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A Saneaqua Mairinque conquistou o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2017.

Categoria Nível I       Troféu Bronze.

Considerado o mais importante prêmio de saneamento das Américas, o PNQS foi anunciado em 31/10 pelo Comitê Nacional da Qualidade ABES – CNQA.

A conquista do prêmio demonstra a seriedade e qualidade do trabalho realizado. A Sanequa é a única empresa privada de porte municipal a conquistar o PNQS este ano. Deste modo, a premiação reafirma o compromisso da empresa na prestação de serviços, um reflexo da atuação da BRK Ambiental e SABESP, que têm justamente esta prestação como foco principal..

 

O Prêmio

O Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) é realizado desde 1997, pelo Comitê Nacional de Qualidade em Saneamento, com apoio da Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Podem concorrer ao prêmio empresas de saneamento de todo o Brasil, mediante o exame de critérios (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados) que permitem avaliar o grau de maturidade da adoção dos seguintes fundamentos da excelência: pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercados, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor. Mais informações sobre o Prêmio podem ser conferidas no site www.pnqs.com.br.

 

Vencedoras do PNQS    Nível I – Troféu QUIRON BRONZE

As empresas vencedoras nesta categoria em 2017 foram: CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento – RS); DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe); SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) e SANEAQUA MAIRINQUE.

Foi concluída com sucesso a reforma da Estação de Tratamento de Água de Mairinque!

A renovação foi completa! Os tanques de tratamento foram impermeabilizados com a utilização do produto ‘’Zebron’’, uma inovação tecnológica; os filtros tiveram todo o material filtrante substituído por novo; as lamelas dos decantadores são novinhas em folha! Tudo para garantir a qualidade e segurança da água distribuída em Mairinque.

Além das melhorias tecnológicas, estamos cuidando com carinho do aspecto visual, finalizando a pintura e os painéis de educação ambiental.

Estamos na reta final dos preparativos, para melhor receber a todos.
Aguardamos sua visita, a partir de junho, para conhecer o processo de tratamento da água que chega em sua residência!

Não se esqueçam de agendar previamente através do e-mail: comunicacao@saneaqua.com.br.

A Saneaqua disponibiliza vários canais de atendimento com o objetivo de melhorar ainda mais os serviços oferecidos aos clientes. Há equipes de plantão e que estão sempre prontas para atender as necessidades relacionadas aos serviços de água e esgoto de Mairinque

Criar ou atualizar o cadastro é essencial para realizar todos os serviços pela internet, sem precisar sair de casa.

Site ou Aplicativo Saneaqua

Através do site ou do aplicativo Saneaqua, é possível realizar uma série de serviços, como emitir segunda via da fatura, mudar a data de vencimento da conta, usar o chat para tirar dúvidas, consultar débitos, emitir certidão negativa de débitos entre outros serviços, sem precisar se deslocar até a loja de atendimento.

No aplicativo, além dos serviços acima descritos, o cliente também pode notificar algum problema encontrado na opção Notificar, na barra inferior da tela do aplicativo.

 

Telefones:

0800-7710001

Informações sobre contas, tirar dúvidas, solicitar serviços, obter e transmitir informações, fazer elogios ou críticas. Há também alguns serviços que não precisam de documentos.

Para ter mais agilidade no atendimento, ao acionar a central telefônica os usuários devem ter em mãos os dados de sua ligação de água e esgoto. Estas informações constam na fatura mensal do serviço.

Loja de Atendimento:

Rua Professor José Pinto do Amaral, 401 – Jardim Cruzeiro

De segunda a sexta-feira das 11hs às 16hs.

 

Lembramos também que estamos passando por reformas em nossa Estação de Tratamento de Água, acompanhe como estão as obras através de nosso site: www.saneaqua.com.br.

E a partir de junho nossa ETA estará aberta à visitação, agende sua visita ou esclareça suas dúvidas através de nosso e-mail: comunicação@saneaqua.com.br. Aguardamos vocês!

 

A reforma do primeiro módulo da Estação de Tratamento de Água de Mairinque, conhecida como ETA Cruzeiro, foi concluída com sucesso!

Todos os tanques (floculadores, decantadores, filtros e canais) foram devidamente impermeabilizados com a utilização de poliuretano elastomérico bi-componente, fabricado pela Zebron Corporation, que desenvolveu esse produto na Holanda e vem expandindo sua utilização no mundo todo.

Este impermeabilizante não utiliza a adição de solventes, não afeta a saúde humana  e não é prejudicial ao meio ambiente. Tem alta resistência à imersão em água potável, bruta, salgada e esgoto. Ao secar, o produto cria uma textura de porcelanato, porém inquebrável, com altíssima durabilidade. Ainda, o impermeabilizante Zebron atende os padrões da ABNT NBR 8219 (Portarias 518/2004 e 2914/2011) e Resolução N° 123 de 2001 (ANVISA).

O primeiro módulo da ETA foi liberado para operação no sábado, dia 15/04/2017, e já está em carga. Hoje, será iniciada a melhoria no segundo módulo, nos mesmos moldes do primeiro. As equipes trabalharão ininterruptamente, inclusive aos finais de semana e feriado, visando minimizar o período de obras.

Não houve, até o momento, oscilações no abastecimento devido a reforma. Lembrando que os bairros que são atendidos com água da ETA são: Jardim Vitória, Arco-Íris, Santa Amélia, Terras de São José, Jardim dos Ipês, Jardim Três Lagoinhas, Waldez, Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Flora, Chácara Flora, Centro, Sorocabana e São Camilo.

 

Você sabia?

Na aplicação do impermeabilizante Zebron não é necessário a injeção de espuma de poliuretano ou tratamento nas fissuras dos tanques.

O produto tem uma durabilidade de no mínimo 15 anos sem nenhuma manutenção após a aplicação.

Uma das utilizações mais antigas desse produto foi na impermeabilização de uma Estação de Tratamento de Esgoto, na cidade de Honolulu no Havaí. O produto foi aplicado há 40 anos e a impermeabilização dura até hoje, sem nenhuma manutenção até o momento.

Na cidade de Mairinque, a Saneaqua é a primeira a utilizar esta tecnologia inovadora, nas melhorias que está realizando na Estação de Tratamento de Água.

 

Não esqueçam!!

A partir de julho, nossa estação (ETA) estará aberta, agende sua visita através de nosso email: comunicacao@saneaqua.com.br

Aguardamos vocês!

Melhorias na ETA 

Há uma semana, iniciamos as obras de modernização na Estação de Tratamento de Água de Mairinque, conhecida como ETA Cruzeiro.

 

As obras seguem a todo vapor e mesmo com o tempo chuvoso da última semana estamos conseguindo seguir o cronograma.

 

O primeiro módulo a ser reformado foi completamente esvaziado, com a retirada do leito filtrante e das lamelas dos decantadores. Em seguida, toda a superfície interna dos filtros, decantadores e floculadores foi preparada para receber a impermeabilização. Isso significa retirar o material impermeabilizante antigo, jatear as paredes com material abrasivo e corrigir imperfeições. Essa etapa está finalizada!

 

Além disso, os quatro filtros do primeiro módulo já foram impermeabilizados e nos próximos dias será colocado o novo leito filtrante, isto é, a camada composta de brita, areia e antracito responsável pela filtração da água.

 

Ainda esta semana, será realizada a impermeabilização dos decantadores e então a próxima etapa será a montagem das lamelas ou módulos de decantação. Falaremos mais sobre isso em breve!

 

Não houve, até o momento, oscilações no abastecimento devido a reforma. Lembrando que os bairros que são atendidos com água da ETA são: Jardim Vitória, Arco-Íris, Santa Amélia, Terras de São José, Jardim dos Ipês, Jardim Três Lagoinhas, Waldez, Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Flora, Chácara Flora, Centro, Sorocabana e São Camilo.

 

Você sabia?

A ETA Cruzeiro possui 4 filtros em cada um dos seus dois módulos, totalizando 8 filtros.

Os filtros são responsáveis pela retenção das minúsculas partículas que não foram retidas nos processos anteriores.

Cada filtro possui camadas com a seguinte composição:

30 cm de brita

27 cm de areia

45 cm de antracito

Cada filtro é lavado, em média, a cada 24 horas.

 

Não esqueçam!!

A partir de julho, nossa estação (ETA) estará aberta, agende sua visita através de nosso email: comunicacao@saneaqua.com.br

Aguardamos vocês!

ETA de cara nova
Saneaqua realiza modernização na estação de tratamento de água

Hoje se iniciam as obras para melhoria e modernização da estação de tratamento de água (ETA) do Mairinque, localizado no bairro Jardim Cruzeiro.

As obras contemplam a renovação do leito dos filtros, a substituição dos módulos lamelares dos decantadores e a impermeabilização das estruturas. Também, serão instalados novos instrumentos de automação, que permitem monitorar a qualidade da água durante todo o processo de tratamento em tempo real.

Será um grande trabalho que busca aperfeiçoar cada vez mais a qualidade da água distribuída em Mairinque, trazendo avanços tecnológicos para que a estação de tratamento de água seja referência em toda a região.

Os bairros atendidos pela ETA, que serão contemplados com as melhorias, são: Jardim Vitória, Arco-Íris, Santa Amélia, Terras de São José, Jardim dos Ipês, Jardim Três Lagoinhas, Waldez, Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Flora, Chácara Flora, Centro, Sorocabana e São Camilo.

A reforma será realizada um módulo de cada vez, para minimizar oscilações no abastecimento.

Acompanhe o andamento dessa ação e tudo o que estará sendo realizado por aqui!

Ah! E a partir de julho, a estação estará aberta para visitação da comunidade! Agende sua visita através do nosso e-mail comunicacao@saneaqua.com.br !

O mês de fevereiro chegou com novidades na Saneaqua!

A partir de 03/02 os clientes passam a contar com internet gratuita (wi-fi) em nossa Loja de Atendimento ao Cliente, podendo acessar redes sociais bastando somente realizar um breve cadastro e pronto!

Aproveite também para baixar nosso aplicativo - Saneaqua em seu smartphone.

 

A Saneaqua Mairinque vem a público esclarecer que devido às obras de duplicação do trecho urbano da Rodovia Raposo Tavares, tem ocorrido interrupções no abastecimento das redes do bairro do Marmeleiro e imediações.

Estamos cientes dos transtornos causados a população afetada e nos empenhando para que os reparos sejam efetuados no menor tempo possível.

Pedimos a compreensão de todos.

A SaneAqua informa que devido as obras de ampliação do sistema de abastecimento no Bairro Marmeleiro em Mairinque, no dia 11/01/2017 das 8h30 às 11h30 poderá haver oscilação no fornecimento de água.

Para garantir a segurança dos dados dos clientes e melhorar o atendimento disponível pela internet, a partir de 1º de agosto de 2016 os serviços de autoatendimento oferecidos pela Saneaqua só poderão ser acessados pelo e-mail e senha cadastrados no site. A opção de usar o CDC (código do cliente) e o CPF não estará mais disponível.

Não tem seu cadastro ainda no site da Saneaqua? Clique aqui e faça parte desta rede.

Assim você facilita sua vida e economiza tempo. Na área de serviços on line você pode tirar segunda via da conta, consultar seu histórico de consumo, checar as contas pagas, solicitar serviços e entender a estrutura tarifária de sua conta consultando o computador ou o celular, de onde estiver.

Com o seu e-mail e contatos de celular cadastrados também será possível agilizar o contato e permitir envio de alertas de manutenções e outros serviços, além de abrir um canal de comunicação direta com a Saneaqua.

Se você é proprietário ou inquilino de um ou mais imóveis, é possível também associar todos os seus endereços a um único cadastro. Fica mais fácil e rápido acessar os serviços de autoatendimento.

Aguarde por novidades, outros serviços serão disponibilizados para deixar você ainda mais no controle da sua conta, ampliando as possibilidades de autoatendimento e de uma melhor prestação de serviço.

A falta de energia elétrica, causada pelas fortes chuvas desde a tarde de ontem (06/07), prejudicou o funcionamento das Estações de Tratamento de água em Mairinque. Consequentemente, o abastecimento de água em algumas regiões da cidade pode sofrer oscilações ao longo do dia, até que o sistema seja totalmente reestabelecido. Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelo telefone 0800 771 0001.

O atendimento ao consumidor é a base para uma boa prestação de serviço. Por meio de uma comunicação eficiente, é possível entender as necessidades dos clientes, solucionar eventuais problemas e obter valiosas opiniões em busca de melhorias. Pensando nisso, desde que assumiu os serviços de água e esgoto de Mairinque, a Saneaqua aprimora a comunicação e o atendimento aos moradores por meio de uma série de ferramentas.

A população tem à disposição o número gratuito 0800-771-0001, do telefone fixo, e o 11-4246-0015, do celular ou de outra cidade, para esclarecer dúvidas e solicitar serviços, 24 horas ao dia, incluindo feriados e fins de semana. É importante ter em mãos os dados que constam na fatura mensal para um atendimento mais ágil.

Outra forma de entrar em contato com a concessionária é por meio do site www.saneaqua.com.br. Após realizar o cadastro, o morador pode acessar o histórico de consumo, de contas e faturas, entre outras informações.

Quando existir a necessidade de apresentação de documentos, por sua vez, a melhor forma de solucionar pendências é por meio do atendimento presencial. A sede da Saneaqua funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, na Rua Prof. José Pinto do Amaral, n° 401, Jardim Cruzeiro.

Vale ressaltar que é importante manter as contas em dia para que não ocorra a interrupção dos serviços. Os clientes que ficam inadimplentes recebem um comunicado, com 30 dias de antecedência, sobre a previsão do corte do abastecimento caso não regularizem seu débito. O pagamento das faturas pode ser feito em qualquer casa lotérica, nas agências do Bradesco, na Farma Oriente (centro da cidade), na CERIM (bairro Dona Catarina), Internet Banking da Caixa e Bradesco.

Apoio da população é fundamental para garantir a destinação correta do produto, apoiando no bom funcionamento do sistema de saneamento básico

O consumo de óleo vegetal nas cozinhas brasileiras é cada dia maior, mas o que muitos não sabem é que o descarte dele na rede de esgoto causa a deterioração e o entupimento dos encanamentos, além de ser o fator responsável pela maior parte da poluição de águas doces e salgadas nas regiões mais adensadas do Brasil. Em Mairinque, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto do município atende a media de 30 chamados por mês para desobstrução da rede e dos ramais coletores, sendo 80% referentes aos entupimentos causados pela gordura. Tudo isso, por que o descarte na rede interna dos imóveis e na rede pública compromete as tubulações e, na maioria das ocorrências, provoca entupimentos e até vazamentos de esgoto nas residências, já que, ao resfriar, o óleo torna-se sólido, interrompendo o fluxo dos efluentes nas redes.

Por isso, o óleo deve ser separado e pode ser destinado para instituições ou pessoas que o utilizem como matéria prima para fazer sabão e detergente. Há empresas coletoras que fabricam até resina para tinta e biodiesel. Outra medida importante que ajuda a reduzir o despejo de materiais inadequados na rede de esgoto é a instalação de caixas de gordura. Responsabilidade dos moradores e proprietários, este equipamento deve ser conectado com os canos de descarte da cozinha, como pia e lava-louças. A sua função é filtrar a gordura e evitar que ela se acumule na rede, evitando a sua obstrução.

Também conhecida como “gato” ou “cabrito”, a fraude traz prejuízos para todo sistema de abastecimento do município e pode comprometer a qualidade da água distribuída em Mairinque.

 

Nem todo mundo sabe, mas fazer ligações irregulares na rede de abastecimento de água para evitar ou distorcer a cobrança é crime previsto no Código Penal Brasileiro. As consequências podem vir em forma de multa ou, dependendo da fraude, resultar na prisão do infrator, com penas que variam de 2 a 8 anos de reclusão.

Além de criar uma situação injusta, em que os consumidores regularizados acabam pagando a conta daqueles que fraudam, os “gatos” causam prejuízos para toda a rede de distribuição e podem contaminar a água que abastece a cidade. Especialistas apontam também que a medição da água é fator de grande importância, pois ela acaba contribuindo para um consumo mais consciente, evitando desperdícios. “Sem medição, o consumidor não toma conhecimento do quanto está consumindo e, portanto, não dá a devida atenção ao desperdício”, destaca a diretora operacional da Saneaqua, Luana Ronconi.

Mesmo que tenham sido realizadas por terceiros, é o proprietário do imóvel que acaba sendo responsabilizado pela fraude. As irregularidades mais comuns são feitas no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula); ligações clandestinas direto na rede de abastecimento; desvios de água antes do hidrômetro; violação de ligações cortadas, intervenções no cavalete, entre outras. O lançamento indevido na rede de esgoto também é considerado fraude.

A Saneaqua alerta que somente funcionários identificados com crachá e uniforme estão autorizados a realizar manutenção, vistoria e outros serviços na rede de água e esgoto. Além disso, não é permitido ao profissional receber qualquer tipo de pagamento ou gratificação pelos serviços.

A concessionária mantém um serviço de atendimento para receber denúncias de fraude, por meio do telefone 0800 771 0001. A Saneaqua assegura sigilo ao denunciante. “Ao denunciar uma ligação irregular, os moradores estão contribuindo para a melhoria dos serviços de saneamento básico de Mairinque”, completa Luana Ronconi.

Pensando no cuidado com o meio ambiente e buscando proporcionar mais segurança na operação, a Saneaqua, concessionária dos serviços de água e esgoto de Mairinque, passou a utilizar um sistema de geração de cloro líquido a partir do sal na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cruzeiro. O produto substitui o cloro gás que era usado anteriormente e que apresentava possível risco aos operadores, população próxima e meio ambiente em caso de acidente.

Testado desde outubro de 2014, o sistema Hidrogeron está em pleno funcionamento desde maio deste ano, eliminando riscos no transporte, armazenamento, manipulação e aplicação de cloro na água.

Para a modernização do sistema de desinfecção da água foi necessária a aquisição de um gerador de cloro, com capacidade para produzir 100 kg de cloro ativo por dia e um reservatório para armazenamento de 6 mil litros de hipoclorito de sódio. A tecnologia consiste na quebra das moléculas de sal (cloreto de sódio) através da passagem de corrente elétrica em uma solução de sal e água, gerando o hipoclorito de sódio, que é utilizado na desinfecção da água distribuída no município. O processo é simples e seguro.

 

Nova Tecnologia para tratamento de água 

A qualidade da água continua a mesma, obedecendo a todos os parâmetros de potabilidade. A concentração de cloro é monitorada desde a saída do tratamento até nos pontos de distribuição mais distantes. Rosemeire Pagni, diretora da Saneaqua, destaca que a segurança e automatização do processo proporcionada pelo gerador foi fator decisivo para substituição do sistema antigo . “A água tratada na ETA continuará sendo analisada 24 horas por dia, de forma segura, prática e moderna”, reforça.

 

O bairro Vila Barreto teve o abastecimento de água ampliado após a restauração de seu reservatório metálico localizado na travessa da Rua Honório Pereira Domingues, finalizada pela Saneaqua em julho.

O reservatório, que estava desativado há mais de cinco anos, agora possui capacidade de 87 mil litros de água. Com isso, será possível atender às necessidades de abastecimento do bairro, mesmo em casos de parada do bombeamento.

Já para o Jardim Vitória, a concessionária adquiriu dois novos reservatórios metálicos com capacidade de 100 mil litros cada. Eles serão instalados ainda este mês nos centros de reservação da Rua Raul Seixas, que atende a parte baixa do bairro, e da Rua Mário dos Santos Bernardo, que atende a parte alta.

Hoje a reservação existente no local não é suficiente para manter o abastecimento estável. Com os novos reservatórios, a capacidade será maior do que a exigida pela NBR (Norma Brasileira Regulamentadora), com volume de água suficiente para abastecer o bairro por até dez horas em dias de manutenção ou em casos de paralisação do bombeamento.

O atendimento ao consumidor é a base para uma boa prestação de serviço. Por meio de uma comunicação eficiente, é possível entender as necessidades dos clientes, solucionar eventuais problemas e obter valiosas opiniões em busca de melhorias. Pensando nisso, desde que assumiu os serviços de água e esgoto de Mairinque, a Saneaqua aprimora a comunicação e o atendimento aos moradores por meio de uma série de ferramentas.
A população tem à disposição o número gratuito 0800-771-0001, do telefone fixo, e o 11-4246-0015, do celular ou de outra cidade, para esclarecer dúvidas e solicitar serviços, 24 horas ao dia, incluindo feriados e fins de semana. É importante ter em mãos os dados que constam na fatura mensal para um atendimento mais ágil.
Outra forma de entrar em contato com a concessionária é por meio do site www.saneaqua.com.br. Após realizar o cadastro, o morador pode acessar o histórico de consumo, de contas e faturas, entre outras informações.
Quando existir a necessidade de apresentação de documentos, por sua vez, a melhor forma de solucionar pendências é por meio do atendimento presencial. A sede da Saneaqua funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, na Rua Prof. José Pinto do Amaral, n° 401, Jardim Cruzeiro.
Vale ressaltar que é importante manter as contas em dia para que não ocorra a interrupção dos serviços. Os clientes que ficam inadimplentes recebem um comunicado, com 30 dias de antecedência, sobre a previsão do corte do abastecimento caso não regularizem seu débito. O pagamento das faturas pode ser feito em qualquer casa lotérica , nas agências do HSBC, na Farma Oriente (centro da cidade), na CERIM (bairro Dona Catarina) e na rede CPFL Total.