Unidade: Saneaqua

Saneaqua inicia obra para ampliação da distribuição de água no Distrito de Moreiras, em Mairinque

Com investimento previsto de R$ 660 mil, a perfuração de um novo poço irá ampliar o abastecimento para 1.600 moradores

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, inicia nesta semana a obra de perfuração de um novo poço de captação de água no Distrito de Moreiras. Com investimento de R$ 660 mil, a intervenção vai beneficiar cerca de 700 famílias que terão o abastecimento de água ampliado.

Atualmente, a região é abastecida por dois poços que juntos têm uma vazão média de 10m³ por hora. Com o novo poço, com estimativa de vazão de 10m³ por hora, a oferta de água vai dobrar. O início da obra acontece após estudos que indicaram o ponto exato de captação, para aumentar a distribuição e atender a demanda do bairro.

Nos últimos anos, devido à estiagem, o Distrito de Moreiras tem enfrentado episódios de falta de água por conta do baixo volume de chuvas, que impacta no nível do lençol freático.

Em decorrência da pandemia, a região conhecida por abrigar diversas chácaras também começou a receber um volume maior de pessoas nos imóveis, o que ocasionou um aumento do consumo ultrapassando a capacidade dos dois poços que abastecem o local.

“A expectativa da Saneaqua é melhorar a oferta de água na região e trazer regularidade para o sistema de abastecimento do Distrito de Moreiras nos próximos anos”, explica Rodrigo Dias, diretor de Operações na Saneaqua.

Após a conclusão dessa obra, a concessionária irá implantar na região uma adutora com aproximadamente 110 milímetros de diâmetro e 2.600 metros de comprimento, que terá como função interligar o novo poço ao sistema de distribuição de água existente.

A empresa alerta que mesmo com a ampliação da capacidade de produção de água, as boas práticas de uso consciente devem continuar, principalmente devido ao primeiro trimestre do ano ter sido apontado como o mais seco dos últimos quatro anos em Mairinque.

A previsão é que a obra seja concluída no mês de julho deste ano.