Captação de água

02 agua - Cap Agua - 627x300

 

O Município de Mairinque localiza-se na Sub-bacia Médio Sorocaba, uma das seis sub-bacias funcionários da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Sorocaba/Médio Tietê (UGRHI-10). O Rio Sorocaba, afluente mais importante da margem esquerda do Médio Tietê, é formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, cujas cabeceiras se encontram nos municípios de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande e São Roque.

A Represa de Itupararanga, formada pela barragem do Rio Sorocaba no Município de Votorantim, é responsável pelo abastecimento público de Sorocaba, Votorantim, Piedade, Ibiúna, Vargem Grande Paulista, Cotia, São Roque, Mairinque e Alumínio, além de gerar energia elétrica, regularizar as vazões na bacia do Rio Sorocaba e constituir-se em área de lazer para as cidades próximas. A bacia da Represa de Itupararanga está ambientalmente protegida pela Lei Estadual 10.100 de 1º de dezembro de 1998, que institui a APA de Itupararanga.

Mairinque conta com dois mananciais superficiais para a captação de água: Manancial Carvalhal e Manancial Fiscal, ambos localizados na Bacia do Rio Sorocaba e classificados como mananciais superficiais de Classe 2, ou seja, destinados ao abastecimento para consumo humano após tratamento convencional.

Estes mananciais contêm, naturalmente, uma alta concentração de ferro e manganês. Mesmo não oferecendo riscos à saúde da população, a presença destes elementos gera o incômodo de acumular-se nas paredes das tubulações, formando uma película que, em algumas situações, provoca alterações na coloração da água distribuída.

Alguma dúvida?

Guia para tirar dúvidas

Veja a lista de todas as duvidas

Fique Ligado





Veja mais notícias