Entenda como funciona seu hidrômetro, equipamento essencial no combate ao desperdício de água

Considerado peça chave na economia de água, o hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento. 

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, alerta que o equipamento é indispensável para que os clientes controlem o volume de água utilizado em suas residências e mantenham hábitos de consumo consciente, fundamentais para planejar o orçamento familiar e para a preservação do meio ambiente. 

O hidrômetro é um grande aliado na luta contra o desperdício. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e a fatura é calculada com base no volume consumido ao longo do mês. O valor da conta é o resultado da diferença entre a leitura atual e a que foi registrada na fatura do mês anterior. 

“Além de ser muito importante para que os clientes conheçam o seu consumo e melhorem a economia doméstica, o hidrômetro também tem uma relevância ambiental por permitir que as pessoas controlem o consumo de água, explica Luciana Barros, responsável pela área comercial na Saneaqua”. 

A empresa realiza ao longo do ano um programa de atualização e modernização dos hidrômetros, propondo substituições de acordo com os critérios técnicos de avaliação e tempo de uso dos equipamentos existentes. 

A troca do hidrômetro não ocasiona nenhum aumento na fatura, porém pode evidenciar vazamentos nas instalações hidráulicas internas que não eram percebidos anteriormente. 

É importante frisar que os hidrômetros instalados pela Saneaqua seguem normas técnicas de fabricação e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). 

“Na maior parte dos casos, um eventual aumento aparente no consumo pode ser percebido em função de vazamentos nas instalações hidráulicas internas ou pelo fato do desgaste do equipamento antigo, que não realiza uma leitura precisa e pode mascarar um gasto real alto. O ideal é que o cliente monitore seu consumo regularmente”, informa Luciana. 

A instalação do novo aparelho é gratuita, exceto nos casos em que a troca seja solicitada pelo cliente sem justificativas confirmadas pela concessionária, como um defeito comprovado, por exemplo, ou fora do cronograma de substituições previsto pela empresa. 

Um ponto importante é a conservação do equipamento. A concessionária garante a qualidade dos medidores instalados na cidade. Já o cuidado com o aparelho contra danos e roubos é responsabilidade do cliente, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Além disso, furtos ou adulteração no hidrômetro podem levar a multas e até outras penalidades. 

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. 

Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por e-mail: sac mairinque@saneaqua.com.br.