Saneaqua investe R$ 43 milhões para levar tratamento de esgoto à população de Mairinque

A Saneaqua, concessionária de água e esgoto de Mairinque, investirá R$ 43 milhões no decorrer dos próximos anos para levar esgoto tratado à população da cidade. A iniciativa prevê a implantação de redes coletoras e coletores tronco que encaminharão o efluente coletado nas residências para a futura estação de tratamento de esgoto, que será construída no Jardim Vitória. O início das obras depende da liberação, pelo município, de alguns terrenos onde serão instaladas algumas Elevatórias de Esgoto. O projeto já foi submetido a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que realiza a análise para conceder as licenças ambientais necessárias.

Enquanto isso, a concessionária iniciou os serviços pela implantação das redes coletoras e de coletores-tronco, que vão transportar o efluente coletado nas residências até a futura estação de tratamento. Nessa primeira fase, que começou em meados de outubro, as obras concentraram-se no Jardim Vitória.

As intervenções foram realizadas nas avenidas Milton Cardoso Leite, José Maria Whitaker, João Carneiro de Campos e Orion Viário. Nos próximos dias, as equipes iniciarão a instalação das tubulações nos bairros Nova Mairinque e Residencial Parque.

A cidade de Mairinque já tem 87% de coleta de esgoto nas casas e está realizando obras para leva-lo até a futura estação de tratamento, faltando somente construir 13,4 quilômetros de redes coletoras e coletores-tronco no município. A expectativa é que todo o sistema esteja totalmente instalado em um período de 12 meses. No total, 33.640 pessoas serão beneficiadas por essas obras, que vão trazer mais qualidade de vida para a população de Mairinque.