alunos do Ensino Médio e Técnico, mostrando a trajetória dos nove anos de
existência da Etec e sua atuação na comunidade regional por meio de ações sociais.

Sobre a Saneaqua

Responsável
pelos serviços de saneamento básico de Mairinque, a Saneaqua é uma empresa
administrada em parceria pela BRK Ambiental (70%) e Sabesp (30%). A BRK
Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, a companhia está
presente em 185 municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de
pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao
Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK
Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios
em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor
importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de
brasileiros.

Informações à imprensa

Máquina Cohn & Wolfe

brkambiental.imprensa@maquinacw.com

Carolina Decresci – 11 3147-7920 | c: +55 11 99113-7458 carolina.decresci@maquinacohnwolfe.com

Fernanda Geppert – 11 3147-7398

fernanda.geppert@maquinacohnwolfe.com

Ação destinada às crianças e adolescentes promove dia de atividades esportivas

A
Escola Municipal Professora Maria Helena Chesine, no Jardim Nova Esperança – Mairinque,
recebe o Festival de Iniciação Esportiva, realizado em parceria entre a
Saneaqua e a Secretaria de Educação do município, no dia 20 de setembro.

A
iniciativa vai reunir 300 estudantes do período vespertino, com idades entre 7
e 16 anos, para a realização de cinco diferentes modalidades esportivas:
atletismo, basquete, ginástica artística, trampolim acrobático e vôlei. Além de
garantir a valorização dos jovens por meio dos esportes, o projeto tem como
objetivo promover o direito ao lazer, à saúde, ao esporte e à cidadania de
forma ampla.

“Mais
do que garantir o acesso ao saneamento básico, temos a missão de contribuir com
o desenvolvimento sustentável das regiões em que atuamos. Para isso, investimos
também em ações capazes de estimular o bem-estar e a cidadania”, diz Alaide
Barbosa, diretora da Saneaqua.

As
inscrições para o projeto são gratuitas e cada participante recebe um kit com
sacolinha, camiseta, boné, medalha e lanche. Para os alunos do matutino, será
disponibilizada toda a arena esportiva para que as crianças que não se encaixam
na faixa etária do projeto vivenciem a proposta pedagógica da ação.

O Festival
de Iniciação Esportiva é realizado pelo Instituto Valore, por meio da Lei de
Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e conta com o apoio da Prefeitura de Mairinque.

Sobre a Saneaqua

Responsável pelos serviços de saneamento básico de
Mairinque, a Saneaqua é uma empresa administrada em parceria pela BRK Ambiental
(70%) e Sabesp (30%). A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento
do país, a companhia está presente em 185 municípios brasileiros, beneficiando
a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa
canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de
30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a
tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social,
investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de
milhões de brasileiros.

São Paulo, junho de 2019 – Para implantar as novas redes coletoras de esgoto em Mairinque, a Saneaqua anuncia intervenções nas ruas dos bairros Vila Sorocabana, Jardim Vitória, Nova Mairinque, Residencial Parque e Jardim Cruzeiro. A ação integra a primeira etapa do projeto de implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da região, que iniciará as operações em até 12 meses.

Durante o período de obras, serão realizadas aberturas de valas para passar as tubulações, utilizadas para o afastamento e a coleta de esgoto, causando transtornos temporários ao trânsito de veículos. As valas vão ser abertas diariamente para assentamento dos tubos e, no mesmo dia, serão fechadas com terra e brita graduada. A recomposição asfáltica será realizada até duas vezes por semana. Além disso, em períodos de chuva, não será possível fazer a recomposição asfáltica.

Para as áreas em que serão necessárias escavações mais profundas para a instalação das tubulações, a Saneaqua adotará o método “liner”, técnica realizada manualmente e que exige mais tempo de trabalho.

“Apesar dos transtornos temporários, as intervenções vão garantir que Mairinque se transforme em uma cidade totalmente saneada e seja vista como um exemplo positivo para todo o país”, explica Alaíde Martins, diretora da Saneaqua.

Em caso de dúvidas em relação às obras, a Saneaqua está à disposição na Central de Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A empresa também disponibiliza atendimento 24 horas por dia no 0800 771 0001.

Sobre a Saneaqua

Responsável pelos serviços de saneamento básico de Mairinque, a Saneaqua é uma empresa administrada em parceria pela BRK Ambiental (70%) e Sabesp (30%). A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, a companhia está presente em 185 municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

Informações à imprensa
Máquina Cohn & Wolfe
brkambiental.imprensa@maquinacw.com
Carolina Decresci – 11 3147-7920 | c: +55 11 99113-7458 carolina.decresci@maquinacohnwolfe.com
Raquel Tomacelli – 11 3147-7906 | c: +55 11 98048-8022
raquel.tomacelli@maquinacohnwolfe.com

As obras de Saneamento Básico em Mairinque seguem em ritmo acelerado. Além da implantação de redes de esgoto em ruas e avenidas do município, a concessionária também irá implantar 12 estações elevatórias, que no futuro possibilitarão levar o esgoto da população para tratamento na estação do Jardim Vitória.

As Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) são necessárias quando as tubulações de esgoto estão muito abaixo do solo, seja pela baixa declividade do terreno ou pela necessidade de se transpor uma elevação. Com isso, esses equipamentos auxiliam a bombear o fluxo de esgoto para um nível mais elevado.

As EEE abrigam motobombas (conjuntos de motor e bomba) e tubulações hidráulicas, responsáveis pela elevação da cota do esgoto até o ponto em que poderá seguir por gravidade até o destino final. Devem ser usadas em trechos em que, por motivos técnicos e econômicos, o esgotamento por gravidade não é possível.

Para a escolha do local adequado à construção de uma estação elevatória, devem ser considerados vários aspectos. Entre eles, as dimensões do terreno, o menor custo e a facilidade de desapropriação, a disponibilidade de energia elétrica, a facilidade de extravasamento do esgoto em condições de eventuais paralisações e o menor trajeto possível da tubulação de recalque.

O projeto da EEE deve atender as normas das companhias de saneamento e as normas gerais, como a ABNT NBR. Os serviços de execução costumam ser medidos por unidade e separadamente (edificação, instalação das tubulações e das motobombas, entre outros). E sua manutenção deve verificar o funcionamento dos conjuntos elevatórios, bombas – que devem funcionar alternadamente - e emanação de odores.

A Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque, investirá R$ 43 milhões no decorrer dos próximos anos para levar esgoto tratado à população da cidade. A iniciativa prevê a implantação de redes coletoras e coletores tronco que encaminharão o efluente coletado nas residências para a futura estação de tratamento de esgoto, que será construída no Jardim Vitória. O início das obras depende da liberação, pelo município, de alguns terrenos onde serão instaladas algumas Elevatórias de Esgoto. O projeto já foi submetido a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que realiza a análise para conceder as licenças ambientais necessárias.

Enquanto isso, a concessionária iniciou os serviços pela implantação das redes coletoras e de coletores-tronco, que vão transportar o efluente coletado nas residências até a futura estação de tratamento. Nessa primeira fase, que começou em meados de outubro, as obras concentraram-se no Jardim Vitória.

As intervenções foram realizadas nas avenidas Milton Cardoso Leite, José Maria Whitaker, João Carneiro de Campos e Orion Viário. Nos próximos dias, as equipes iniciarão a instalação das tubulações nos bairros Nova Mairinque e Residencial Parque.

A cidade de Mairinque já tem 87% de coleta de esgoto nas casas e está realizando obras para leva-lo até a futura estação de tratamento, faltando somente construir 13,4 quilômetros de redes coletoras e coletores-tronco no município. A expectativa é que todo o sistema esteja totalmente instalado em um período de 12 meses. No total, 33.640 pessoas serão beneficiadas por essas obras, que vão trazer mais qualidade de vida para a população de Mairinque.

Um grupo de engenheiros da Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque, participou, nesta semana, da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (FENASAN), um dos eventos mais importantes do setor no País. Promovida há 29 anos consecutivos pela AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), a FENASAN é realizada simultaneamente com o Encontro Técnico da AESabesp.

 

Durante a visita, os engenheiros da Saneaqua tiveram contato com novas tecnologias desenvolvidas para o setor, que vão ao encontro dos esforços da concessionária para oferecer um serviço de qualidade para a população de Mairinque.

A visita à FENASAN foi considerada bastante positiva pelo grupo de engenheiros. Eles tiveram contato com diversas tecnologias que hoje são empregadas no setor de saneamento e puderam trocar informações com outros técnicos, que enfrentam o mesmo desafio de Mairinque: a universalização dos serviços de água e esgoto.

O evento permite o acesso a produtos e ao desenvolvimento tecnológico de sistemas empregados no tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, análises laboratoriais, entre outros. A FENASAN reúne os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento e áreas correlatas.

 

Ao longo dos últimos meses, a Saneaqua realizou uma série de intervenções na Barragem da Represa do Fiscal, que é o principal ponto de captação de água utilizado para abastecer a população de Mairinque. “Essas obras são importantes porque ampliam a capacidade de fornecimento de água no município”, explica a diretora da Saneaqua, Alaíde Barbosa Martins.

Ela explica que as obras na Barragem do Fiscal incluem a construção de um novo vertedouro na Barragem da Represa do Fiscal para ampliar a capacidade de água descarregada no caso de um período de cheia na represa. O vertedouro anterior foi desativado.

Segundo Alaíde, a Saneaqua também realizou melhorias nos taludes (corpo da barragem) e na drenagem de águas pluviais na barragem. Além disso, foi instalado um alambrado no local. A estrada que corta a represa também recebeu uma série de melhorias, o que gera mais segurança para os moradores que utilizam a via.

No total, a obra teve dois meses de duração, com investimentos de R$ 400 mil da Saneaqua. Desde 2010, a empresa é a responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque.

 

 

Visando uma melhoria na qualidade de vida dos moradores de Mairinque, a Saneaqua, concessionária responsável pelo tratamento de água e esgoto da cidade, continua a ampliar a rede de esgoto do município e agora chega ao bairro Recanto dos Eucaliptos.

 

Os moradores que receberam os comunicados das quatro ruas descritas abaixo já podem entrar em contato com a concessionária para que suas casas sejam conectadas à rede de esgoto de Mairinque.

 

Para solicitar a ligação de esgoto em sua residência, basta um morador maior de idade, de posse de documentos pessoais (RG, CPF e Certidão de Casamento – se for o Cônjuge do proprietário) ir até à loja de atendimento na Rua Prof. José Pinto do Amaral, 401 – Jd. Cruzeiro  de segunda à sexta, das 11hs às 16hs.

 

Entenda a importância e benefícios da ligação domiciliar

A instalação da rede coletora e o sistema de tratamento de esgoto são essenciais para a preservação do meio ambiente, uma vez que ao ser coletado e tratado, a água volta limpa para os rios, córregos e nascentes, resultando em qualidade de vida e melhoria do potencial produtivo da população. E os benefícios não param por aí. Ao realizar a ligação, o morador estará contribuindo para a redução de maus odores, melhorias na infraestrutura do seu bairro, valorização do município, além contribuir para a melhoria da saúde pública. Porém, isso só será possível se o morador realizar a conexão do seu esgoto à rede implantada pela Saneaqua.

 

Confira as ruas em que já é possível realizar a ligação:

Rua Pedro Luiz Totti;

Rua Carlos Machado;

Rua Iraydes Gonçalves;

Rua Natalino Rocha.

 

A coleta e o tratamento de esgoto são de extrema importância para a saúde e bem-estar da população, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social de uma cidade. Pensando nisso a Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque, alerta sobre dois pontos que precisam do seu cuidado no momento de fazer uma instalação de esgoto em sua residência: a caixa de inspeção e a caixa de gordura.

A caixa de inspeção é normalmente fabricada em PVC ou alvenaria e permite a limpeza da rede de esgoto em caso de entupimento, que costuma ocorrer por causa do acúmulo de gordura ou resíduos sólidos jogados inadvertidamente.

Já a caixa de gordura é uma estrutura, também confeccionada em alvenaria ou PVC, que funciona como uma espécie de sifão, capaz de filtrar o líquido gorduroso proveniente exclusivamente da pia, e destinada a separar os óleos e as gorduras e ainda impedir que esse material fique fixado nas paredes da tubulação.

Assim como no caso das caixas de inspeção, também é importante que a limpeza da caixa de gordura seja feita regularmente, por profissionais qualificados.

Como fazer a instalação?

O processo de instalação é muito parecido em ambos os casos. Primeiro, você deve encontrar a tubulação adequada para cada um: a do esgoto da pia da cozinha para instalar a caixa de gordura, e a do esgoto geral para instalar a caixa de inspeção. Se você não souber o local exato, vale consultar o projeto ou o responsável pela obra. O ideal é já projetar a construção do imóvel com ambas as exigências, porque depois da obra pronta o serviço pode ser bem mais caro.
O segundo passo é fazer um corte no tubo na medida da caixa que será instalada. Fixe a peça no local do encaixe levemente com uma marreta para que fique bem firme e teste antes de enterrar a tubulação. Verifique se não há vazamentos nas ligações e se o caimento está correto. Enterre o conjunto já instalado e aplique o revestimento normal (grama ou piso de cerâmica, por exemplo). E, por fim, não esqueça de construir um acesso para executar a manutenção a cada seis meses.

Para promover melhorias e a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Mairinque, a Saneaqua inicia na próxima segunda-feira vistorias em imóveis do município situados ao longo do trajeto da nova rede de esgotamento sanitário. Os funcionários da empresa estarão devidamente uniformizados e com um crachá de identificação.

A inspeção, chamada de vistoria cautelar de vizinhança, analisa o estado geral das condições físicas e estruturais dos imóveis localizados nos arredores de uma obra em andamento. Esse procedimento possibilita identificar as características de uma construção e seus pontos críticos, como estado de conservação, anomalias, defeitos e danos físicos existentes.

Durante a vistoria, será realizado um exame criterioso nos imóveis, feito por profissionais legalmente habilitados e identificados, com conhecimentos técnicos para verificar e descrever a situação dos imóveis.

Os funcionários visitarão residências do bairro Jardim Vitória, localizadas nas vias abaixo:

  • Milton Cardoso Leite;
  • Rua João Carneiro de Campos;
  • Rua Orion Viário;
  • Rua Raul Seixas;
  • Rua Luís de Almeida; e
  • Rua João Assis de Castro.

 

A medida é indispensável tanto para a construtora como para a vizinhança, pois reduz as chances de problemas futuros.

Quem tiver quaisquer dúvidas a respeito do procedimento, ou mesmo da atuação de nossa equipe, a começar pela identificação dos funcionários no bairro, favor entrar em contato diretamente com a nosso 0800-771 0001 24h, nos sete dias da semana.

Pode também entrar em contato através de nosso facebook: www.facebook.com/saneaqua

 

Com intuito de ampliar o conhecimento dos alunos das redes pública e particular, a Saneaqua Mairinque investe constantemente na promoção de ações de Educação Ambiental. A iniciativa inclui uma série de atividades, como a realização de visitas e palestras sobre temas diversos, mas que tem relação com o setor de Saneamento Básico, tais como a importância do tratamento de esgoto e da destinação correta de resíduos sólidos, além de incentivar práticas para o uso consciente de água.

“Os jovens são o futuro de um mundo cada vez mais ameaçado pela possibilidade de catástrofes provocadas pelo aquecimento global. Dessa forma, é importante alertá-los para a necessidade de cuidarmos bem do planeta. Se soubermos usar melhor os recursos naturais, com certeza viveremos em um planeta melhor”, afirma a Fernanda Carapeto, da Saneaqua Mairinque.

A empresa também realiza visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água do município, dentro do programa “Portas Abertas”. A iniciativa já atendeu a cerca de 244 crianças desde que foi implantada.

Com a ajuda de técnicos da Saneaqua, as crianças têm a oportunidade de conhecer todo o processo de tratamento da cidade, que começa com a captação da água nas Represas do Fiscal e Carvalhal até o tratamento na estação, os testes feitos para atestar a qualidade e, posteriormente, a distribuição para as residências.

É importante destacar que as visitas são feitas com a ETA em pleno funcionamento, sem risco para as crianças que tenham interesse em conhecer o local. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o programa “Portas Abertas” ou fazer uma visita às dependências da Saneaqua pode enviar email para comunicacao@saneaqua.com.br. As visitas são monitoradas e precisam ser agendas com antecedência.

As ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, estão entre os maiores problemas que afetam o setor de distribuição de água nas cidades do País. Além de ser um crime tipificado como furto, essa atitude é bastante prejudicial aos consumidores que pagam suas contas em dia. Para coibir esse tipo de ilegalidade, a Saneaqua Mairinque dispõe de equipes preparadas para identificar as ocorrências e tomar as medidas cabíveis contra quem insiste em consumir água através de “gatos”.

A prática precisa ser combatida não só porque penaliza os clientes que pagam suas contas corretamente. Mas, principalmente, pelo fato de o infrator geralmente não se preocupar com o desperdício, deixando as torneiras abertas e sem preocupar-se em consertar vazamentos.

As fraudes também comprometem a estrutura física da rede em função de infiltrações. Isso ocorre porque na maioria das vezes o material utilizado para fazer o “gato” é inadequado e causa vazamentos na rede.

Outro ponto que merece bastante atenção é a possibilidade de contaminação da água furtada, que pode trazer prejuízos à saúde dos usuários. Sem falar nos prejuízos ambientais, pois o desperdício da água que ocorre com essa prática acaba refletindo em problemas aos recursos hídricos, ainda mais em períodos de estiagem.

Em caso de dúvidas, ou caso queira fazer uma denúncia sobre ligações clandestinas, por favor, entre em contato com a concessionária através do 0800-7710001, nosso site: www.saneaqua.com.brou Facebook: https://www.facebook.com/saneaqua.

Visando um melhor funcionamento de nossa rede de esgoto, nossa equipe está realizando o PARE - Programa de Avaliação da Rede de Esgoto, que consiste em uma vistoria sobre as ligações de água de chuva na rede de esgoto.

Para este programa quem está realizando a vistoria são os nossos funcionários Vicente Alves da Costa e Cleube Tadei Leite, que estarão devidamente uniformizados e identificados, conforme foto abaixo, pedimos a gentileza de recepciona-lo e permitir seu acesso até a caixa, geralmente localizada no quintal de sua residência.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco através de nossos canais:
0800-771 0001 ou 4246-0020 (de segunda a sexta das 8hs às 17hs),
E-mail sac-mairinque@saneaqua.com.br; ou
Site: www.saneaqua.com.br.

A Saneaqua Mairinque informa que para realizar a ligação de água ou esgoto devemos nos atentar para o padrão correto, pois a partir de 01/06 não será mais realizada ligações para instalações fora do padrão.
Ligação de água
• A caixa de proteção do hidrômetro deverá ser instalada na parte mais alta do imóvel ou onde o funcionário da Saneaqua indicar;
• Deverá ser instalada em uma base de alvenaria de 0,70 m a 1m de altura e devidamente nivelada com o terreno;
• Deverá ser instalado o tubo corrugado na parede do imóvel para interligar a caixa padrão a calçada, por onde será passado o tubo da ligação de água;
• O cliente deverá instalar um registro controlador na tubulação que interliga a caixa padrão ao seu imóvel, ou seja, na parte externa da caixa, porém interna do seu imóvel;
• A montagem do cavalete e a ligação de água à rede da via pública serão executadas somente por encanadores da Saneaqua.
Ligação de Esgoto
• A ligação de esgoto deve ser realizada na parte mais baixa do terreno;
• A tubulação interna da rede de esgoto deverá ser feita até a calçada e deixada entre 0,5m à 1m da divisa mais baixa do terreno;
• A tubulação deixada na calçada deverá ter entre 0,50 à 1m de profundidade, salvo casos específicos orientados pela área técnica;
• O TIL e a interligação com a rede coletora de esgoto serão executadas pelos encanadores da Saneaqua;
• Nivelar a calçada com o tampão do TIL, não concretar em cima do tampão e evitar o tráfego de veículos pesados sobre o mesmo.

Para maiores esclarecimentos, solicite a orientação de um de nossos técnicos, gratuitamente, através do 0800-771 0001 ou em nossa loja de atendimento.

A Saneaqua Mairinque conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2017.

Categoria Nível I       Troféu Bronze.

Considerado o mais importante prêmio de saneamento das Américas, o PNQS foi anunciado em 31/10 pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA.

A conquista do prêmio demonstra a seriedade e qualidade do trabalho realizado. A Sanequa é a única empresa privada de porte municipal a conquistar o PNQS este ano. Deste modo, a premiação reafirma o compromisso da empresa na prestação de serviços, um reflexo da atuação da BRK Ambiental e SABESP, que têm justamente esta prestação como foco principal..

 

O Prêmio

O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) é realizado desde 1997, pelo Comitê Nacional de Qualidade em Saneamento, com apoio da Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Podem concorrer ao prêmio empresas de saneamento de todo o Brasil, mediante o exame de critérios (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados) que permitem avaliar o grau de maturidade da adoção dos seguintes fundamentos da excelência: pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercados, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor. Mais informações sobre o Prêmio podem ser conferidas no site www.pnqs.com.br.

 

Vencedoras do PNQS    Nível I – Troféu QUIRON BRONZE

As empresas vencedoras nesta categoria em 2017 foram: CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento – RS); DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe); SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) e SANEAQUA MAIRINQUE.

Foi concluída com sucesso a reforma da Estação de Tratamento de Água de Mairinque!

A renovação foi completa! Os tanques de tratamento foram impermeabilizados com a utilização do produto ‘’Zebron’’, uma inovação tecnológica; os filtros tiveram todo o material filtrante substituído por novo; as lamelas dos decantadores são novinhas em folha! Tudo para garantir a qualidade e segurança da água distribuída em Mairinque.

Além das melhorias tecnológicas, estamos cuidando com carinho do aspecto visual, finalizando a pintura e os painéis de educação ambiental.

Estamos na reta final dos preparativos, para melhor receber a todos.
Aguardamos sua visita, a partir de junho, para conhecer o processo de tratamento da água que chega em sua residência!

Não se esqueçam de agendar previamente através do e-mail: comunicacao@saneaqua.com.br.

A reforma do primeiro módulo da Estação de Tratamento de Água de Mairinque, conhecida como ETA Cruzeiro, foi concluída com sucesso!

Todos os tanques (floculadores, decantadores, filtros e canais) foram devidamente impermeabilizados com a utilização de poliuretano elastomérico bi-componente, fabricado pela Zebron Corporation, que desenvolveu esse produto na Holanda e vem expandindo sua utilização no mundo todo.

Este impermeabilizante não utiliza a adição de solventes, não afeta a saúde humana  e não é prejudicial ao meio ambiente. Tem alta resistência à imersão em água potável, bruta, salgada e esgoto. Ao secar, o produto cria uma textura de porcelanato, porém inquebrável, com altíssima durabilidade. Ainda, o impermeabilizante Zebron atende os padrões da ABNT NBR 8219 (Portarias 518/2004 e 2914/2011) e Resolução N° 123 de 2001 (ANVISA).

O primeiro módulo da ETA foi liberado para operação no sábado, dia 15/04/2017, e já está em carga. Hoje, será iniciada a melhoria no segundo módulo, nos mesmos moldes do primeiro. As equipes trabalharão ininterruptamente, inclusive aos finais de semana e feriado, visando minimizar o período de obras.

Não houve, até o momento, oscilações no abastecimento devido a reforma. Lembrando que os bairros que são atendidos com água da ETA são: Jardim Vitória, Arco-Íris, Santa Amélia, Terras de São José, Jardim dos Ipês, Jardim Três Lagoinhas, Waldez, Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Flora, Chácara Flora, Centro, Sorocabana e São Camilo.

 

Você sabia?

Na aplicação do impermeabilizante Zebron não é necessário a injeção de espuma de poliuretano ou tratamento nas fissuras dos tanques.

O produto tem uma durabilidade de no mínimo 15 anos sem nenhuma manutenção após a aplicação.

Uma das utilizações mais antigas desse produto foi na impermeabilização de uma Estação de Tratamento de Esgoto, na cidade de Honolulu no Havaí. O produto foi aplicado há 40 anos e a impermeabilização dura até hoje, sem nenhuma manutenção até o momento.

Na cidade de Mairinque, a Saneaqua é a primeira a utilizar esta tecnologia inovadora, nas melhorias que está realizando na Estação de Tratamento de Água.

 

Não esqueçam!!

A partir de julho, nossa estação (ETA) estará aberta, agende sua visita através de nosso email: comunicacao@saneaqua.com.br

Aguardamos vocês!

Melhorias na ETA 

Há uma semana, iniciamos as obras de modernização na Estação de Tratamento de Água de Mairinque, conhecida como ETA Cruzeiro.

 

As obras seguem a todo vapor e mesmo com o tempo chuvoso da última semana estamos conseguindo seguir o cronograma.

 

O primeiro módulo a ser reformado foi completamente esvaziado, com a retirada do leito filtrante e das lamelas dos decantadores. Em seguida, toda a superfície interna dos filtros, decantadores e floculadores foi preparada para receber a impermeabilização. Isso significa retirar o material impermeabilizante antigo, jatear as paredes com material abrasivo e corrigir imperfeições. Essa etapa está finalizada!

 

Além disso, os quatro filtros do primeiro módulo já foram impermeabilizados e nos próximos dias será colocado o novo leito filtrante, isto é, a camada composta de brita, areia e antracito responsável pela filtração da água.

 

Ainda esta semana, será realizada a impermeabilização dos decantadores e então a próxima etapa será a montagem das lamelas ou módulos de decantação. Falaremos mais sobre isso em breve!

 

Não houve, até o momento, oscilações no abastecimento devido a reforma. Lembrando que os bairros que são atendidos com água da ETA são: Jardim Vitória, Arco-Íris, Santa Amélia, Terras de São José, Jardim dos Ipês, Jardim Três Lagoinhas, Waldez, Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Flora, Chácara Flora, Centro, Sorocabana e São Camilo.

 

Você sabia?

A ETA Cruzeiro possui 4 filtros em cada um dos seus dois módulos, totalizando 8 filtros.

Os filtros são responsáveis pela retenção das minúsculas partículas que não foram retidas nos processos anteriores.

Cada filtro possui camadas com a seguinte composição:

30 cm de brita

27 cm de areia

45 cm de antracito

Cada filtro é lavado, em média, a cada 24 horas.

 

Não esqueçam!!

A partir de julho, nossa estação (ETA) estará aberta, agende sua visita através de nosso email: comunicacao@saneaqua.com.br

Aguardamos vocês!

ETA de cara nova
Saneaqua realiza modernização na estação de tratamento de água

Hoje se iniciam as obras para melhoria e modernização da estação de tratamento de água (ETA) do Mairinque, localizado no bairro Jardim Cruzeiro.

As obras contemplam a renovação do leito dos filtros, a substituição dos módulos lamelares dos decantadores e a impermeabilização das estruturas. Também, serão instalados novos instrumentos de automação, que permitem monitorar a qualidade da água durante todo o processo de tratamento em tempo real.

Será um grande trabalho que busca aperfeiçoar cada vez mais a qualidade da água distribuída em Mairinque, trazendo avanços tecnológicos para que a estação de tratamento de água seja referência em toda a região.

Os bairros atendidos pela ETA, que serão contemplados com as melhorias, são: Jardim Vitória, Arco-Íris, Santa Amélia, Terras de São José, Jardim dos Ipês, Jardim Três Lagoinhas, Waldez, Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Flora, Chácara Flora, Centro, Sorocabana e São Camilo.

A reforma será realizada um módulo de cada vez, para minimizar oscilações no abastecimento.

Acompanhe o andamento dessa ação e tudo o que estará sendo realizado por aqui!

Ah! E a partir de julho, a estação estará aberta para visitação da comunidade! Agende sua visita através do nosso e-mail comunicacao@saneaqua.com.br !

Para garantir a segurança dos dados dos clientes e melhorar o atendimento disponível pela internet, a partir de 1º de agosto de 2016 os serviços de autoatendimento oferecidos pela Saneaqua só poderão ser acessados pelo e-mail e senha cadastrados no site. A opção de usar o CDC (código do cliente) e o CPF não estará mais disponível.

Não tem seu cadastro ainda no site da Saneaqua? Clique aqui e faça parte desta rede.

Assim você facilita sua vida e economiza tempo. Na área de serviços on line você pode tirar segunda via da conta, consultar seu histórico de consumo, checar as contas pagas, solicitar serviços e entender a estrutura tarifária de sua conta consultando o computador ou o celular, de onde estiver.

Com o seu e-mail e contatos de celular cadastrados também será possível agilizar o contato e permitir envio de alertas de manutenções e outros serviços, além de abrir um canal de comunicação direta com a Saneaqua.

Se você é proprietário ou inquilino de um ou mais imóveis, é possível também associar todos os seus endereços a um único cadastro. Fica mais fácil e rápido acessar os serviços de autoatendimento.

Aguarde por novidades, outros serviços serão disponibilizados para deixar você ainda mais no controle da sua conta, ampliando as possibilidades de autoatendimento e de uma melhor prestação de serviço.

O atendimento ao consumidor é a base para uma boa prestação de serviço. Por meio de uma comunicação eficiente, é possível entender as necessidades dos clientes, solucionar eventuais problemas e obter valiosas opiniões em busca de melhorias. Pensando nisso, desde que assumiu os serviços de água e esgoto de Mairinque, a Saneaqua aprimora a comunicação e o atendimento aos moradores por meio de uma série de ferramentas.

A população tem à disposição o número gratuito 0800-771-0001, do telefone fixo, e o 11-4246-0015, do celular ou de outra cidade, para esclarecer dúvidas e solicitar serviços, 24 horas ao dia, incluindo feriados e fins de semana. É importante ter em mãos os dados que constam na fatura mensal para um atendimento mais ágil.

Outra forma de entrar em contato com a concessionária é por meio do site www.saneaqua.com.br. Após realizar o cadastro, o morador pode acessar o histórico de consumo, de contas e faturas, entre outras informações.

Quando existir a necessidade de apresentação de documentos, por sua vez, a melhor forma de solucionar pendências é por meio do atendimento presencial. A sede da Saneaqua funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, na Rua Prof. José Pinto do Amaral, n° 401, Jardim Cruzeiro.

Vale ressaltar que é importante manter as contas em dia para que não ocorra a interrupção dos serviços. Os clientes que ficam inadimplentes recebem um comunicado, com 30 dias de antecedência, sobre a previsão do corte do abastecimento caso não regularizem seu débito. O pagamento das faturas pode ser feito em qualquer casa lotérica, nas agências do Bradesco, na Farma Oriente (centro da cidade), na CERIM (bairro Dona Catarina), Internet Banking da Caixa e Bradesco.

Apoio da população é fundamental para garantir a destinação correta do produto, apoiando no bom funcionamento do sistema de saneamento básico

O consumo de óleo vegetal nas cozinhas brasileiras é cada dia maior, mas o que muitos não sabem é que o descarte dele na rede de esgoto causa a deterioração e o entupimento dos encanamentos, além de ser o fator responsável pela maior parte da poluição de águas doces e salgadas nas regiões mais adensadas do Brasil. Em Mairinque, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município atende a media de 30 chamados por mês para desobstrução da rede e dos ramais coletores, sendo 80% referentes aos entupimentos causados pela gordura. Tudo isso, por que o descarte na rede interna dos imóveis e na rede pública compromete as tubulações e, na maioria das ocorrências, provoca entupimentos e até vazamentos de esgoto nas residências, já que, ao resfriar, o óleo torna-se sólido, interrompendo o fluxo dos efluentes nas redes.

Por isso, o óleo deve ser separado e pode ser destinado para instituições ou pessoas que o utilizem como matéria prima para fazer sabão e detergente. Há empresas coletoras que fabricam até resina para tinta e biodiesel. Outra medida importante que ajuda a reduzir o despejo de materiais inadequados na rede de esgoto é a instalação de caixas de gordura. Responsabilidade dos moradores e proprietários, este equipamento deve ser conectado com os canos de descarte da cozinha, como pia e lava-louças. A sua função é filtrar a gordura e evitar que ela se acumule na rede, evitando a sua obstrução.

Também conhecida como “gato” ou “cabrito”, a fraude traz prejuízos para todo sistema de abastecimento do município e pode comprometer a qualidade da água distribuída em Mairinque.

 

Nem todo mundo sabe, mas fazer ligações irregulares na rede de abastecimento de água para evitar ou distorcer a cobrança é crime previsto no Código Penal Brasileiro. As consequências podem vir em forma de multa ou, dependendo da fraude, resultar na prisão do infrator, com penas que variam de 2 a 8 anos de reclusão.

Além de criar uma situação injusta, em que os consumidores regularizados acabam pagando a conta daqueles que fraudam, os “gatos” causam prejuízos para toda a rede de distribuição e podem contaminar a água que abastece a cidade. Especialistas apontam também que a medição da água é fator de grande importância, pois ela acaba contribuindo para um consumo mais consciente, evitando desperdícios. “Sem medição, o consumidor não toma conhecimento do quanto está consumindo e, portanto, não dá a devida atenção ao desperdício”, destaca a diretora operacional da Saneaqua, Luana Ronconi.

Mesmo que tenham sido realizadas por terceiros, é o proprietário do imóvel que acaba sendo responsabilizado pela fraude. As irregularidades mais comuns são feitas no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula); ligações clandestinas direto na rede de abastecimento; desvios de água antes do hidrômetro; violação de ligações cortadas, intervenções no cavalete, entre outras. O lançamento indevido na rede de esgoto também é considerado fraude.

A Saneaqua alerta que somente funcionários identificados com crachá e uniforme estão autorizados a realizar manutenção, vistoria e outros serviços na rede de água e esgoto. Além disso, não é permitido ao profissional receber qualquer tipo de pagamento ou gratificação pelos serviços.

A concessionária mantém um serviço de atendimento para receber denúncias de fraude, por meio do telefone 0800 771 0001. A Saneaqua assegura sigilo ao denunciante. “Ao denunciar uma ligação irregular, os moradores estão contribuindo para a melhoria dos serviços de saneamento básico de Mairinque”, completa Luana Ronconi.

Pensando no cuidado com o meio ambiente e buscando proporcionar mais segurança na operação, a Saneaqua, concessionária dos serviços de água e esgoto de Mairinque, passou a utilizar um sistema de geração de cloro líquido a partir do sal na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cruzeiro. O produto substitui o cloro gás que era usado anteriormente e que apresentava possível risco aos operadores, população próxima e meio ambiente em caso de acidente.

Testado desde outubro de 2014, o sistema Hidrogeron está em pleno funcionamento desde maio deste ano, eliminando riscos no transporte, armazenamento, manipulação e aplicação de cloro na água.

Para a modernização do sistema de desinfecção da água foi necessária a aquisição de um gerador de cloro, com capacidade para produzir 100 kg de cloro ativo por dia e um reservatório para armazenamento de 6 mil litros de hipoclorito de sódio. A tecnologia consiste na quebra das moléculas de sal (cloreto de sódio) através da passagem de corrente elétrica em uma solução de sal e água, gerando o hipoclorito de sódio, que é utilizado na desinfecção da água distribuída no município. O processo é simples e seguro.

 

Nova Tecnologia para tratamento de água 

A qualidade da água continua a mesma, obedecendo a todos os parâmetros de potabilidade. A concentração de cloro é monitorada desde a saída do tratamento até nos pontos de distribuição mais distantes. Rosemeire Pagni, diretora da Saneaqua, destaca que a segurança e automatização do processo proporcionada pelo gerador foi fator decisivo para substituição do sistema antigo . “A água tratada na ETA continuará sendo analisada 24 horas por dia, de forma segura, prática e moderna”, reforça.

 

O bairro Vila Barreto teve o abastecimento de água ampliado após a restauração de seu reservatório metálico localizado na travessa da Rua Honório Pereira Domingues, finalizada pela Saneaqua em julho.

O reservatório, que estava desativado há mais de cinco anos, agora possui capacidade de 87 mil litros de água. Com isso, será possível atender às necessidades de abastecimento do bairro, mesmo em casos de parada do bombeamento.

Já para o Jardim Vitória, a concessionária adquiriu dois novos reservatórios metálicos com capacidade de 100 mil litros cada. Eles serão instalados ainda este mês nos centros de reservação da Rua Raul Seixas, que atende a parte baixa do bairro, e da Rua Mário dos Santos Bernardo, que atende a parte alta.

Hoje a reservação existente no local não é suficiente para manter o abastecimento estável. Com os novos reservatórios, a capacidade será maior do que a exigida pela NBR (Norma Brasileira Regulamentadora), com volume de água suficiente para abastecer o bairro por até dez horas em dias de manutenção ou em casos de paralisação do bombeamento.

O atendimento ao consumidor é a base para uma boa prestação de serviço. Por meio de uma comunicação eficiente, é possível entender as necessidades dos clientes, solucionar eventuais problemas e obter valiosas opiniões em busca de melhorias. Pensando nisso, desde que assumiu os serviços de água e esgoto de Mairinque, a Saneaqua aprimora a comunicação e o atendimento aos moradores por meio de uma série de ferramentas.
A população tem à disposição o número gratuito 0800-771-0001, do telefone fixo, e o 11-4246-0015, do celular ou de outra cidade, para esclarecer dúvidas e solicitar serviços, 24 horas ao dia, incluindo feriados e fins de semana. É importante ter em mãos os dados que constam na fatura mensal para um atendimento mais ágil.
Outra forma de entrar em contato com a concessionária é por meio do site www.saneaqua.com.br. Após realizar o cadastro, o morador pode acessar o histórico de consumo, de contas e faturas, entre outras informações.
Quando existir a necessidade de apresentação de documentos, por sua vez, a melhor forma de solucionar pendências é por meio do atendimento presencial. A sede da Saneaqua funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, na Rua Prof. José Pinto do Amaral, n° 401, Jardim Cruzeiro.
Vale ressaltar que é importante manter as contas em dia para que não ocorra a interrupção dos serviços. Os clientes que ficam inadimplentes recebem um comunicado, com 30 dias de antecedência, sobre a previsão do corte do abastecimento caso não regularizem seu débito. O pagamento das faturas pode ser feito em qualquer casa lotérica , nas agências do HSBC, na Farma Oriente (centro da cidade), na CERIM (bairro Dona Catarina) e na rede CPFL Total.