Saneaqua encerra o ano de 2019 com avaliação positiva do projeto “Portas Abertas”

população de Mairinque

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em Mairinque, encerra o ano de 2019 com o sucesso do Programa “ETA Portas Abertas”. A ação que tem como foco apresentar aos moradores do município os processos do tratamento da água que abastece a região e estimular o consumo consciente foi avaliada por 81% dos participantes como ótimo e por 19% como bom.

Ao longo de todo o ano, foram mais de 20 visitas em grupos, o que totalizou cerca de 400 pessoas, que foram recebidas por técnicos da concessionária na Estação de Tratamento de Água (ETA) e puderam percorrer o caminho das águas. O trajeto é composto por painéis que apresentam os mananciais em que são captadas água bruta, nas Represas do Fiscal e Carvalhal, e por 17 poços ativos, pois se trata de uma região extensa e montanhosa.

A visita conta ainda com a apresentação dos processos de tratamento de água, etapa em que os visitantes aprendem como funciona o trabalho da Saneaqua e podem visualizar todas as fases do trabalho. Além disso, todos visitam o laboratório físico-químico, onde são realizados os testes de qualidade da água de hora em hora. Conhecem também o sistema de distribuição para as residências, composto por reservatórios, estações de bombeamento e redes controlados através da automação.

“O programa ‘ETA Portas Abertas’ é uma forma simples e educativa de levar conhecimento para a população de Mairinque sobre saneamento básico. Além disso, o projeto nos permite apresentar de forma transparente todas as etapas do tratamento de água realizado no município”, explica Luana Ronconi, Engenheira da Saneaqua.

Em 2020, a Saneaqua segue com o projeto “Portas Abertas” espera receber cerca de 500 visitantes. Os interessados devem realizar o agendamento com antecedência pelo e-mail comunicacao@saneaqua.com.br ou pelo telefone (11) 4246-0029.